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Como o Marketing Digital pode ajudar a ganhar inscritos no Youtube

7 minutos de leitura

Ganhar inscritos no Youtube é fundamental para o sucesso do seu canal, afinal, essa métrica indica o sucesso dos seus vídeos, e aumenta o reconhecimento da sua marca.

Se você quer mais visualizações em seus vídeos, exposição e tráfego direcionado, saiba que o foco precisa estar na construção da sua audiência. Isso vai ajudar a criar conteúdos qualificados, de acordo com seus interesses, além de ganhar espaço no mercado.

E a Hubify pode te ajudar, com as dicas valiosas que selecionamos para você aplicar na sua estratégia com ajuda do Marketing Digital. Boa leitura!

O crescimento do Youtube no Brasil

Durante a sexta edição do evento Brandcast, em novembro de 2020, pela primeira vez o Youtube revelou dados sobre o comportamento dos usuários na rede social!

Assim, ele indica que a social media se tornou a plataforma de vídeos número um no Brasil, e cerca de 105 milhões de pessoas acessam o Youtube mensalmente.

Também é importante destacar a pandemia que foi responsável pelo aumento de 91% no tempo que os brasileiros consomem os conteúdos.

Dessa forma, a plataforma também promoveu as empresas de vários segmentos, como podemos notar na informação de que 9 entre 10 consumidores realizaram uma compra, depois de assistir a um vídeo no Youtube!

Portanto, fica nítido a relevância que esse canal exerce no mundo dos negócios, gerando novas oportunidades para obter bons resultados. E para isso, o número de inscritos faz toda a diferença!

Descubra como as estratégias de Marketing Digital podem ajudar a conquistar mais inscritos no Youtube

Crie um conteúdo envolvente e informativo

Se você deseja que as pessoas assistam ao seu vídeo e se inscrevam no canal, é preciso criar um conteúdo envolvente e informativo. Portanto, a seguir você confere algumas maneiras pelas quais você pode criar um conteúdo melhor:

  • elabore o seu roteiro de vídeo com antecedência, para que todos os pontos relevantes sejam cobertos e você não sobrecarregue os espectadores com informações desnecessárias;
  • adicione exemplos no seu conteúdo;
  • os recursos visuais ajudam a torná-lo mais atraente;
  • comece os vídeos com um gancho interessante, que fará com que as pessoas assistam o resto do vídeo;
  • sempre aposte no conteúdo original;
  • inclua cartões, telas finais e interrupções de padrão para envolver seu público.

Otimize seu canal do YouTube com as técnicas de SEO

Para ganhar inscritos no Youtube, também vale a pena contar com a estratégia de SEO para otimizar seus vídeos, assim você estará melhor posicionado na classificação dos resultados do mecanismo de pesquisa.

Aproveitando que falamos de SEO, saiba como conquistar a primeira posição do Google!

Acompanhe abaixo, algumas das melhores práticas:

Crie títulos pesquisáveis

Escolha uma palavra-chave popular para deixar o seu vídeo alinhado, e certifique-se que ela esteja no título. Além disso, o título não pode ser muito longo, a dica aqui é não ultrapassar os 50 caracteres.

Adicione uma transcrição a cada vídeo

As transcrições de vídeo são uma ótima maneira de tornar seus vídeos mais acessíveis e também ajudam no SEO. Elas atuam como uma cópia da página, oferecendo ao seu vídeo mais um texto indexável para que você possa classificá-lo para mais consultas.

Otimize suas descrições de vídeo

Nesse campo, crie uma descrição envolvente e bem escrita sobre o assunto do vídeo e utilize as palavras-chave mais importantes, porém com moderação. Aqui, também vale a pena divulgar suas outras redes sociais.

Não se esqueça das meta tags

As meta tags são outra maneira de inserir as palavras-chave em seu vídeo e torná-lo mais pesquisável. Eu recomendo pesquisar por vídeos populares em seu espaço e ver quais meta tags eles usam. Novamente, certifique-se de não exagerar com as palavras-chave aqui, concentre-se apenas nas palavras que são mais pertinentes.

Faca link building

Encontre sites relevantes e autorizados que sejam relevantes para o seu conteúdo, e colabore com eles para produzir backlinks. Você também pode optar pelo link building de testemunho, em que alguém fornece um depoimento com um link para seu vídeo. 

Elabore uma campanha no Youtube Ads

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A estratégia de Mídia Paga é uma das mais reconhecidas no Marketing Digital, sendo assim, com o Youtube isso não seria diferente. E por que não utilizar essa estratégia na hora de ganhar mais inscritos no Youtube?

Nesse sentido, o Youtube Ads te ajuda a posicionar o seu vídeo com as palavras-chave que mais combinam com seu público-alvo. Assim, o Youtube torna a publicidade de seu canal muito personalizável, com diversos formatos de anúncio, incluindo:

Anúncios de vídeo action

Esse primeiro tipo de anúncio merece destaque por ter sido criado durante a pandemia, em 2020. Sabendo do cenário que levou ao fechamento de várias empresas, o Youtube criou uma ferramenta que permite ao usuário conferir o catálogo dos produtos e realizar a compra sem sair do site. Assim, ele pode ser exibido no feed da página inicial, na tela de exibição do vídeo e em aplicativos parceiros do Google.

Anúncios de descoberta

Nesse caso, o anunciante é cobrado sempre quando um usuário clica no anúncio, e ele se baseia em um cabeçalho com no máximo de 25 caracteres, descrição de no máximo de 35 caracteres, e uma miniatura. 

A vantagem desse anúncio é que a sua exibição ocorre quando um usuário pesquisa por algum produto/serviço específico no Youtube, portanto é uma oportunidade de ser descoberto por um novo público, que combina com a sua empresa.

Assim, ele pode estar disponível nos resultados de pesquisa, na página de exibição do vídeo, e até na página inicial do aplicativo móvel do Youtube.

Anúncios bumper

Aqui, a duração máxima do anúncio é de 6 segundos e ele é divulgado ao usuário, depois que ele assistir ao vídeo.

O ponto positivo aqui é que ele se torna menos invasivo, pois o usuário pode fechar a guia de vídeo e evitar a visualização do anúncio. 

E eles são cobrados com base no CPM (custo por mil impressões), assim isso facilita o processo de controle de custos.

Anúncios puláveis e não puláveis

Esses anúncios costumam ter uma duração maior e podem aparecer antes do vídeo desejado, e durante sua execução, quando interrompem o conteúdo.

Se você optar pelos puláveis, o usuário pode pular o anúncio após cinco segundos. Já no caso dos não puláveis, é preciso assistir até o final, e o tempo de duração pode variar entre 15 a 20 segundos.

Na hora de escolher qual dos dois é mais viável, vale a pena entender se você tem um conteúdo relevante o suficiente para ser exibido até o final, sem parecer invasivo e receber críticas.

Aumente o engajamento com a sua audiência

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Outra maneira de ganhar inscritos no Youtube é estreitando o relacionamento com os usuários!

Para isso, responda todos os comentários que você tenha em seus vídeos, independentemente de ter sido positivo ou negativo, pois isso fará com que as pessoas sintam que a opinião delas tem valor. Além disso, responder aos comentários pode incentivá-las a se inscreverem.

O Google Hangouts também é uma boa pedida para coletar perguntas dos telespectadores ao final do vídeo, assim você pode respondê-las no próximo vídeo, além de coletar feedbacks sobre quais temas são mais relevantes.

Invista no Marketing de Influência

Os influenciadores têm seguidores leais, o que facilita a divulgação de seu conteúdo para muitas pessoas. Se um influenciador postar um vídeo em nome da empresa, isso o ajudará a conseguir mais assinantes rapidamente.

Quer saber como encontrar o influenciador certo para sua marca? Confira o vídeo a seguir!

A melhor maneira de fazer isso é encontrar influenciadores, que tenham uma audiência parecida com a sua. A partir dessa parceria, é importante encorajar as pessoas a assinarem o seu canal.

Divulgue o canal nas redes sociais

Provavelmente, você já tem um perfil no Instagram, Facebook ou Linkedin, certo? Então, aproveite a sua audiência desses canais, para gerar tráfego ao Youtube!

Sempre que você publicar um novo vídeo no Youtube, crie uma postagem nas redes sociais para obter mais visualizações e assinantes. Aqui está um exemplo de uma postagem que fizemos no Instagram, para direcionar o tráfego para um vídeo do Youtube:

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Uma vez que os visitantes de seu site já conhecem você e seu conteúdo, é mais provável que eles se inscrevam em seu canal.

Por hoje é só, espero que tenha curtido as nossas dicas para ganhar inscritos no Youtube. Agora, que tal conferir o nosso canal com os melhores conteúdos sobre Marketing Digital?

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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