Otimização de SEO para descrição de produtos: descubra quais são as melhores práticas

Matheus Bernardo

Matheus Bernardo

3 minutos de leitura

Criar uma loja virtual não é o suficiente para ter sucesso no seu negócio — mais do que nunca é fundamental ter um site bem estruturado e otimizado para os mecanismos de busca, por meio de técnicas de SEO.

Essa sigla que vem do termo em inglês Search Engine Optimization, SEO é um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas em seu site. Com a aplicação correta, seu e-commerce ganhará destaque nos mecanismos de busca. Assim, ele aparece em posições altas dos resultados de pesquisa, o que gera mais acessos ao site e possibilidades de vendas.

Por isso, é importante fazer a otimização para descrição de produto seguindo as boas práticas recomendadas pelo Google — garantindo, assim, um bom posicionamento orgânico. Confira em seguida as melhores medidas para isso. Boa leitura!

Utilize as palavras-chave ideais

A pesquisa de palavras-chave é uma das tarefas principais presentes no SEO para melhorar a eficiência do seu e-commerce. Por isso, é fundamental analisar atentamente, as etapas do funil de vendas. 

É importante gerar tráfego de topo, meio e fundo de funil. Para tal, utilize palavras head tail (por exemplo, “Notebook”) na atração de usuários que estão no início da jornada de compra; e long tail (por exemplo, “Notebook Samsung Core I5”) para usuários que estão maduros no processo.

Existem ferramentas que ajudam a escolher as melhores palavras-chave, dentre as quais podemos citar: Ubersuggest, Semrush, Keyword Tool, entre outras.

Defina títulos fortes para as páginas

Após escolher as palavras-chave é vital inseri-las nos títulos das suas páginas. Assim, esse conteúdo é a primeira informação que os robôs de indexação vão analisar.

Utilizando o exemplo acima, na página que vende um notebook da Samsung é importante que seu título contenha as palavras “Notebook Samsung” e as demais informações de destaque do produto em questão.

Atente-se para a hierarquia das informações e Heading Tags

Para que um conteúdo tenha bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa é preciso que as informações contidas na página sigam a hierarquia correta (vide imagem abaixo). Dessa forma, é importante focar nas heading tags utilizadas.

E-book SEO onpage


Certifique-se de otimizar suas imagens

A otimização de imagens é uma técnica de SEO, que não é prioridade na maioria das lojas virtuais. Isso é um erro, já que a busca por imagens pode gerar um notável volume de acessos para o e-commerce.

Ao fazer a otimização de suas figuras, lembre-se de colocar a palavra-chave na tag “title”.Isso fará com que seu conteúdo possa aparecer nos resultados de busca por imagens. Além disso, insira a palavra-chave no atributo “alt” da ilustração — essa tag é responsável por exibir a informação contida nela, caso não possa ser exibida.

Elabore uma descrição de produto impecável

A descrição do produto é um dos pontos centrais de atenção para o e-commerce, é nesse local que você deve encantar seu cliente, indicando os benefícios da mercadoria, com o maior número de informações relevantes possíveis. 

Uma descrição de produto bem elaborada, deve responder as seguintes perguntas:

  • O que é o produto?
  • Quais os benefícios desse produto?
  • Quais dores do seu cliente, esse produto resolve?
  • Do que o produto é feito?

Também é de extrema importância utilizar as palavras-chave selecionadas na descrição de seus produtos, isso aumentará as chances da sua página aparecer nos melhores resultados de pesquisa orgânica.

Uma outra dica, é fornecer as informações de descrição do produto em tópicos. Isso facilita a leitura dos usuários, além de tornar ela mais atrativa visualmente.

Ao implementar as dicas apresentadas na descrição de produtos que mencionamos acima, você aumentará a credibilidade do seu e-commerce perante o usuário, além das chances de sua página alcançar boas posições nos mecanismos de busca!

Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o comércio eletrônico deverá crescer 18% e movimentar mais de 106 bilhões de reais em 2020. Ou seja, mais do que nunca, as técnicas de SEO para e-commerce são de extrema importância. Por meio delas, é possível alcançar boas posições no ranqueamento orgânico, aumentar o tráfego qualificado do site e com isso gerar mais oportunidades de vendas.

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