Blog 8D Hubify

Otimização de SEO para descrição de produtos: descubra quais são as melhores práticas

4 minutos de leitura

Criar uma loja virtual não é o suficiente para ter sucesso no seu negócio — mais do que nunca é fundamental ter um site bem estruturado e otimizado para os mecanismos de busca, por meio de técnicas de SEO.

Essa sigla que vem do termo em inglês Search Engine Optimization, SEO é um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas em seu site. Com a aplicação correta, seu e-commerce ganhará destaque nos mecanismos de busca. Assim, ele aparece em posições altas dos resultados de pesquisa, o que gera mais acessos ao site e possibilidades de vendas.

Por isso, é importante fazer a otimização para descrição de produto seguindo as boas práticas recomendadas pelo Google — garantindo, assim, um bom posicionamento orgânico. Confira em seguida as melhores medidas para isso. Boa leitura!

Utilize as palavras-chave ideais

A pesquisa de palavras-chave é uma das tarefas principais presentes no SEO para melhorar a eficiência do seu e-commerce. Por isso, é fundamental analisar atentamente, as etapas do funil de vendas. 

É importante gerar tráfego de topo, meio e fundo de funil. Para tal, utilize palavras head tail (por exemplo, “Notebook”) na atração de usuários que estão no início da jornada de compra; e long tail (por exemplo, “Notebook Samsung Core I5”) para usuários que estão maduros no processo.

Existem ferramentas que ajudam a escolher as melhores palavras-chave, dentre as quais podemos citar: Ubersuggest, Semrush, Keyword Tool, entre outras.

Defina títulos fortes para as páginas

Após escolher as palavras-chave é vital inseri-las nos títulos das suas páginas. Assim, esse conteúdo é a primeira informação que os robôs de indexação vão analisar.

Utilizando o exemplo acima, na página que vende um notebook da Samsung é importante que seu título contenha as palavras “Notebook Samsung” e as demais informações de destaque do produto em questão.

Atente-se para a hierarquia das informações e Heading Tags

Para que um conteúdo tenha bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa é preciso que as informações contidas na página sigam a hierarquia correta (vide imagem abaixo). Dessa forma, é importante focar nas heading tags utilizadas.


Certifique-se de otimizar suas imagens

A otimização de imagens é uma técnica de SEO, que não é prioridade na maioria das lojas virtuais. Isso é um erro, já que a busca por imagens pode gerar um notável volume de acessos para o e-commerce.

Ao fazer a otimização de suas figuras, lembre-se de colocar a palavra-chave na tag “title”.Isso fará com que seu conteúdo possa aparecer nos resultados de busca por imagens. Além disso, insira a palavra-chave no atributo “alt” da ilustração — essa tag é responsável por exibir a informação contida nela, caso não possa ser exibida.

Elabore uma descrição de produto impecável

A descrição do produto é um dos pontos centrais de atenção para o e-commerce, é nesse local que você deve encantar seu cliente, indicando os benefícios da mercadoria, com o maior número de informações relevantes possíveis. 

Uma descrição de produto bem elaborada, deve responder as seguintes perguntas:

  • O que é o produto?
  • Quais os benefícios desse produto?
  • Quais dores do seu cliente, esse produto resolve?
  • Do que o produto é feito?

Também é de extrema importância utilizar as palavras-chave selecionadas na descrição de seus produtos, isso aumentará as chances da sua página aparecer nos melhores resultados de pesquisa orgânica.

Uma outra dica, é fornecer as informações de descrição do produto em tópicos. Isso facilita a leitura dos usuários, além de tornar ela mais atrativa visualmente.

Ao implementar as dicas apresentadas na descrição de produtos que mencionamos acima, você aumentará a credibilidade do seu e-commerce perante o usuário, além das chances de sua página alcançar boas posições nos mecanismos de busca!

Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o comércio eletrônico deverá crescer 18% e movimentar mais de 106 bilhões de reais em 2020. Ou seja, mais do que nunca, as técnicas de SEO para e-commerce são de extrema importância. Por meio delas, é possível alcançar boas posições no ranqueamento orgânico, aumentar o tráfego qualificado do site e com isso gerar mais oportunidades de vendas.

Gostou deste conteúdo? Então faça sua inscrição em nosso formulário de newsletter para receber mais artigos como este!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por