8 motivos para apostar em uma consultoria de SEO para sua empresa

Oscar Sigaki

Oscar Sigaki

Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e COO da Hubify.

6 minutos de leitura

Fazer com que o seu conteúdo apareça para mais pessoas não é uma questão de sorte ou mágica. Em vez disso, é preciso concentrar parte dos seus esforços em uma boa estratégia de otimização. É nessa hora que uma consultoria de SEO funciona muito bem.

O Google é o site mais acessado do mundo. Ele recebe 63 mil buscas a cada segundo todos os dias. Contar com a visibilidade de quem faz pesquisas por termos relacionados ao seu negócio é altamente importante não só para você ter mais acessos como também garantir que essas visitas sejam qualificadas.

Afinal, quando alguém faz uma busca no Google, geralmente isso significa que ela tem a intenção de executar uma ação. Essa ação pode ser aprender algo, comprar um produto, contratar um serviço, entre outras.

Tendo em vista a importância disso, uma consultoria de SEO se mostra como uma solução bastante estratégica. Confira o restante do artigo para saber mais sobre isso!

O que é SEO?

O Google se consolidou como principal site de buscas do mundo ao mudar a forma como os resultados são exibidos a partir das pesquisas das pessoas. Até então, seus concorrentes trabalhavam a partir de inserções manuais e categorias temáticas.

No entanto, o Google chegou com outra proposta: usar um algoritmo para “ler” o conteúdo dos sites e oferecer sugestões muito mais relevantes com base nas buscas feitas pelos usuários.

Toda essa história mostra o quanto é importante que o seu conteúdo possa ser “lido” adequadamente por esse algoritmo. Ou seja, deve ser realmente relevante para os termos de busca para os quais você quer otimizar.

Um trabalho de SEO geralmente envolve tarefas como:

  • pesquisa sobre os termos mais buscados pelo público-alvo
  • produção de conteúdo para o site baseado nesses termos
  • monitoramento dos resultados desse conteúdo
  • levantamento de melhorias na otimização do site
  • acompanhamento de atualizações e novidades do algoritmo do Google

Qual é a importância de ter uma consultoria de SEO?

Ao analisar as tarefas necessárias para manter uma estratégia de SEO funcionando plenamente, fica nítido o quanto é algo que não pode ser resolvido em uma única tarde, com pressa. Em vez disso, é um compromisso contínuo que deve ser sempre renovado.

Uma consultoria de SEO surge como uma alternativa bastante estratégica nesse contexto. É uma forma de colocar profissionais qualificados no assunto para cuidar da sua otimização sem que você precisa se preocupar com cada detalhe dela ou delegar essas tarefas para a sua equipe.

Isso também garante que o seu site permaneça relevante perante o algoritmo do Google mesmo com as várias atualizações periódicas que ele faz. Lembre-se de que muitos sites podem ser penalizados por essas mudanças se não se adaptam a tempo.

Estes costumam ser os serviços prestados por uma consultoria de SEO:

  • definição de objetivos
  • estratégia de conteúdo
  • criação de personas
  • mapeamento da jornada do comprador
  • planejamento de conteúdo e pautas
  • otimização do conteúdo
  • manutenção periódica

Por que contratar uma consultoria de SEO para sua empresa?

Considerando a importância da otimização do seu conteúdo, a contratação de uma consultoria de SEO se mostra como uma alternativa bastante estratégica para alcançar bons resultados nessa área sem comprometer seu tempo e pessoal. Além desses, existem outros benefícios que passam a ficar ao seu alcance.

Veja a seguir os 8 principais motivos para apostar em uma consultoria de SEO para sua empresa:

1. Trabalho com uma boa estratégia de SEO

Em tempos altamente concorridos como os atuais, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de não pensar de forma estratégica. Otimizar seu conteúdo da forma correta significa aumentar sua visibilidade para quem está buscando por ele.

Uma consultoria de SEO é capaz de implementar uma estratégia eficaz nessa área e mantê-la em plena evolução conforme as necessidades e objetivos da sua empresa.

Pense em todas as oportunidades que você pode ter perdido por não contar com um conteúdo otimizado por especialistas. O Google tem tudo para ser o seu principal aliado dos negócios, bastando tomar a decisão certa.

2. Detecção de oportunidades de melhorias

Otimizar seu conteúdo não é uma tarefa simples, com solução única. Existem diversos caminhos possíveis a serem seguidos, especialmente se considerarmos as infinitas possibilidades envolvendo a sua produção de conteúdo, segmento de atuação, entre outros.

A melhor forma de saber quais caminhos seguir é contratando uma consultoria de SEO. Um dos benefícios disso é poder contar com uma equipe capaz de apontar oportunidades de melhorias em seu site que podem oferecer impulsos valiosos de relevância.

Isso também servirá para a correção de eventuais problemas que podem prejudicar sua posição no ranking.

E-book SEO onpage

3. Acesso a profissionais qualificados

O trabalho com SEO não pode ser feito de maneira amadora. Um único erro pode comprometer o alcance do seu conteúdo ao ser penalizado perante o algoritmo do Google, ficando muito difícil recuperar as posições perdidas no ranking.

É por isso que você precisa contar com os profissionais certos para conduzir a sua estratégia de SEO e aplicá-la. O contato com uma consultoria de SEO é a melhor forma de ter esse benefício sem precisar contratar e estruturar um departamento interno focado nisso.

Além desse ponto, o contato com profissionais qualificados também permite que você não caia em certas armadilhas que existem nessa área. Quando o tópico é otimização de conteúdo, ainda há muita desinformação espalhada pela internet, sendo essencial ter um filtro para tudo isso.

4. Economia de tempo

Com a correria do dia a dia, é bastante difícil dedicar o tempo adequado às otimizações que uma estratégia de SEO requer para trazer os resultados que a sua empresa precisa.

A contratação de uma consultoria de SEO permite que você aproveite os benefícios de uma boa estratégia nessa área sem precisar comprometer o seu tempo e o da sua equipe com essas demandas.

Isso também livra você de ter que contratar mais pessoas para executar essas tarefas no dia a dia ou até mesmo estruturar um departamento inteiro de SEO, o que traria custos de tempo e recursos.

5. Adaptação rápida às mudanças

A forma como o algoritmo de buscas do Google funciona está sempre em plena atualização. É assim que ele permanece capaz de entregar resultados de qualidade ao público que utiliza a ferramenta.

Essas mudanças precisam ser previstas por quem trabalha com conteúdo na internet para que seja possível adaptá-lo. Senão, corre o risco de perder visibilidade e até sofrer penalidades por esse algoritmo.

Ao trabalhar com uma consultoria de SEO, você começa a atuar com profissionais que antecipam essas mudanças e já implementam as adaptações necessárias no seu conteúdo para que você continue obtendo bons resultados.

6. Trabalho em função de objetivos e metas

Uma estratégia de SEO deve ser fundamentada em objetivos concretos para que possa gerar resultados de qualidade à sua empresa. O que você deseja alcançar e em quanto tempo?

Essa é uma das perguntas que servirão de base para a sua estratégia ao trabalhar com uma consultoria de SEO. A partir daí, todos os esforços planejados e executados por essa equipe serão voltados a levar a sua empresa até onde ela quer chegar.

Há muitas variáveis envolvidas no trabalho com SEO. Ao orientar as suas ações em função dos seus objetivos, isso garante que os seus esforços sejam sempre dedicados às iniciativas certas.

7. Auxílio na produção de conteúdo

A produção de conteúdo estratégico é uma grande aliada da busca da sua empresa por relevância na internet. E o SEO precisa estar totalmente alinhado a esse trabalho para que você possa aproveitar os benefícios dele.

Ao contar com uma consultoria de SEO, todos os seus processos dessa área tendem a se beneficiar. A sua produção de conteúdo poderá ser totalmente voltada a gerar resultados de qualidade a partir da otimização.

Esse trabalho colaborativo será altamente benéfico para a sua visibilidade. Será possível publicar conteúdo já pronto para ser encontrado pelo Google e colocado em uma boa posição no ranking de resultados de buscas.

8. Obtenção de resultados mais rápidos

É difícil encontrar alguém que não tenha pressa para obter bons resultados. Felizmente, contratar uma consultoria de SEO serve como uma excelente decisão nesse sentido.

Afinal, o trabalho com profissionais especializados garante que as ações corretas serão aplicadas em todas as frentes do seu conteúdo. A consequência natural disso é que o acesso a bons resultados tende a ser muito mais rápido do que se você tentasse fazer tudo isso sem ajuda.

Esse benefício se deve também a contar com uma rota livre do risco de erros que podem comprometer a velocidade de acesso a esses bons resultados. Ao seguir por um caminho certeiro, a sua atuação tende a gerar retornos mais rápidos.

Contrate já uma consultoria de SEO e aproveite os benefícios

Ao analisar as vantagens de trabalhar com uma consultoria de SEO, fica nítido o quanto essa ação será decisiva para o sucesso da sua empresa ao publicar conteúdo na internet.

Lembre-se da importância que o Google tem na vida das pessoas e como ele é decisivo para levar o seu negócio até quem está buscando por suas soluções. Sem um conteúdo otimizado, isso se torna praticamente impossível.

Já se convenceu? Então entre em contato conosco pelo site para saber mais sobre tudo o que podemos trazer de benefício para a sua estratégia.

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