Marketing Digital Saas: como essa estratégia funciona?

Isabella Villar

Graduanda em Marketing na Fatec Sebrae, é fascinada pela versatilidade da área. Faz parte do time de Inbound Marketing da Hubify e atua como Revisora de Conteúdo.

5 minutos de leitura

O marketing digital SaaS é uma modalidade que se concentra na promoção e aquisição de leads, para produtos baseados em assinatura. Com ele, as empresas podem vender seus produtos em aplicativos baseados em nuvem, de maneira eficaz.

E como você deve imaginar, diferente das empresas tradicionais com produtos físicos ou compras únicas, as de Saas precisam provar constantemente aos seus clientes e leads (potenciais clientes), que o serviço vale a taxa mensal.

Dessa forma, vamos trazer algumas dicas práticas do que você precisa saber para aplicar essa estratégia agora mesmo no seu negócio. Boa leitura!

 

Dicas para vender produtos SaaS

Em primeiro lugar, vamos conhecer quais são as técnicas ideais para mostrar que um serviço de assinatura vale o investimento mensal?

 

Ofereça teste grátis

A chave para o coração de seus clientes está na amostra do seu produto. Ao permitir que os visitantes do site testem em primeira mão e trabalhem com ele usando seus dados, eles serão capazes de descobrir se o produto atende suas necessidades e vale o dinheiro gasto.

 

Oferecer um produto ou serviço gratuito é uma das estratégias de marketing de SaaS mais padronizadas e amplamente aceitas! O modelo gratuito têm várias possibilidades de teste:

  • gratuito;
  • pagamento;
  • com informações de cartão de crédito;
  • sem informações de cartão de crédito;
  • modelo freemium;
  • gratuito de 90 dias;
  • versão limitada gratuita.

 

Você deve descobrir qual versão do brinde vai chamar atenção do seu público-alvo e ganhar sua confiança, para colocar a mão na carteira e pagar pelo produto no longo prazo.

 

Exemplo: Landing Page de Diagnóstico Gratuito da Hubify.

marketing digital saas 2

 

Aposte no marketing de conteúdo

Pesquise bastante sobre o seu público-alvo, e examine o que seus concorrentes estão fazendo, para explorar as palavras-chave e oportunidades de criar um conteúdo de alta qualidade.

 

Personalize e segmente os e-mails

O próximo passo é saber como divulgar o seu material para conquistar uma base de contatos que, realmente, esteja interessada na sua empresa. Quanto mais familiaridade você tiver com seu público-alvo, melhores serão os resultados!

Para o marketing por e-mail SaaS, o envio de mensagens personalizadas com base na etapa de funil que os usuários estão na jornada de compras, ajudará a fechar mais negócios.

 

Obtenha feedbacks

Seus clientes sabem e esperam mudanças em seu produto SaaS. Mas, e se você utilizar as experiências e críticas para elaborar as atualizações do produto? Ou até mesmo seus esforços de marketing? 

Além disso, saber o que os clientes amam ou odeiam em seu produto, pode te ajudar a escrever postagens em blogs, textos de anúncios e mensagens em mídias sociais.

 

Valorize os dados

O Marketing Digital SaaS depende de dados!

Imagino que você já deve saber disso, mas nem todo mundo valoriza essa prática. Pense nos blogs e fontes de informação que você mais gosta, certamente, o conteúdo e a validade desses materiais são confiáveis, né? 

Pois bem, isso também funciona para sua empresa. Afinal, é comum existir temas mais complexos nesse segmento, sendo necessário educar o seu público e propagar as informações relevantes, que combinem com o seu serviço.

 

Adapte-se ao ciclo de vendas rápido

O caminho para aumentar a receita, o valor e lucro está em acelerar o processo de vendas. Um dos motivos que torna o processo tão rápido é a própria natureza do software, já que ele é um produto em constante evolução, com mudanças, avanços e retrocessos. 

Portanto, se um processo de vendas da empresa Saas durasse seis meses, haveria pelo diversas atualizações nesse intervalo de tempo. Dessa forma, é importante destacar que o preço baixo e a menor complexidade dos SaaS contemporâneos facilitam a tomada de decisões dos consumidores.

 

De acordo com o SaaS Metrics, para adquirir um cliente com o valor vitalício de $2.000, você deve gastar 14 dias, a partir do momento em que o cliente em potencial se tornar um lead qualificado para fechar o negócio. É claro que, à medida que o valor da vida útil do cliente aumenta, um ciclo de vendas mais longo se torna aceitável.

 

Entretanto, um ciclo de vendas curto pode não agradar alguns compradores, especialmente se eles estiverem acostumados com o ritmo lento das compras que não são de software. Assim, você precisará fornecer o máximo de garantias e informações possível

 

Conquiste a retenção de clientes

De acordo com o Gartner, 80% de toda a receita futura virá de apenas uma fração (20%) de seus clientes atuais. Sabendo disso, os pesquisadores da Bain & Co afirmam que se você aumentar a retenção de clientes em apenas 5%, poderá aumentar a lucratividade do seu negócio em 75%.

Assim, podemos notar que a maior parte da sua receita vem dos clientes de SaaS existentes, por isso a retenção e satisfação de clientes é fundamental para o setor de SaaS.

 

Por isso, o alinhamento entre o atendimento ao cliente e marketing é vital para o sucesso de qualquer empresa Saas, priorize a felicidade do seu cliente e atenda seus interesses para evitar o temido Churn.

 

Como avaliar os resultados? 

Além de promover a sua avaliação por meio de canais online, você deseja avaliar cuidadosamente seus participantes e assinantes. Aqui, vamos apresentar as principais métricas de Marketing Digital Saas para te ajudar a medir o sucesso do cliente:

 

Rotatividade do cliente

Também conhecido como atrito com o cliente, é a taxa em que os clientes param de fazer negócios com você. Essa é uma métrica importante no setor de SaaS, porque é mais barato reter clientes do que adquiri-los. Como tal, minimizar a rotatividade de clientes é um indicador para ser uma empresa bem-sucedida.

 

Valor de vida do cliente (CLV)

Essa é uma métrica que estima o valor do lucro para determinado cliente, durante o seu relacionamento com o vendedor de SaaS. Isso é vital, porque ajuda os profissionais de marketing a determinarem quanto devem gastar para adquirir clientes.

 

Custo de aquisição do cliente (CAC)

Essa métrica é simplesmente o custo de aquisição de um cliente. Se você gastar R$ 5.000,00 em marketing, e adquirir 5 clientes, seu CAC será de R$ 500,00.

Analisá-la é essencial para empresas SaaS, porque esse modelo depende do CLV. Portanto, é preciso examinar quantos meses de receita de um cliente são necessários para recuperar os gastos, e, de fato, começar a lucrar.

 

Relação CAC e LTV (CAC/LTV)

Aqui temos a relação entre o custo de aquisição do cliente e o valor da vida do cliente. Essa métrica mostra a relação entre o custo de aquisição de um cliente e o valor atribuído a esse cliente. Portanto, quanto menor esse número, melhor!

Como os clientes não precisam se comprometer, os profissionais de marketing digital de SaaS precisam se concentrar tanto (ou mais) na retenção dos clientes existentes, quanto na aquisição de novos clientes.

 

Pronto para começar? A Hubify é a agência ideal para impulsionar a sua empresa e traçar o caminho certo para o sucesso. O primeiro passo é entrar em contato com a gente! 

Posts Relacionados