SEO: Conheça 10 ferramentas que podem te ajudar nesse tipo de estratégia

Autor Convidado

Autor Convidado

6 minutos de leitura

Diariamente, existem milhares de páginas sendo publicadas na internet, e toda vez que isso acontece, os sites de busca procuram os melhores resultados para quem está pesquisando, e é nesse ponto que entra o SEO.

Antes de mais nada é preciso entender o que é SEO, sigla para Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzido como “otimização de mecanismos de busca”.

Trata-se de um conjunto de métodos, tal como um planejamento de ação para as palavras-chave ideais, que devem ser inseridas nos conteúdos do site ou blog da empresa. 

Seu objetivo é melhorar o posicionamento de um site de busca, levando-o ao topo para aumentar seus acessos a ele de modo orgânico, ou seja, sem ter que pagar nada.

Motores de busca: o que são e como funcionam?

Os motores de busca são ferramentas que coletam todas as informações na internet e, através dos algoritmos, filtram os conteúdos que melhor se encaixam na sua pesquisa. Depois, e direcionam uma lista de links para sites que mencionam assuntos relacionados à pesquisa. 

Por exemplo, se alguém procura por caneca personalizada com logo em um mecanismo de busca, como Google, Yahoo ou Bing, estes recomendariam links que tivessem essa palavra-chave.

Aproveitando que mencionamos o Google, que tal saber como conquistar a primeira posição desse motor de busca?

Os robôs de pesquisa, como são chamados os motores de busca, buscam otimizar o máximo de tempo possível do usuário.

Por isso, em segundos, eles são capazes de rastrear milhões de sites com as palavras-chave pesquisadas, que podem ser head tail (cauda curta) ou long tail (cauda longa), mostrando a sua importância.

Por exemplo, uma nova empresa de zeladoria que tem um público muito específico, para elaborar uma estratégia que traga retornos efetivos, e esta pode ser feita por meio do levantamento das palavras-chave ideais, bem como do conhecimento do público-alvo.

Uma pergunta também muito frequente é como os buscadores conseguem estar sempre atualizados. Eles armazenam pesquisas feitas em seus mecanismos, e há sites que permitem que os usuários deixem seus comentários a respeito do assunto.

Isso ajuda as pessoas a compartilharem suas percepções do que pode melhorar, como os anúncios, que muitas vezes podem atrapalhar a pesquisa.

O ideal é adicionar anúncios que tenham a ver com o que a pessoa está pesquisando, e se ela procura por modelos de portões de residências, o ideal é que apareçam anúncios sobre automação de portão residencial que atraiam sua atenção.

Como fazer um site ganhar mais visibilidade?

Existe uma série de recursos que auxiliam um site a ganhar mais visibilidade em detrimento de outro, além de atrair leads, que são os clientes em potencial, conforme elencamos a seguir:

Uso adequado de palavras-chave

Escolha a keyword que melhor define o seu negócio, aliado ao tipo de conteúdo que será postado nessa plataforma. Para isso, considere como as pessoas procuram por conteúdos relacionados, e use ferramentas como um planejador de palavras-chave. 

Assim, se você tem uma empresa distribuidora de alimentos naturais, faça um levantamento dos termos mais usados, que certamente devem estar relacionados à alimentação saudável. Isso ajuda a melhorar o SEO do site.

Após escolher a palavra-chave, o foco é trabalhar o máximo possível com ela, como colocá-la sempre no título de um artigo, nas campanhas e, principalmente, no HTML, posto que os sites de pesquisa levam muito em consideração o que está escrito nele. 

Conteúdos constantes e atualizados

Para manter o site atualizado diária ou periodicamente, o mais indicado é o uso das redes sociais, que ajudam a plataforma a ficar sempre em evidência e atrair novos usuários. 

É importante adicionar conteúdos relevantes e conhecer o público, para saber exatamente o que lhes chama atenção, trazendo usuários fiéis que irão recomendar o site para os seus amigos, familiares, colegas de trabalho, e assim por diante. 

Qualidade de escrita

Conteúdos bem elaborados e de fácil entendimento são de extrema importância para um site, visto que os buscadores sempre preferem indicar os conteúdos mais originais, além de que favorece o SEO.

Então, o segredo é contratar uma boa equipe de redação que vá ajudar a mostrar mais sobre o produto ou serviços vendidos.

Marketing digital

Quando bem estruturado, o marketing digital pode trazer um grande público para o site, uma vez que conta com uma série de estratégias em canais como as redes sociais, blogs, entre outros.

As redes sociais são o local onde é possível fazer postagens permanentes que atraiam novos usuários ao site, como vídeos engraçados e informativos, jogos, quizzes, transmissões ao vivo e sorteios. 

A longo prazo o uso do marketing digital pode ser benéfico para uma empresa ou organização. Graças a essa ferramenta é possivel criar banners ou impressão flyers.

E-book SEO onpage

Auxílio de profissionais do marketing

Conforme já mostramos, trabalhar com profissionais no assunto, que entendem de marketing digital e tenham experiência nessa área, proporciona uma nova perspectiva sobre o site através do olhar de outra pessoa.

Afinal, novas ideias impulsionam a qualidade do site, além de análises mais profundas no que está bom e no que pode melhorar, dentre outros pontos.

Ferramentas para otimizar a estratégia 

Atualmente, existe uma infinidade de ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar a otimizar a estratégia SEO de um site, sendo algumas delas:

  1. Semrush;
  2. Screaming Frog;
  3. Ubersuggest;
  4. Google Search Console;
  5. Ahrefs;
  6. Google Trends;
  7. Yoast;
  8. Google Analytics;
  9. Rankingcoach;
  10. Moz.

Para entender um pouco mais de cada uma, vamos exemplificar melhor, a começar pelo Semrush. Trata-se de uma ferramenta de social media utilizada para facilitar diariamente a vida dos profissionais dessa área e tornar seu trabalho mais prático. 

Esses recursos dão uma grande autonomia a eles, possibilitando monitorar diversos perfis, realizar comparações com concorrentes, criar anúncios e posts 100% originais.

O Screaming Frog, por sua vez, é um simples e útil rastreador de sites que ajuda a melhorar consideravelmente o SEO, recolhendo todos os dados importantes e fazendo reuniões para entender e solucionar problemas em comum presentes na otimização de páginas.

Já o Ubersuggest é uma ferramenta gratuita muito poderosa, que mostra as palavras-chave mais utilizadas e dados de concorrentes, que auxiliam de forma sugestiva as estratégias de SEO e gera inúmeros resultados positivos. 

Se muitos usuários estiverem atrás de telhado de vidro para churrasqueira, esse recurso vai filtrar as palavras mais usadas para que as pessoas encontrem esse item.

O Google Search Console é uma ferramenta criada basicamente para ajudar os gerentes a acompanharem o desempenho de sites através de relatórios, dados e alertas, que auxilia muito o trabalho de SEO de um site.

Também uma ferramenta para SEO totalmente gratuita, o Ahrefs tem como objetivo principal ajudar qualquer pessoa a obter e analisar informações de backlinks, e que a cada dia se torna mais completa, com cada vez mais recursos.

Google Trends, por sua vez, é muito utilizado no marketing digital. Esse recurso mostra as tendências e atualizações do mundo regularmente, como a popularidade de um termo, ajudando a saber quais as tendências que estão em alta para o SEO na atualidade.

Além disso, segundo especialistas, o Yoast é um dos melhores plugins de SEO, posto que ele é responsável por alertar as pessoas de algum eventual erro.

Lembre-se que a ferramenta não irá prejudicar ninguém, apenas influencia um buscador a gostar ou não do texto, e ainda ajuda nos pontos que o texto pode melhorar para ser melhor recomendado.

Além disso, o Yoast oferece otimizações dentro da sua página, assim, se o cliente busca por conserto de suspensão e o seu site trabalha com isso, ele vai te ajudar a deixar a página mais apropriada para quem busca por isso.

Já o Google Analytics serve para analisar o desempenho do seu site, posto que coleta e armazena todas as informações dos visitantes do seu site, depois os transforma em relatórios para facilitar o entendimento.

Isso, por sinal, ajuda a verificar os fatores importantes e mostra se o site alcançou as metas desejadas em SEO.

O Ranking Coach tem uma dupla função, que serve tanto para o marketing quanto para o SEO e pode ser usada por grandes ou por médias e pequenas empresas. Essa ferramenta ajuda a otimizar o site e obter os melhores e os mais atuais motores de busca.

Por fim, o Moz entrega dados sobre o desempenho do seu site quanto aos seus objetivos e metas, sendo uma das ferramentas mais completas do mercado, uma vez que tem uma otimização que vai muito além da funcionalidade para SEO.

A Moz ajuda no momento de tomada de decisões, apresentando dados de alta, confiabilidade e de chances mínimas de falha, alcançado ótimos resultados.

Além disso, o recurso ajuda a encontrar soluções para outros pontos como palavras-chave adequadas, o que a concorrência está pesquisando, entre outros.

Considerações finais

Com o SEO, uma empresa pode investir nela mesma, conquistar o topo em sites de buscas, ser referência no produto que trabalha, aumentar consideravelmente as visitas ao seu site e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Além disso, uma boa otimização aumenta a qualidade dos anúncios, deixando de ser aquele processo que atrapalha os clientes. Na era digital em que vivemos, esta é uma das melhores estratégias de negócios.

Muitos exemplos de como o uso de um planejamento com o SEO pode beneficiar o seu negócio já foram mencionados ao longo deste artigo.

São resultados extremamente recompensadores, tenha você uma empresa de serviço de plotagem, as ferramentas são ótimas em aspecto de conversão a novos clientes, bem como ao posicionamento da sua marca no mercado, deixando-a mais evidente a cada dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados