Conheça as principais métricas de desenvolvimento de site

Oscar Sigaki

Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e COO da Hubify.

2 minutos de leitura

Ter um site é fundamental para o sucesso da sua marca, é por meio dele que sua estratégia ganha força, seja para vender o produto/serviço, seja para fornecer informações a respeito deles. Por isso, é indispensável que você conheça as melhores práticas para torná-lo eficiente e ágil, garantindo que o usuário fique satisfeito durante o acesso.

Como sua principal ferramenta de conversão, o site precisa estar otimizado ao máximo para que aumente suas chances de conversões. Para isso, é necessário que ele apresente uma velocidade de carregamento acima de média  que esteja preparado com as melhores práticas para o SEO.

Neste artigo, listaremos quais são as métricas de desenvolvimento de site. Boa leitura!

Velocidade de carregamento

Como o próprio nome diz, representa a velocidade em que o site é carregado. Ela afeta vários fatores como podemos listar a seguir.

Taxa de Conversão 

De acordo com o Google, 53% dos usuários no mobile saem de sites que demoram mais de 3 segundos para carregar.

Ranqueamento no Google

Entre mais de 200 fatores, o algoritmo utilizado pelo Google para ranqueamento de páginas, leva em consideração a velocidade do site, ao definir em qual lugar dos resultados de busca ele aparecerá.

Satisfação do usuário 

Se o usuário consegue navegar com velocidade e facilidade no seu site, ele tem uma boa experiência, compreende o que a página quer transmitir e encontra facilmente o que procura.

Otimização de SEO

Não é suficiente criar conteúdo, se o site não está preparado para aproveitar 100% do SEO. Com isso em mente, utilizamos a nível de código, as melhores práticas para que o site seja SEO Friendly e tenha uma nota acima da média. Conheça as principais práticas implementadas.

E-book ferramentas para site
E-book SEO onpage

Title Tag 

Define o titulo das páginas exibidas nos resultados do Google.

Meta description Tag 

Define a descrição das páginas exibidas nos resultados do Google.

Header tags (H1,H2,H3)

São utilizados para destacar títulos e subtítulos das páginas. Melhorando a estrutura do cabeçalho nos resultados do Google.

Alt tags

É um texto alternativo adicionado nas imagens que visam auxiliar a leitura tanto do Google, quanto de usuários impossibilitados de verem as imagens.

Peso recomendado de página

O peso das páginas afeta diretamente na velocidade de carregamento de um site. Não existe um número recomendado para páginas web, mas a média é por volta de 2MB. Então nosso objetivo, é deixar o peso abaixo da média, para isso precisamos tomar alguns cuidados.

Utilizar apenas recursos necessários 

Recursos não utilizados podem ser carregados de forma desnecessária, aumentando o peso do site, por isso uma “limpeza” deve ser feita, para manter apenas recursos que são relevantes e, assim, diminuir a quantidade de requests.

Otimização de imagens 

De acordo com o Google, as imagens são frequentemente responsáveis pela maioria dos bytes no peso total do site, ao otimizar as imagens, elas podem diminuir seu tamanho em até 80%, dependendo do formato e da qualidade da imagem.

Agora que você sabe quais técnicas ajudam a acelerar o funcionamento do seu site, conte com uma equipe de SEO eficiente para atuar nesse processo. Não perca tempo e entre em contato com um de nossos consultores!

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