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Privacidade na internet: soluções que preservam dados sem prejudicar sua estratégia

4 minutos de leitura

No século XXI, podemos dizer que os dados são o novo petróleo, afinal, esses são os bens mais preciosos para empresas de todos os portes.

É exatamente por esse motivo que a privacidade na internet é um dos principais assuntos do momento. O Brasil é o 2º país que mais sofre com ataques cibernéticos, e a cada 40 segundos, acontece um sequestro de dados em território nacional. 

Então, como manter a privacidade na internet ao passo que os ataques evoluem a cada minuto? Continue a leitura e descubra!

O que é privacidade na internet?

Também conhecida como privacidade digital, a privacidade na internet é, de modo geral, uma ação tomada com o intuito de manter o controle sobre a exposição e disponibilidade de dados de internautas.

Essa é uma ação de responsabilidade da empresa, dona de determinado domínio na internet. Desse modo, ela fica encarregada por controlar como e quais informações concebidas pelo cliente poderão ser compartilhadas para terceiros na rede, acessadas e gravadas.

Devido ao desenvolvimento tecnológico e a integração de dados pessoais, surgiram diversas discussões sobre o que pode ou não ser compartilhado sem consentimento.

Sendo assim, essa é uma questão que se tornou cada vez mais frequente, fazendo com que fossem geradas as leis sobre privacidade e proteção de dados.

De tal maneira, entende-se que leis de proteção de dados, como a LGPD, têm como foco evitar que os usuários sejam lesados das mais variadas formas.

Quais são as mudanças para estratégias digitais com a privacidade na internet?

Nós, profissionais de marketing, estávamos habituados a usar dados para criar narrativas capazes de conectar marcas e consumidores. 

Porém, atualmente, os usuários já sabem que têm total controle sobre seus dados e que a privacidade na internet é um direito.

Por esse motivo, a transformação da mentalidade no mundo corporativo para trazer privacidade é, agora, uma necessidade. 

De acordo com a Gartner, 65% da população mundial terá seus dados pessoais protegidos por legislações específicas em 2023, uma taxa que era de 10% dois anos atrás.

Quais soluções preservam a privacidade na internet sem prejudicar a estratégia?

Agora que já compreendemos o que é privacidade na internet e quais foram as mudanças trazidas para as estratégias digitais, chegou o momento de ver algumas soluções. Acompanhe!

Tags

À medida que os cookies terceiros e demais tipos de identificadores estão sendo deixados de lado, métricas precisas dependem de infraestruturas robustas de tags, sabia?

Elas necessitam ser desenvolvidas para lidar com dados proprietários e capazes de interagir com novas capacidades de atribuição lançadas pelos navegadores de internet.

Aqui, o Google recomenda a adoção de uma solução de tags que seja simples de usar e durável, de modo a evoluir junto às mudanças no mercado. 

#FicaADica: soluções como a Tag Global do Site ou o Gerenciador de Tags e suas integrações podem oferecer métricas precisas, trazer efeitos positivos de longo prazo e melhorar o modelo de conversão e anúncios digitais.

Precisão de métricas

Você não precisa dos cookies de terceiros para ter acesso a dados valiosos!

Por que? Ao investir em uma estratégia de dados primários, empresas de todos os portes satisfazem a demanda por privacidade dos consumidores ao mesmo tempo que mantêm sua capacidade de gerar insights sobre eles. 

Agora, você deve estar pensando “Como?”. Bom, ao criar uma via de mão dupla entre a marca e o público, na qual o valor circula em ambas as direções, com oferta de recomendações personalizadas, descontos. E, assim, dados são coletados ao longo dos diversos pontos de contato.

Além disso, com as ferramentas certas e dadas todas as permissões, dados primários também podem entregar insights acionáveis específicos para as interações entre uma marca e seus consumidores. Também podem abastecer outras soluções privacy-safe para melhorar a precisão de métricas.

Análise de campanhas

Ao passo que a indústria se distancia dos identificadores individuais rumo a soluções que têm a privacidade como valor principal, alguns anunciantes têm medo de que as métricas a que têm acesso passem a ser insuficientes para fazer otimizações a longo prazo. 

A perda de alguns dados é inevitável, porém, é importante observar que há modelos de machine learning capazes tanto de preservar bons níveis de mensuração, quanto de entregar a performance necessária.

Machine learning funciona analisando dados para identificar tendências, correlações e outros insights que não seriam percebidos de outras formas. Na publicidade digital, técnicas de machine learning que preservam a privacidade são capazes de melhorar as análises de campanhas e oferecem uma visão certeira da jornada do consumidor.

Curtiu o conteúdo? Então, aproveite também para conferir nosso artigo sobre a LGPD!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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