Reduzir custos no Google Ads: confira 4 dicas!

Isabella Villar

Graduanda em Marketing na Fatec Sebrae, é fascinada pela versatilidade da área. Faz parte do time de Inbound Marketing da Hubify e atua como Revisora de Conteúdo.

6 minutos de leitura

Criar uma campanha de anúncios é uma ótima estratégia, afinal, a Mídia Paga oferece diversos benefícios para aumentar sua visibilidade online. Porém, tudo tem um preço e, às vezes, buscar alternativas para reduzir os custos no Google Ads se torna fundamental. 

Sabendo disso, eu preparei algumas dicas especiais para te ajudar a obter bons resultados, sem prejudicar o orçamento final. Continue a leitura e aproveite!

1. Faça lances menores

Reduzir os custos no Google Ads é a maneira mais básica de diminuir o CPC médio de sua campanha no Google Ads. Com isso, você oferece um CPC máximo menor ao Google, para cobrar por cada clique que sua campanha recebe.

Caso a campanha esteja em uma posição média melhor do que três e seja limitada pelo orçamento, você pode se dar ao luxo de diminuir seus lances, pois os lances menores implicariam em um CPC médio mais baixo. Embora a posição também caia um pouco, você ainda pode pagar mais cliques com o mesmo orçamento e exibir seus anúncios durante mais tempo, aumentando assim sua exposição no Google e o potencial de geração de leads.

Desde o aumento dos aprendizados de máquina e lance automatizado do Google, muitos profissionais de marketing estão gerenciando suas campanhas com essa abordagem, pois isso economiza muito tempo. O Google trata de tudo, desde o monitoramento de lances até o ajuste.

Se você quiser controlar quanto paga por clique, terá que mudar tudo para o CPC manual ou usar o ROAS desejado, como sua estratégia de lances automáticos. 

Outro ponto importante é que você pode reduzir os lances de palavras-chave, e ainda manter uma posição elevada nos resultados da página de pesquisa. Lembre-se de que o lance manual não resolverá o problema sozinho. Você precisará acompanhar atentamente o desempenho da campanha, dos grupos de anúncios e das palavras-chave, para fazer ajustes!

2. Mude sua abordagem em palavras-chave para obter um CPC mais baixo

Suponhamos que você esteja realizando uma nova campanha, mas enfrenta uma concorrência acirrada. Como a sua empresa é iniciante, você não pode arcar com um orçamento enorme do Google Ads

Assim, definitivamente, você pode se beneficiar com a realização de pesquisas adicionais de palavras-chave. Uma boa ferramenta para ajudá-lo nessa busca por palavras-chave alternativas de baixo custo é o planejador de palavras-chave.

Você pode usar algumas abordagens para encontrar novas variações de palavras-chave. Por exemplo, é possível usar sua palavra-chave principal para obter ideias adicionais. Depois, você pode filtrar os resultados por concorrência, para encontrar palavras-chave de baixa concorrência.

Além disso, você pode realizar outro filtro no Planejador de palavras-chave, porém, usando a coluna Lance sugerido e filtrar as opções de palavras-chave com CPC médio.

Ao realizar esse tipo de pesquisa de palavras-chave, você pode encontrar algumas opções muito boas para melhorar o desempenho de sua campanha e, ao mesmo tempo, reduzir o CPC ao mesmo tempo. A seguir, confira duas dicas práticas, nesse contexto:

1. Palavras-chave de cauda longa

Se você está anunciando para um setor altamente competitivo, é provável que o CPC para sua campanha seja muito caro.

Nesse caso, para evitar o uso de palavras-chave de alto custo, você pode pesquisar e tentar descobrir alternativas de palavras-chave de cauda longa. As palavras-chave de cauda longa tendem a ter índices de qualidade mais altos, e ter um Índice de qualidade melhor é a maneira mais eficaz de diminuir o CPC, mantendo um bom CPC médio por posição.

Vale ressaltar que o Google calcula a classificação do anúncio multiplicando o lance máximo de CPC pelo Índice de qualidade. Consequentemente, uma palavra-chave de cauda longa com Índice de qualidade mais alto seria mais econômica para sua campanha, e ajudaria a diminuir o CPC geral.

OBS: ao incluir palavras-chave de cauda longa, certifique-se de que elas tenham um volume de pesquisa suficiente, pois mesmo que tenham Índices de qualidade 10/10, elas não são viáveis, caso sejam rotuladas como pesquisa de baixo volume.

2. Diferentes tipos de correspondência

Dependendo da estrutura da sua campanha e do setor em que você está competindo, pode existir desde um CPC leve até o médio médio, para as mesmas palavras-chave em diferentes tipos de correspondência.

Você pode configurar sua campanha com diferentes grupos de anúncios, para testar as mesmas palavras-chave em diferentes tipos de correspondência. Ou pode até criar campanhas, para veicular nos diferentes tipos de correspondência de palavras-chave que deseja testar.

Se estiver preocupado com o custo de algumas dessas palavras-chave, faça upload delas para o Google Ads com a campanha pausada e, em seguida, visualize as estimativas de lance de primeira página e no topo da página recomendadas pelo Google, para ter uma ideia do CPC para essas palavras-chave específicas.

Agora, digamos que você observe que a correspondência exata é mais cara do que o BMM (modificador de correspondência ampla). Nesse caso, você pode decidir alterar suas palavras-chave de exata para BMM para ajudá-lo a reduzir seu CPC.

Se você for usar essa abordagem, certifique-se de incluir uma lista muito completa de palavras-chave negativas para filtrar o tráfego irrelevante. Lembre-se de que o BMM tende a atrair mais tráfego também, então isso é algo para se manter em mente.

Sempre considere que BMM é um tipo de correspondência menos restritivo. Portanto, se você olhar seus termos de pesquisa, perceberá que está recebendo cliques para consultas de pesquisa, que incluem frases semelhantes, mas nem sempre às palavras-chave de sua campanha. Isso explica por que o BMM tende a ser um pouco menos caro do que as palavras-chave de correspondência exata.

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3. Melhore o seu Índice de Qualidade

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O Índice de qualidade tem uma correlação direta com o sucesso do PPC. Ao otimizar seus Índices de qualidade, você pode melhorar o desempenho da sua campanha e, ao mesmo tempo, reduzir seu custo por clique!

Um índice de qualidade mais alto significa que o Google considera suas palavras-chave e anúncios como a melhor opção, para os clientes que procuram aquele serviço ou produto, e eles o “recompensam” com cliques mais baratos.

1. Torne seus anúncios mais relevantes

A relevância dos anúncios de sua campanha faz parte da fórmula usada pelo Google, para determinar o Índice de qualidade de suas palavras-chave. Para descobrir a relevância de seus anúncios, você pode ir até a guia de palavras-chave e, em seguida, passar o mouse sobre o balão de fala de cada palavra-chave para descobrir o nível de relevância do anúncio.

Uma boa maneira de melhorar a relevância do seu anúncio é incluir palavras-chave do grupo de anúncios no título e na descrição do anúncio, para garantir que sua página de destino seja da mais alta relevância para a palavra-chave.

Ao incluir as palavras-chave do seu grupo de anúncios nos anúncios, isso indicará uma relevância mais alta para o Google e, consequentemente, um Índice de qualidade mais alto.

Lembre-se de que a fórmula básica para calcular a classificação do anúncio é Lance máximo de CPC x Índice de qualidade, portanto, se você aumentar o Índice de qualidade, poderá tecnicamente reduzir os custos no Google Ads e permanecer na mesma posição média.

Se o seu Índice de qualidade for bom o suficiente, você poderá superar os concorrentes que estão fazendo lances mais agressivos, mas que carecem de um Índice de qualidade sólido.

2. Use diferentes páginas de destino

Por outro lado, se presumirmos que você cria anúncios altamente relevantes e conseguiu fazer com que eles sejam rotulados como “acima da média” pelo Google, provavelmente ainda poderá melhorar a relevância do seu anúncio.

A experiência da página de destino também é levada em consideração pelo Google, como um fator para calcular o Índice de qualidade de suas palavras-chave.

Digamos que você tenha um anúncio excelente, mas ele foi rotulado como acima da média. Nesse caso, provavelmente a experiência da página de destino também está abaixo da média.

Aqui, a melhor coisa a fazer é testar diferentes páginas de destino, e encontrar aquela que é mais relevante para as palavras-chave e seus anúncios. Tente encontrar uma página que inclua algumas das palavras-chave do seu grupo de anúncios, ou que inclua alguns dos recursos que você destacou no anúncio.

Ao alterar seus anúncios para levar a uma página de destino melhor, você poderá aumentar a relevância e, portanto, melhorar o Índice de qualidade para as palavras-chave no grupo de anúncios, reduzindo o CPC médio.

3. Crie grupos de anúncios fortemente relacionados

O Google tem tudo a ver com relevância, portanto, criar listas de palavras-chave e grupos de anúncios com temas bem definidos, geralmente, costuma ser uma das melhores práticas recomendadas para configurar uma campanha e alcançar um bom Índice de qualidade.

Com base na sua empresa e na configuração da sua página da web, você deve estruturar suas palavras-chave e grupos de anúncios por diferentes categorias de produtos e serviços, que você fornece e deseja promover online.

Além disso, lembre-se de levar o lead que clicou em seu anúncio à página da web, onde ele encontrará o produto específico que procura.

Depois de fazer isso, você certamente obterá um ótimo Índice de qualidade para suas palavras-chave!

4. Ajuste os lances além das palavras-chave: locais, dispositivos e programação de anúncios

Todo profissional de marketing de PPC inteligente sabe que os lances vão além das palavras-chave. Eles levam outros fatores em consideração, como a localização do usuário, o seu dispositivo e os horários com mais tráfego e leads.

Portanto, é importante considerar os seguintes pontos:

  • os dias que geram mais tráfego e leads;
  • a hora do dia que converte mais leads;
  • os dispositivos móveis mais utilizados;
  • o local gera tráfego de maior qualidade.

Para reduzir os custos no Google Ads, os anunciantes devem sempre considerar essas informações. Po exemplo, se você descobrir que determinado dia está gerando apenas cliques e nenhuma venda, poderá pausar ou interromper os anúncios. Por outro lado, você pode aumentar seu lance, para que os anúncios se tornem mais visíveis nos dias que geram cliques e vendas, aumentando a sua taxa de conversão.

Por fim, espero que este artigo tenha te ajudado a encontrar alternativas para reduzir os custos no Google Ads! Para se aprofundar no assunto, sugiro que leia o nosso artigo sobre como definir o lance de CPC ideal para a sua campanha!

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