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Formulário de leads: converta visitantes em leads qualificados com formulários Hubspot

8 minutos de leitura

Um dos passos para montar uma boa estratégia de marketing digital está na criação de formulários de leads. Essa ferramenta tem um grande potencial de identificar quais são os consumidores interessados pelos seus produtos ou serviços e, assim, definir boas estratégias para se aproximar do seu público-alvo.

No entanto, para ter sucesso com essa iniciativa, planeje como será feita a montagem do formulário. A escolha de perguntas certas e uma estrutura otimizada serão fundamentais para atingir os seus objetivos e trazer mais clientes em potencial para perto do seu negócio.

Neste artigo, entenda melhor como funciona o uso de formulários de leads como estratégia de conversão no seu negócio!

Qual o objetivo do formulário de leads?

Landing pages, e-books, vídeos e diversos outros espaços que oferecem conteúdos gratuitos, frequentemente, contam com um formulário de geração de leads. Essa prática acontece para que a relação entre um cliente em potencial e o negócio não acabe quando o material for entregue.

Desse modo, o objetivo do formulário de leads é fornecer meios para que o relacionamento com o cliente continue acontecendo e de forma positiva. Com isso, o negócio segue com a proposta de exercer um impacto positivo na vida dos consumidores e constrói uma relação de confiança com o público.

No entanto, para usar o formulário de leads, é preciso criar uma estrutura persuasiva o suficiente para não fazer com que uma pessoa desista de passar por ele. Dessa forma, o modo como o seu negócio solicita dados e quais informações pede para o cliente em potencial fazem toda a diferença.

Além disso, faça um planejamento sobre como utilizar o formulário de leads no funil de marketing. Afinal, as técnicas de conversão não são as mesmas nas etapas de topo, médio e fundo de funil. Sendo assim, é necessário adaptar a linguagem e a proposta para cada público.

Como montar um formulário direcionado?

Tendo em vista que contar com um formulário de leads direcionado vai ajudar a conquistar mais resultados positivos, nada melhor que conferir boas práticas para planejar a estrutura dos questionários. Desde já, tenha em mente que quanto mais sucintas forem as perguntas, maior a tendência dos visitantes responderem.

É interessante considerar que a dinâmica na internet deve ser bastante ágil. A facilidade de acesso à informação de atualmente diminui a tolerância a longos tempos de espera para conseguir o que deseja no ambiente virtual.

Desse modo, se o objetivo é caprichar no marketing digital, a agilidade e a praticidade não devem ficar de fora. Assim, você valoriza o tempo do público e dá um passo a mais para conquistá-lo.

A seguir, confira algumas dicas que vão ajudar a elevar a conversão do marketing do seu negócio por meio do formulário de leads!

1. Considere a proposta de valor

O primeiro passo é apresentar algo que tenha utilidade para o público. Caprichar na proposta de valor vai atrair leads e fazer com que se interesse por preencher o formulário.

Produzir um conteúdo rico, que aborda um assunto relevante para um grupo de pessoas, com dicas e informações novas, pode ser uma excelente iniciativa. É essencial direcionar a produção do material para atender às necessidades ou às preferências de um público específico.

Em outras palavras, na hora de considerar a proposta de valor, tente responder como a sua empresa seria útil para os leads. A partir disso, é possível trabalhar em torno desse diferencial para garantir que mais pessoas passem pelo formulário.

2. Colete dados essenciais para contato

É fundamental ter cuidado na hora de planejar as questões do formulário. Não pedir informações delicadas, como o número de CPF, por exemplo, é um ponto positivo. Assim, o questionário não gera desconfiança no público e é possível manter o contato com mais leads.

O ideal é solicitar apenas dados simples e que sejam relacionados à comunicação. Nome, e-mail e telefone, se necessário, são suficientes para criar uma lista de contatos robusta para e-mail marketing, newsletters e demais estratégias de marketing voltadas para a conversão.

3. Evite fazer o usuário pensar muito

Como visto, não basta apenas fazer com que as pessoas acessem o formulário. É necessário convencê-las a preenchê-lo. Para isso, é importante trabalhar com perguntas fáceis e que não exijam muito esforço do usuário.

Fazer com que um lead pense muito para finalizar o formulário é uma estratégia bastante prejudicial para o objetivo. Afinal, a tendência de que abandone a página é maior, pois o custo-benefício parece menor.

Perguntas sucintas, que não dão espaço para dupla interpretação, são as melhores opções para coletar dados por meio do formulário. Com isso, os objetivos podem ser atendidos e o público não sente tédio ou preguiça de finalizar as respostas.

4. Tenha cuidado com formulários longos

Da mesma maneira que perguntas prolixas e complexas podem fazer com que uma pessoa desista de preencher todo o formulário, um questionário com muitas questões também é desmotivador. Desse modo, é preciso pensar bastante na experiência do usuário.

Um formulário de leads tem como objetivo coletar informações para manter o contato com um grupo de clientes em potencial. Sendo assim, dificilmente será necessário colocar muitas questões. Dê preferência para formulários maiores só após conquistar o público desejado.

5. Garanta a usabilidade alinhada

Outro critério para uma pessoa preencher o formulário é a usabilidade. Se a landing page, por exemplo, não está otimizada e algum botão não funciona como deveria, menos pessoas conseguirão submeter as informações.

Realizar testes em diferentes dispositivos vai ajudar a ter esse cuidado. Além disso, manter a manutenção da página em dia é um cuidado essencial para evitar que o formulário saia do ar antes do planejado.

6. Deixe claro que não se trata de spam

Muitas pessoas têm medo de inserir dados de contato em uma página na internet e, a partir disso, receber mensagens, links e demais conteúdos inúteis ou desagradáveis. Identificar o que aumenta a taxa de rejeição de e-mails e landing pages vai ajudar muito na estratégia de marketing.

Por isso, nesse contexto, é preciso convencer o público de que o seu formulário de leads não é spam. Inclusive, também para que a própria caixa de entrada dos usuários não identifique o seu e-mail como spam e o jogue na pasta de lixo eletrônico.

A confiabilidade de uma marca é uma característica indispensável, principalmente se o objetivo é fazer com que surjam conteúdos que alimentem o contato entre a empresa e os clientes. Sendo assim, deixe sempre um aviso de que não se trata de spam.

7. Coloque um link para a política de privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) reforça a atenção com a privacidade dos dados de um usuário, a fim de não restringir a liberdade e a segurança da pessoa. Por esse motivo, é fundamental deixar clara a intenção da empresa com a solicitação das informações e o destino desses conteúdos.

Esse é mais um processo que aumenta a confiabilidade do formulário. Por isso, vale a pena colocar um link para a política de privacidade do negócio, que direciona o usuário para um texto que explica com detalhes:

  • qual é o objetivo da coleta de dados;
  • como serão processados;
  • onde serão armazenados;
  • quem terá acesso;
  • por quanto tempo ficarão no sistema, entre outras informações.

É necessário também deixar claro que o usuário tem toda a liberdade de solicitar a exclusão dos dados, mesmo após compartilhar por livre e espontânea vontade. Afinal, todas as informações pertencem apenas a ele mesmo.

Se o indivíduo concordar com a política de privacidade da empresa, pode dar sequência ao preenchimento do formulário. Se não, valorizará a transparência do negócio e o cumprimento às normas da LGPD, mas não entrará para a base de leads nesse momento, por meio dessa estratégia.

8. Envie uma resposta imediata após o cadastro

Outro passo vital é enviar uma resposta ao usuário de que o cadastro foi concluído com sucesso. Esse cuidado garante que uma pessoa não submeta o formulário mais de uma vez e agiliza o processo de conversão.

Um aviso de que os dados foram recebidos pode ser exibido na página para garantir que tudo deu certo. Logo em seguida, programe o envio de um e-mail de boas-vindas ou de uma mensagem de texto confirmando que a pessoa entrou para a lista de e-mails e receberá mais conteúdos da empresa.

Qual a importância de fazer uma integração com plataformas de gestão?

Ter o apoio de uma plataforma de gestão vai trazer muito mais praticidade para gerenciar os contatos e aproveitar ainda mais os resultados da gestão de leads. Com um espaço integrado e otimizado, é possível controlar cada passo do planejamento e ter uma melhor visualização de todo o progresso da empresa em torno dos objetivos definidos.

Sem mencionar que é possível integrar as informações coletadas no formulário de leads com diversos outros dados que a empresa já tem em mãos. Assim, diversas tarefas se tornam mais práticas, como:

  • gerar leads;
  • conhecer o perfil das pessoas que se interessam pelos seus conteúdos;
  • realizar a segmentação de leads;
  • identificar as preferências dos clientes ideais.

Vale destacar também que, com uma plataforma de gestão integrada, como a HubSpot, é possível personalizar o sistema e os próprios formulários para qualificar leads. Com isso, você reforça a identidade da empresa e pode organizar o espaço de gerenciamento da melhor maneira, com otimização de tempo e energia da equipe comercial.

Como visto, montar um formulário de leads envolve diversos cuidados. Ter um time focado na qualidade e na criatividade, com o uso de uma plataforma de geração de leads, é uma maneira de investir em uma gestão eficiente e que atinge cada vez mais objetivos. Desse modo, o processo de conversão se torna mais ágil e bem-sucedido.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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