Blog 8D Hubify

Google Analytics4: entenda o que muda

4 minutos de leitura

Uma das maiores novidades do ano de 2022 foi o fato de que o Google Analytics como nós conhecemos está com seus dias contados. Em um comunicado, a Google informou que no dia 1º de julho de 2023, as propriedades padrão do Universal Analytics deixarão de contabilizar novos dados.

Isso porque a versão atual — também conhecida como Universal Analytics — será descontinuada, dando lugar ao Google Analytics4.

Embora a mudança possa parecer assustadora para os times de marketing e análise de dados, a longo prazo, essa novidade pode trazer diversos benefícios para a parte estratégica da sua empresa. Afinal, a proposta dessa nova ferramenta é justamente aprimorar o que era feito na antiga.

Se você tem dúvida sobre o GA4, continue a leitura, vamos explicar tudo que você precisa saber!

O que é o Google Analytics4?

O GA4 pode ser considerado uma versão melhorada do Universal Google Analytics, que era a versão mais atual até então. Ele foi criado para se adaptar às várias regras de privacidade de dados que surgiram nos últimos anos, mas seu maior diferencial está no fato de que toda sua estrutura é feita com base em Machine Learning.

Quais são as diferenças entre o UA e GA4?

As duas ferramentas são bem diferentes em diversos fatores como: layout, processamento de dados e, até mesmo, a forma em que os relatórios são exibidos.

Além disso, uma grande diferença é que o Universal Analytics tinha um modelo baseado em sessões, enquanto o Google Analytics4 se baseia no usuário (fora o fato do Machine Learning auxiliar na geração de insights para planos de ação mais efetivos).

O que muda com o GA4?

Cookieless

O conceito de cookieless significa que o GA4 não armazenará cookies (informações navegacionais sobre um usuário) de terceiros, respeitando as novas diretrizes de proteção de dados.

Embora os cookies sejam muito utilizados atualmente, a tecnologia do Google Analytics4 vai permitir que as lacunas de dados sejam preenchidas por meio de Machine Learning.

Eventos

Enquanto no UA, ao acessar eventos você poderia selecionar categoria, ação e rótulo, por exemplo. Agora, todos esses campos foram substituídos por parâmetros no GA4. Para analisar cliques externos na nova ferramenta, os parâmetros são 'link_classes', 'link_domain', 'link_id' e 'link_url'.

Relatórios

A nova versão do Google Analytics reduziu bastante o número de relatórios no painel. Esse ponto deixou a plataforma com uma usabilidade mais intuitiva, tornando fácil encontrar o relatório que precisa e também melhorando a parte de personalização.

Analíse Consumer Centric

Sabemos que a jornada do usuário não precisa ser, necessariamente, linear. Por isso, essa parte do GA4 consegue trazer insights muito poderosos: a ferramenta consegue mapear, por exemplo, se um mesmo usuário iniciou sua jornada pelo computador, mas depois fez o download do seu app e seguiu o processo por lá, atribuindo todas as atividades a ele. Isso é possível graças a deduplicação de devices.

Machine Learning

Mencionado diversas vezes durante este artigo, o machine learning vai automatizar diversos fatores dentro da plataforma, como a busca de tendências e até mesmo insights sobre abandono de conversão, além de insights preditivos sobre o público ideal para suas próximas ações.

Outro ponto muito interessante é que a barra de ferramenta do GA4 também trará insights automatizados. Se você buscar "usuários do Brasil nos últimos 30 dias", a plataforma responde automaticamente.

Por que implementar o Google Analytics4 o quanto antes?

Embora o GA4 ainda esteja em uma versão beta, uma dica de amigo que podemos passar para você é: mantenha sua ferramenta configurada desde já!

A antecedência vai ser de muita importância nesse processo, pois de acordo com algumas orientações do próprio Google, os dados históricos da propriedade UA não serão migrados. Ou seja, você precisará realizar a criação de novas propriedades do zero.

Isto é, o quanto antes você configurar tudo, mais cedo o GA4 conseguirá absorver novos dados, garantindo um histórico para comparação seguro para que você e sua equipe consigam utilizar a ferramenta a partir de janeiro de 2023, sem a necessidade de ficar revisitando o UA o tempo todo.

Também é importante lembrar que os dados são vitais para tomar as melhores decisões para seus negócios, por isso, não deixe lugar para achismos na sua empresa.

Se você deseja saber mais sobre esse universo, entenda mais sobre o time de mídia e performance da Hubify e descubra como podemos ajudar.

8DHubify
Agência de RevOps: especializada em otimizar a jornada do cliente de ponta a ponta, começando pelo marketing, passando por vendas até o pós-vendas.
Buscar por