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FoMO: como essa estratégia se relaciona com o marketing?

6 minutos de leitura

Medo de ficar por fora”, essa é a tradução para Fear of Missing Out (FoMO), a famosa tendência de marketing que está em alta nos últimos tempos.

Ela usa estratégias para marcas que procuram proporcionar uma experiência FoMO, por meio de um marketing participativo, também chamado de marketing de engajamento.

Segundo dados de pesquisa realizada pela Eventbrite, Fear of Missing Out não é apenas um fenômeno cultural para os millennials, mas sim uma epidemia. Conforme informações do estudo, pelo menos 69% dos millennials já experienciam FoMO.

E, assim como os millennials, a geração Z, que contempla jovens nascidos entre a metade dos anos 90 até o ano de 2010, também valorizam as experiências de forma potencializada quando compartilhadas nas redes sociais.

Portanto, compreender essa tendência no marketing é crucial para qualquer empresa que busca maior audiência e alcance para sua marca na web.

Quer saber mais sobre o FoMO, como aplicar essa tendência no marketing e como isso tem alterado o comportamento do consumidor? Continue a leitura!

O que é FoMO?

O FoMO também é algo discutido na Psicologia, sabia? Essa é uma síndrome na qual a pessoa se encontra viciada em checar as redes sociais

Ela é caracterizada por um medo constante de estar perdendo algo ou deixando de vivenciar boas experiências que os outros estão experienciando nas redes.

Você já sentiu necessidade de olhar o Instagram a cada minuto? Ou ficar atualizando a timeline do TikTok, mesmo quando já viu todo conteúdo disponível? Pois bem, esses também são alguns sintomas da síndrome.

O FoMO foi citado por Dan Herman no ano 2000 e elaborado, posteriormente, por Andrew Przybylski e Patrick McGinnis. Essa síndrome tem sido muito debatida por psicólogos e psiquiatras que se preocupam com o assunto.

Por outro lado, o Fear of Missing Out vai além da Psicologia e é também uma pauta dos profissionais do marketing, já que está ligado a uma nova perspectiva de gerar engajamento na web

Dessa forma, os jovens millennials são mega conectados e as redes sociais se tornaram a vitrine de suas vidas e experiências, concorda? Todos querem viver a mesma experiência e não ficar de fora da bolha.

De acordo com uma pesquisa da JWT, nos Estados Unidos, 70% dos millennials se sente ligada à FoMO. 52% dizem ser fácil se sentir excluído ao entrar no Facebook e 43% afirmam que as mídias sociais amplificaram seu medo da exclusão.

Podemos dizer que a síndrome de FoMO é algo que a maioria dos indivíduos ativos nas redes sociais já presenciou em algum momento, em menor e maior grau.

Essa “ansiedade social”, o medo de estar perdendo experiências prazerosas e a comparação constante no mundo virtual fazem parte do Fear of Missing Out. E é algo que deve ser discutido não só no viés dos fenômenos psicológicos, mas também na perspectiva do marketing digital.

Como o FoMO tem alterado o comportamento do consumidor?

Se tem uma coisa pela qual os consumidores prezam atualmente, é por interação. Essas pessoas procuram sempre estar atualizadas e isso inclui comprar a versão mais nova de produtos, de modo que se sintam pertencentes a algo.

Sendo assim, o “novo consumidor” busca estar por dentro dos lançamentos, está sempre se atualizando e não suporta perder nenhuma novidade.

Todas essas percepções são influenciadas pelo FoMO, pois compreender o comportamento do consumidor é também importante para traçar as estratégias de marketing de forma correta. E utilizá-lo a favor da empresa pode impactar esse público de alguma maneira.

Qual é a relação entre FoMO e o marketing?

Todos buscamos mostrar nas redes sociais somente aquilo que a vida tem de melhor. As melhores experiências, melhores ângulos e melhores informações. Apenas a minoria dos usuários deseja compartilhar a parte ruim de suas experiências com seus seguidores.

Nesse ponto de vista, o Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e outros se tornaram um dos maiores potencializadores do Fear of Missing Out. Já que essas redes sociais são as grandes facilitadoras do desejo de estar conectado a tudo que os outros estão fazendo em tempo real, e se atualizar a cada minuto.

Assim, a estratégia FoMO no marketing funciona com anúncios, influenciadores, eventos e conteúdo planejado nas redes sociais, que criam um engajamento acima da média e impactam os usuários certos. 

As pessoas compartilham produtos, conteúdos e lugares a todo o momento, como uma forma de fazer parte do todo e se sentirem pertencentes ao mundo virtual.

Como usar o FoMO nas estratégias de marketing? 

Agora que já sabemos o que é o FoMO e qual é a relação dele com o marketing, chegou o momento de saber como aplicar essa tendência nas suas estratégias. Acompanhe!

Demonstre autoridade

O ponto chave nas estratégias de marketing usando FoMO é demonstrar autoridade no que sua marca oferece como solução. Afinal, as pessoas só se importam em perder coisas relevantes nas redes sociais e demais plataformas digitais.

O estudo “The most influential brands”, realizado pela Ipsos, mostra as 10 marcas mais influentes no Brasil no ano de 2020, fazendo análise do poder de influência das marcas na vida e no comportamento dos consumidores. 

Segundo o Head Latam de Marketing Strategy & Understanding da Ipsos, Liberman, os consumidores se identificam com as marcas mais influentes e, a partir disso, estabelecem um relacionamento emocional. 

Ou seja, a autoridade e a influência são fatores que se complementam e estão interligados. Por esse motivo, demonstrar autoridade no seu segmento é um elemento fundamental nas estratégias FoMO. Assim, a mesma evidencia a sua marca em meio a tantas outras e fomenta a necessidade dos usuários de “estar por dentro” de tudo. 

Defina limites de tempo

O FoMO está atrelado a transitoriedade dos produtos, conteúdos e eventos. Ou seja, vivenciar um show, consumir um conteúdo momentâneo ou obter um produto de edição limitada são apenas alguns dos exemplos influenciados pelo “medo de perder algo”. 

Já se perguntou por que os ingressos da pré-venda de festivais, como o Rock in Rio, se esgotam em tão pouco tempo? Porque a oferta tem um prazo para acabar e um limite de tempo.

Dessa maneira, a melhor forma de usar o FoMO nas estratégias de marketing é investindo em ofertas relâmpagos, anúncios com promoções mensais, datas sazonais e etc., tudo com um limite de duração. 

Isso gera o senso de urgência entre os usuários em aproveitar as oportunidades e engajarem com as marcas, compartilhando com os amigos para que eles também não fiquem de fora.

Frases como: “Você não vai ficar de fora, né?” e “Se eu fosse você não perderia essa oportunidade” são alguns exemplos de gatilhos mentais mais utilizados no Fear of Missing Out

Assim, os usuários se sentem ainda mais interessados por aquele produto, o que gera uma sensação de exclusividade, além de pertencimento social por fazer parte daquele acontecimento. 

Use provas sociais

Concorda que nas redes sociais, nossos amigos e colegas costumam compartilhar sua experiência de compra?

Pensando nisso, você pode adicionar um botão de compartilhamento ou bloquear em seu site, de modo a permitir que seus clientes compartilhem suas experiências de compra com sua marca.

Também é válido mostrar os depoimentos dos seus clientes felizes e o número de pessoas que continuam comprando com você. Motive seus clientes a deixarem feedbacks, afinal, quanto mais feedbacks positivos você tiver, mais confiável seu negócio se tornará.E aí, curtiu o conteúdo? Aproveite para ler também nosso artigo “Social Selling: o que é e qual a sua importância?”.

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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