Veja as tendências na coleta de dados que podem ajudar sua empresa

Autor Convidado

Autor Convidado

5 minutos de leitura

A coleta de dados é um processo extenso que reúne informações para fazer observações diretas a fim de serem utilizadas em outros processos. 

Cerca de 2,5 quintilhões de bytes de dados são gerados todos os dias – e esse número só tende a aumentar. Ou seja, os dados são um universo imensurável, e as empresas já sabem como utilizá-los em suas estratégias de marketing e reconhecimento de marca.

Nesse sentido, muitas empresas contrataram serviços de terceirização de profissionais de TI somente para que eles cuidem de toda essa parte de coleta de dados. Afinal, os dados são os elementos fundamentais para identificar as dores e as reais necessidades do público-alvo. 

Dessa forma, é possível realizar estratégias assertivas e gerar muitas vendas. Além disso, a inovação baseada em dados para empresas também está sendo observada há algum tempo por grandes organizações internacionais. 

De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), as empresas, ao analisar os dados, podem alcançar ótimos desempenhos, tanto em termos de redução de custos quanto de geração de valor. 

Exemplos incluem a otimização da cadeia de valor, um uso mais eficaz dos fatores de produção, incluindo o uso da força de trabalho, e relacionamentos “sob medida” com os clientes. 

Tudo isso é válido para todos os setores, desde uma empresa de serviços de cabeamento de rede valor, até mesmo um pequeno comerciante pode se beneficiar com essa ferramenta.

Quer saber mais sobre coleta de dados, como funciona, e a importância para as empresas que desejam alcançar resultados escaláveis? Continue lendo o artigo!

Inovações em coleta de dados

As tecnologias e estratégias dentro das empresas, seja uma companhia fornecedora de matéria-prima ou fábricas de máquinas de café para alugar, estão cada vez mais inovadoras em relação às maneiras de coletarem dados. 

E por conta disso, a coleta de dados está passando por uma profunda transformação. Acompanhe abaixo algumas dessas novas maneiras de coletar dados:

Mineração de processos

A mineração de processos é uma técnica de análise de processos que começa a partir de dados. Dentro de uma fábrica de capachos personalizados esse é um processo essencial para o andamento dos processos de fabricação.

Consiste em analisar nos mínimos detalhes os processos de negócios como são realizados na realidade cotidiana, com o objetivo de mapeá-los, descobrir seus pontos fortes e fracos e desvios dos processos padrão, etc. 

Nesse sentido, a mineração de processos permite extrair, por meio de modelos estatísticos, determinados comportamentos críticos e identificar as causas de vendas fracas, ou tempos de vendas altas, tornando-se um meio assertivo de medição e monitoramento de desempenho. 

Ao combinar a análise e medição de processos outsourcing de TI empresas com os comportamentos dos clientes, as mudanças podem ser orientadas para melhorar a qualidade percebida dos processos (internamente ou em relação aos clientes e fornecedores). 

Além disso, cada nova iniciativa de melhoria, ao invés de começar do zero, valoriza o conhecimento existente do processo com baixo impacto no desempenho, permitindo a adoção de uma abordagem de melhoria gradual e contínua.

Business Analytics e Business Intelligence

Business Intelligence está preocupado com a coleta, armazenamento e análise de dados de operações de negócios. Ele fornece métricas de negócios completas e em tempo real para melhorar a tomada de decisões.

O Business Intelligence foca na análise descritiva (o que e como), disponibilizando uma visão de dados históricos e atuais. 

O Business Analytics, por outro lado, se concentra em por que algo acontece e fornece previsões graças à análise preditiva, mineração de dados e aprendizado de máquina.

Automação com inteligência

A Automação Inteligente (IA) é o uso de tecnologias de automação e robótica para otimizar e dimensionar o processo de negócios nas empresas. Ou seja, visa simplificar processos, liberar recursos e melhorar a eficiência, e possui múltiplas aplicações.

Ao aplicar a automação na coleta de dados, isso garante que as informações corretas sejam registradas no momento e local corretos, pois o processo automatizado registra quando e onde as informações são geradas (via GPS).

Em suma, a implementação de estratégias inteligentes de automação pode fazer a diferença e superar a concorrência no mercado. Isso porque leva à agilização de processos, aumento da eficiência e reduz a necessidade de realizar processos não inteligentes e repetitivos.

Banner Topic Cluster

Benefícios de realizar coleta de dados

Sem dúvidas, as vantagens de coletar dados para as empresas são imensuráveis. Até mesmo diante de estratégias como descontos para clientes, cupons, ou fornecer sacolas personalizadas para eventos, a coleta de dados se torna especial. 

Ou seja, a coleta de dados se tornou algo indispensável e prioritário para todos os tipos de empresas. Os benefícios mais importantes da coleta de dados incluem:

1. A capacidade de tomar melhores decisões de negócios

Ter os dados corretos do público-alvo é ideal para ‘persuadir’, no bom sentido, os clientes a entenderem que sua empresa oferece o que ele está em busca. 

Logo, os clientes que realmente ficarem interessados no seu serviço ou produto, não terão grandes dificuldades em tomar decisões de compra.

Ou seja, com os dados, é possível traçar um caminho assertivo para as personas chegarem até seu negócio de forma facilitada. Logo, é um grande benefício. Além disso, os benefícios claros em relação à coleta de dados são:

  • encontrar novos clientes;
  • melhorar as taxas de retenção de clientes;
  • melhorar o atendimento ao cliente;
  • simplificar suas decisões de marketing e publicidade;
  • fazer análises preditivas mais assertivas para prever tendências de vendas.

Em resumo, métodos eficazes de coleta de dados ajudarão as empresas a tomar decisões baseadas em dados que melhoram a lucratividade. E obviamente, é algo que funciona em todos os tipos de empresas e segmentos. 

2. Resolver problemas complexos 

A coleta de dados pode ajudar a identificar ineficiências e áreas problemáticas para determinar onde foram cometidos erros e como melhorar no futuro.

Com o tempo, os empresários podem usar a análise de dados para aprofundar a causa desses gargalos para aumentar os lucros e melhorar suas táticas de vendas e marketing.

3. Obtenção de uma visão completa do desempenho

É difícil saber se os investimentos e esforços da empresa valem a pena se não houver como acompanhar os resultados. Os empreendedores podem escolher indicadores-chave de desempenho específicos ou medidas quantificáveis ​​que medem o desempenho. 

Uma ferramenta de coleta de dados pode então levar os dados coletados e a análise para acompanhar o quão bem cada departamento está atingindo suas metas e objetivos. 

Portanto, uma boa gerência é ideal para regular os processos de fluxo de trabalho, cortar/aumentar gastos ou usar novas táticas de marketing para melhorar o desempenho de cada departamento.

4. Melhora nos processos de negócios

A coleta de dados fornece uma melhor compreensão dos processos de negócios em vários departamentos ou locais de franquia. Como os recursos mal utilizados desperdiçam tempo e impactam os lucros, é essencial reduzir as ineficiências e reduzir o desperdício sempre que possível. 

Obter uma visão mais precisa de cada processo de negócios por meio da coleta de dados fornecerá as respostas necessárias para fazer as melhorias necessárias.

Os proprietários também podem usar técnicas de coleta de dados para revisar e modificar suas estratégias de marketing e vendas para alcançar mais clientes em potencial.

Os dados fornecem evidências necessárias para demonstrar quais partes da estratégia falharam no passado e como ela pode ser adaptada para alcançar mais pessoas no futuro.

5. Entender o Comportamento do Cliente 

Os proprietários podem usar tanto a coleta de dados qualitativos quanto a coleta de dados quantitativos para saber mais sobre seus clientes e determinar se desejam adquirir os serviços/produtos oferecidos pela empresa.

Além disso, através de pesquisa qualitativa de dados obtidos, a administração em relação ao atendimento ao cliente melhora tão eficientemente a ponto de gerar lucros visíveis para sua empresa câmeras de segurança para empresas

É possível usar métodos de coleta de dados qualitativos e métodos quantitativos para verificar se os esforços de marketing são eficazes ou se os clientes estão satisfeitos com suas compras.

Por exemplo, os dados da pesquisa do cliente (métodos qualitativos) podem mostrar que os moradores de um condomínio não ficaram satisfeitos com a reforma e ainda estão exigindo um gerador para salão de festas

Os analistas podem então revisar os dados financeiros relacionados a esse serviço (pesquisa quantitativa) para ver se as vendas foram afetadas pela atualização.

Nesse caso, a equipe de liderança pode trabalhar em conjunto para resolver problemas causados ​​pela atualização, satisfazer os clientes atuais e entrar em contato com os novos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados