Plano de Marketing: melhore o marketing do seu negócio de forma profissional

Autor Convidado

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Como empresário ou profissional de marketing, você quer ter certeza que o seu investimento no plano de marketing e BI está sendo gasto da melhor maneira possível? Sim, eu também.

Porém, o que geralmente acontece é que a maioria das empresas tentam diferentes táticas de marketing sem um plano claro. E com isso, acabam gastando mais do que o esperado ou não obtém resultados satisfatórios.

Neste artigo, você aprenderá a expandir seus negócios estrategicamente, e como maximizar o ROI gerado a partir de seu investimento em marketing com um plano bem definido. Boa leitura!

O que é um plano de marketing?

Um plano de marketing é um roteiro estratégico que as empresas usam para organizar, executar e rastrear sua estratégia de marketing, em determinado período de tempo.

Os planos de marketing podem incluir estratégias individuais para as várias equipes da empresa, entretanto todas trabalham para os mesmos objetivos do negócio.

Ou seja, o objetivo de um plano de marketing é escrever suas táticas e estratégias de forma organizada. Isso ajudará a mantê-lo no caminho certo e por consequência metrificar o sucesso de suas campanhas.

Escrever um plano de marketing o ajudará a pensar na missão, personas do comprador, orçamento, táticas e resultados finais de cada campanha.

Com todas essas informações em um só lugar, você terá mais facilidade em manter o controle de uma campanha, observando o que funciona e o que não funciona e medindo o sucesso de sua estratégia.

Os objetivos de um Plano de Marketing

Muitos proprietários de empresas criam um plano de marketing e depois o deixam de lado. No entanto, o seu plano de marketing é um roteiro que fornece a direção, para alcançar seus objetivos. Ele precisa ser consultado e avaliado para obter resultados com frequência. Por isso, recomenda-se ter um plano de marketing abrangente e detalhado!

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Os benefícios de um plano de marketing

Um plano de marketing traz alguns benefícios, como a clareza sobre quem é o seu mercado. Dessa forma, é mais fácil encontrar os clientes se você souber quem eles são.

Outro benefício é criar mensagens de marketing que vão gerar resultados. Afinal, as mensagens de marketing precisam falar diretamente com o seu mercado. E por fim, fornecer foco e direção. Já que as opções de marketing são vastas. E para isso, um plano auxilia determinar o melhor curso de ação para sua empresa.

 

Como criar o seu Plano de Marketing eficiente

O sucesso do seu negócio depende do seu plano de marketing. Esse plano estabelece sua estratégia de marketing e, dependendo das necessidades do seu negócio, ele mudará com o tempo. Para isso, algumas etapas devem ser realizadas, confira quais são:

Estabeleça metas e objetivos

Antes de criar um plano de marketing, você deve ter um propósito para ele. Esse propósito é baseado nas metas de longo prazo, que orientam todos os seus esforços.

Depois que essas metas de longo prazo forem estabelecidas, divida-as em objetivos específicos. Eles devem ser mensuráveis ​​ao longo de um período de tempo. Por exemplo, o seu objetivo pode ser estabelecer uma estratégia de marketing de mídia social. Para isso, a meta poderia ser conquistar 250 seguidores no Instagram durante o primeiro mês na plataforma.

Analise a situação

Uma análise SWOT (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças) pode fornecer informações valiosas das situações que você enfrenta em seu negócio. Os seus pontos fortes são o que torna seu negócio único, enquanto os pontos fracos são o que você pode melhorar.

A economia, os seus concorrentes, a tecnologia e outros fatores externos contribuem para suas oportunidades e ameaças. Então, ao analisar sua situação, você pode melhorar suas estratégias de marketing, enquanto supera desafios que podem ou não estar sob seu controle. Também vale a pena criar personas de clientes, para ajudar a descobrir quem são seus clientes ideais, isso ajudará na sua análise.

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Mapeie suas mensagens

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A sua mensagem faz parte da estratégia de marketing, como também da sua marca. Para criar um mapa de mensagens, comece escrevendo uma instrução X, ou que contenha informações básicas sobre o seu negócio.

Em seguida, centralize outras mensagens relacionadas a seus produtos, clientes e serviços em torno da instrução X. Essas mensagens podem então ser incorporadas à sua declaração de missão, comunicados à imprensa e outros materiais de marketing.

Viva sua missão

A sua empresa possui um conjunto de valores que a orienta. Sendo assim, a criação de uma declaração de missão delineia esses valores e garante que as pessoas que interagem com sua empresa os conheçam. 

Apenas certifique-se de que esta mensagem reflita sua marca com honestidade, para que assim possa demonstrar os valores na declaração de missão, por meio de suas interações com os clientes. Essa declaração e a forma como é executada podem conquistar ou quebrar a confiança dos seus clientes.

Crie suas táticas

Uma estratégia de marketing bem-sucedida é composta de muitas táticas diferentes, incluindo opções online e offline. Por exemplo, se o seu público-alvo é jovem, focar nas mídias sociais é mais benéfico, pois é principalmente onde esse grupo consome conteúdo.

Se sua indústria é baseada em criação de tapetes, por exemplo. Ao utilizar uma plataforma mais visual seria melhor para a exibição de seus produtos.

Para ser mais eficaz, você deve escolher os métodos adequados para sua empresa. Depois de selecionar suas táticas, liste-as em seu plano de marketing e determine como elas o ajudarão a alcançar seus objetivos.

Faça uma linha do tempo

O seu tempo é precioso, especialmente quando se trata de suas estratégias de marketing. Com base nas metas e objetivos que você definiu para o seu negócio, crie um cronograma que determinará o que será concluído e quando. 

Lembre-se de reservar um tempo extra para eventos inesperados que podem atrasar alguns de seus objetivos. O uso de um software de gerenciamento de projetos pode ajudá-lo a criar uma linha do tempo. Na Alt grupo, nós utilizamos o Asana, um programa que nos permite agendar projetos em um cronograma.

Defina um orçamento

A criação de um orçamento vai determinar o que você pode ou não pagar. A escolha das opções mais econômicas para sua empresa garante o sucesso de seu plano de marketing geral.

Isso não precisa limitar suas opções, visto que, a publicidade paga nas redes sociais e nos motores de busca permite escolher o valor que pode pagar, tornando-os acessíveis até aos orçamentos mais restritos.

Divida e conquiste

Depois de criar um cronograma para a criação e distribuição de seus materiais de marketing, atribua essas tarefas aos membros de sua equipe. Se sua empresa for pequena e não tiver a equipe necessária para executar seu plano, talvez você precise considerar a contratação de outra pessoa ou uma agência de marketing. 

Avalie

Medir a eficácia de suas estratégias de marketing informará seu plano atual e seus esforços futuros. Apenas certifique-se de acompanhar apenas os dados relevantes para o seu negócio, para que essas medições sejam eficazes.

Atualize

As suas metas e necessidades de marketing mudarão com o tempo. Idealmente, você deve revisar seu plano de marketing uma vez por ano e fazer os ajustes necessários. 

Estabelecer um plano de marketing mantém seus objetivos de negócios organizados e focados, economizando tempo e dinheiro valiosos. Mesmo que você já tenha um plano de marketing, ainda pode colher esses benefícios mantendo-o atualizado.

Este foi um guestpost escrito pela redação da Alt Grupo, uma agência de especializada em criação de sites e geração de leads.

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