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Como meu salão de beleza pode aumentar vendas com ajuda do facebook?

6 minutos de leitura

Você sabe quantas pessoas usam o Facebook todos os dias? Segundo números da própria rede social, este número está em 1,8 bilhão. No Brasil, já são 120 milhões de pessoas com um perfil. É por isso que o Facebook se tornou uma ferramenta bastante poderosa para todo tipo de negócio aumentar as vendas com mídia paga de forma eficiente. Por isso descubra como aumentar vendas com ajuda do Facebook no seu salão de beleza!

Curtiu essa possibilidade? Então saiba que o seu salão de beleza também pode usufruir dessas vantagens. Basta adotar algumas estratégias que ajudam a aproveitar o melhor que o Facebook tem a oferecer e impactar o público certo. Vamos começar?

Veja a seguir 5 dicas para aumentar as vendas no salão de beleza com a ajuda do Facebook!

1. Identifique seus segmentos

Nem todos os salões de beleza trabalham da mesma forma no Facebook. Para contar com todos os benefícios dessa rede social para aumentar as vendas, você deve conhecer muito bem a proposta do seu negócio e como usá-la corretamente.

Identifique precisamente sua persona, qual é o seu público, faixa etária, classe social, interesses e preferências de conteúdo para começar a atuar na sua fan page. Essa definição lhe ajudará a entender como se comunicar e para quem se comunicar.

A segmentação é a chave para uma estratégia de divulgação no Facebook bem sucedida, pois se você falar da forma errada ou com as pessoas erradas o engajamento será perto de zero e você não colherá resultados.

2. Faça posts regularmente

Fan pages no Facebook se mantêm relevantes por meio da publicação de posts, portanto, para aumentar as vendas do seu salão de beleza com essa rede social, você precisa se programar para manter a página atualizada.

Planeje os posts que vão entrar em determinado período e agende tudo de uma vez, assim, você não precisa trabalhar neles todos os dias. Quanto mais publicações, mais oportunidades do seu público ter contato com você e o seu negócio.

E como regularidade é importante, você deve estar se perguntando:

  • E se eu não tiver tempo para criar e postar todos os dias?
  • E se eu não tiver criatividade para criar bons posts toda hora?
  • E se eu não tiver dinheiro para contratar um bom profissional para alimentar a fanpage do meu salão de beleza todo dia?

A boa notícia é que já existem empresas como a Ahazou que oferecem milhares de posts prontos para salões de beleza mediante o pagamento de mensalidade a partir de 25 reais.

3. Converse com seu público

De nada adianta você acertar a comunicação, o seu público alvo e postar regularmente se quando você atinge um potencial cliente deixa ele faltando sozinho, não é mesmo?

Ninguém gosta de ser deixado falando sozinho, então, não faça isso com seus potenciais clientes.

Para aumentar as vendas do seu salão de beleza com a ajuda do Facebook, é preciso criar o hábito de checar regularmente os comentários postados e as mensagens enviadas para a sua página.

Responda as pessoas com rapidez e em um tom condizente com a identidade da sua empresa. Esse contato próximo pode ser determinante para conquistar mais consumidores.

E, cuidado, não seja "vendedor de mais". É claro que você tem que procurar vender, mas antes de qualquer coisa pense em responder de forma a ajudar o potencial cliente que depois disso ele naturalmente ficará mais próximo de te contratar.

4. Monitore seus resultados para aumentar as vendas

Uma das maiores vantagens de trabalhar com o Facebook é saber quais posts estão dando certo e os que não agradaram o seu público.

Isso é possível com a seção Insights, onde você acessa todo tipo de número referente a sua audiência e o sucesso das suas publicações, como aquelas com mais interações, picos de curtidas, informações sobre os curtidores, quantas pessoas são atingidas pelo conteúdo, entre outros.

Ao acompanhar essas métricas, você pode atuar em constante melhoria. Nossa dica nesse caso é tomar cuidado com as chamadas "métricas de ego", ou seja, aquelas que até podem te deixar feliz como as "curtidas" ou com o aumento de "seguidores", mas que no fim do dia não te geraram mais vendas, que é o que realmente importa.

Leia também: Como criar uma estratégia de marketing digital que gere resultados?

5. Use uma fan page em vez de perfil

Para aumentar as vendas com a ajuda do Facebook, você precisa trabalhar de forma alinhada com o método de funcionamento dele.

Muitas empresas erram feio ao utilizar um perfil em vez de uma fan page e, além de ser contra as regras do Facebook, também faz você abrir mão de uma série de recursos que conseguem ajudar a ganhar mais visibilidade, como campo para endereço, telefone, localização no mapa, agendamento de posts, entre outros.

Hora de começar a aproveitar os benefícios do Facebook para aumentar as vendas do seu salão de beleza! Siga esses passos e realize um trabalho constante de busca por inovação, priorizando sempre a boa experiência do seu público.

Quer saber mais a respeito deste tema? Por sorte, temos um post exatamente sobre isso. Confira e saiba por que usar uma fan page em vez de um perfil para promover o seu negócio no Facebook!

6. Post orgânica x Post pago - entenda a diferença

Para colher os melhores resultados de qualquer tipo de estratégia precisamos conhecer profundamente nossas opções. No caso de buscar aumentar as vendas por meio do Facebook isso não é diferente.

Leia também: 5 dicas incríveis de marketing para salão de beleza

Trabalhando com Marketing Digital há mais de sete anos percebi que muitos empreendedores focam muito nos posts orgânicos, ou seja, aquelas postagens que alcançarão pessoas sem que eu precise pagar por isso. Isso parece ótimo, não é mesmo?

Mas não é bem assim, deixa eu te explicar por quê.

Conforme noticiado em 2014, o Facebook limitou o alcance orgânico, de forma que apenas 2% dos seguires de uma fanpage são impactados gratuitamente por um post (clique na imagem abaixo para ler a matéria na íntegra).

E tem mais. Sabe como o Facebook escolhe quem fará parte dos 2% de seguidores da fanpage do seu salão de beleza que receberão as publicações gratuitas?

Ele prioriza mostrar um post gratuitamente para aqueles que mais engajam com a fanpage e geralmente essas pessoas são muito próximas do dono do salão, como parentes e amigos, ou seja, pessoas que não precisariam ser impactadas por uma postagem para contratar os seus serviços.

Concluindo, postar regularmente nas redes sociais pode até ser bom para mostrar uma fanpage movimentada e passar credibilidade, mas gera pouco resultado financeiro porque impacta poucos clientes em potencial.

Fato é que o Facebook é uma excelente ferramenta para você divulgar sua marca e se relacionar com clientes e potenciais clientes do seu salão, mas para você atingir os melhores resultados terá de investir em anúncios. Convenhamos, o titio Mark Zuckerberg não tem nada de bobo e não perderia essa oportunidade para faturar.

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Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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