Blog 8D Hubify

Regionalização no Marketing Digital: como impulsionar as vendas por meio dessa estratégia

4 minutos de leitura

Muito se fala em marketing como uma estratégia voltada a divulgação de um produto com a mídia paga, ou serviço e como a empresa responsável faz o público assimilar as informações que o envolve. De fato, essa definição não está totalmente errada, porém não é só isso há um certo tempo. 

Na verdade, pode-se dizer até que este conceito está ultrapassado. 

A ascensão da Internet, principalmente, trouxe uma nova concepção para o assunto consumo, tanto no que diz respeito às pessoas, quanto às empresas, que se viram com a necessidade de melhorar suas ações de marketing.

A partir disso, eficácia passou a ser um ponto-chave, até porque comunicar de maneira generalizada (veículos tradicionais) embora ainda tenha sua força, não traz os mesmos resultados de anos anteriores.

Atualmente, quando uma empresa busca cliente, o primeiro passo é realmente entendê-lo, baseando-se em relacionamento, troca de informações para desta forma identificar seus desejos, dores, necessidades, valores, dentre outros. Eis que surge a regionalização no marketing digital como artifício transformador.

Marketing digital

Simplificadamente, marketing digital é o conjunto de estratégias voltado a gerir o relacionamento com o público, fortalecer a imagem da marca nos ambientes digitais e a partir disso identificar oportunidades de negócios.

Aproveitando o dinamismo e a facilidade em se comunicar presentes na Internet, o marketing digital tornou-se uma estratégia essencial a praticamente todas as empresas independente do segmento em que atuam. As táticas mais eficientes são:

Ter presença online já não não é mais um diferencial às empresas (e está além de ter um site com design agradável) pois hoje o público usa a rede para as mais diversas finalidades: passar o tempo, se informar e consumir. Logo, quem não está “on” torna-se invisível.

Marketing regionalizado

Regionalizar tem como intenção gerar conexão com o ‘cliente ideal’ (assim como o mkt digital), visando atender às demandas específicas daquela região e mais que isso, compreender realmente seus desejos, dores, valores, ideais para assim, servi-lo.

A tal conexão é obtida por fatores como: linguagem, mudanças da identidade visual da marca e slogan e se necessário até a alteração de preços, a fim de acompanhar a realidade daquela praça.

Os elementos básicos do marketing regionalizado são: 

  • regionalização: (adaptar-se a realidade daquele consumidor);
  • empatia: fazer o consumidor se identificar;
  • envolvimento emocional e engajamento: uso de linguagens, simbologias e jargões locais;
  • confiança: tal conexão passa credibilidade ao público;
  • fechamento: sentindo-se realizado durante as 4 etapas, o consumidor tende a adquirir o que é ofertado a ele.

Regionalização no marketing digital

Antes de tudo, as semelhanças entre ambos precisam ser ressaltadas!

Curiosamente, marketing regionalizado e digital têm como ‘super trunfo’ a segmentação, a partir do conhecimento profundo sobre o público com informações e dados relevantes que permitem um direcionamento customizado.

Agora tratando-se de Brasil, um país tão diversificado com 209,3 milhões de habitantes em que 70% utiliza a Internet diariamente, unificar as duas estratégias faz todo o sentido. 

Com essa mentalidade surgiram tecnologias como a Busca Cliente, responsável por posicionar empresas, produtos e serviços no topo dos maiores buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing de forma regional.

A Busca Cliente sabe que a Internet é indiscutivelmente a maior vitrine para uma empresa hoje e também entende a importância do consumo presente em regiões que não os grandes centros.

Segundo o Google Adwords, por exemplo, cerca de 100 bilhões de pesquisas são feitas mensalmente no buscador. Assustador não é mesmo? Então reflita: o quão importante é uma tecnologia como Busca Cliente?

A Busca Cliente funciona assim:

  • usuários precisam de produtos;
  • eles utilizam os buscadores;
  • a plataforma Busca Cliente destaca as empresas;
  • essa empresa passa a ter até 95% mais acessos em seu segmento.

Assim a Busca Cliente unifica marketing regionalizado e digital, utilizando da audiência e visibilidade dos buscadores para colocar comércios regionais na rota de consumo.

Se a análise for feita com bons olhos, a Busca Cliente consegue beneficiar os dois lados da moeda!

O negócio, que passa a vender mais e o consumidor, que descobre um serviço útil ao lado de sua casa graças a Busca Cliente.

Em um mercado tão disputado e com consumidores cada vez mais exigentes, a regionalização no marketing digital transformou-se na estratégia mais poderosa para atrair o público e assim aumentar o número de vendas da empresa, sendo essencial a quem visa destaque e indo na contramão do que se teve como ‘marketing’ por um longo período.

Quer saber mais? Conheça os canais do Busca Cliente: Site, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Love Mondays e Reclame Aqui.

Autor Convidado
Buscar por