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O que está te impedindo de ter um site de sucesso?

6 minutos de leitura

Muitos empresários acreditam que ter um site é garantia de mais vendas e presença forte no mercado. Porém, com o tempo, fica claro que não basta apenas ter páginas na web, é preciso ter um site de sucesso e otimizado para SEO!

Mesmo depois de investir na criação do site, diversas instituições sentem que não conseguem ter sucesso com ele.

Para ajudar você a fazer com que suas páginas atinjam o potencial esperado, apresentamos 5 motivos que podem estar impedindo seu êxito e como resolver esses problemas.

Boa leitura!

1. Não ter foco no SEO atrapalha você em ter um site de sucesso!

SEO (Search Engine Optimization) são estratégias para que as páginas de um site estejam otimizadas para os motores de busca como o Google. Dessa maneira, estarão mais bem ranqueadas. Porém, a maioria das empresas já sabe tudo isso. Porém, ainda assim, não conseguem bons resultados.

O principal motivo para isso está na visão que elas possuem de SEO. Não devemos vê-lo como um conjunto de regras para que o site esteja sempre no topo.

Diferentemente disso, as estratégias são partes de um processo para servir melhor os clientes, entendendo o que querem e do que precisam. A principal preocupação dos motores de busca como o Google não é ver quais sites cumprem determinadas regras, mas quais estão proporcionando uma boa experiência para seus usuários.

Para resolver esse problema, sua empresa deve possuir um plano estratégico. Assim, você saberá ao certo quais são os principais pontos que devem ser abordados por ela.

Entender qual é o público da empresa e quais soluções estão sendo oferecidas auxilia para que todas as áreas da empresa estejam conectadas a fim de que o cliente receba o que foi proposto.

Isso surtirá efeitos no SEO. As páginas serão mais rápidas, o conteúdo terá menos enrolação, será mais direto e relevante. Veja: as regras são apenas consequência de um trabalho bem-feito e focado no público definido.

Leia também: O que a Hubify faz para deixar o seu site na primeira página do Google

2. Não mostrar como o produto funciona não te ajuda a ter um site de sucesso

Sua empresa tem teorias legais? Bacana, mas cuidado! Apenas frases e longos textos dificilmente convencerá seus visitantes de que seu produto é bom e que funciona realmente.

As pessoas querem ter certeza de que não errarão na escolha. Elas preferem buscar mais do que fazer compras sem segurança. Então, assegure-se de que você realmente está convencendo seu público e não apenas enrolando.

Você pode mostrar o funcionamento de seus serviços ou produtos de várias formas.

Primeiramente, vídeos práticos são bem interessantes. Você pode mostrar qual é a composição do seu produto. Deixe visível qual é o material utilizado, a resistência e, principalmente, como ele funciona.

É nesse momento que toda eficácia é comprovada. Você já deve ter visto aqueles videos de demonstração dos produtos Polishop, não é mesmo? Mostrar resultados incríveis e como o produto ou serviço pode mudar a vida do cliente fará o ambiente propício para a venda.

Se você comercializa serviços, é interessante gravar vídeos, cases em que você demonstre como seus clientes foram impactados por seus serviços e como esses são importantes para seus usuários.

Em todos os casos, seus clientes podem, melhor do que ninguém, dizer sobre as partes práticas do seu negócio. Incentive que eles gravem vídeos e publique em seu site.

Leia também: Por que é importante ter avaliações de clientes da minha empresa na internet?

3. Não usar imagens adequadas

Não está vendendo aquele produto maravilhoso? Talvez, na imagem que você enviou para o site, ele não esteja tão maravilhoso assim. E isso atrapalha muito quando você precisa ter um site de sucesso!

Algumas empresas erram ao enviar apenas as imagens pequenas (thumbnail). Com elas, seus visitantes não conseguirão ver de maneira adequada o que é eles vão comprar.

Na dúvida, um cliente procurará a concorrência. Então, faça o máximo para que ele não precise buscar por mais informações fora do seu site.

Foi você que tirou as fotos? Verifique se:

  • elas estão iluminadas suficientemente;
  • estão livres de ruídos;
  • a resolução utilizada é adequada;
  • está editada corretamente.

4. Não usar quantidade certa de texto

Dissemos que você deve evitar que os clientes saiam da sua página para fazer outras buscas. Porém, evite inserir informações pouco relevantes. Se suas páginas tiverem grande quantidade de texto, as pessoas ficarão desanimadas com a leitura e acabarão não lendo nada. Dessa forma, cairemos no mesmo erro das páginas com pouco conteúdo.

Para resolver esse problema, procure deixar seu texto completo, claro e conciso.

Prezar for textos completos fará com que suas páginas sejam relevantes para seu público. Assim, eles terão confiança de que encontrarão tudo quanto necessitam.

Conteúdo claro é aquele que seu público consegue ler facilmente e fica com poucas, ou nenhuma, dúvidas. Essas páginas estão livres de enrolação, frases mal construídas e parágrafos sem sentido. Deixe as palavras difíceis para os dicionários, poemas e Machado de Assis.

A concisão, por fim, fará com que suas publicações falem mais com menos linhas. Talvez, você possa dizer com uma linha o que está escrito em 5 linhas.

5. Não ter um site rápido

"Eu não tenho nenhum desses problemas, mas ainda não vendo", você pode dizer. Ainda que tudo esteja perfeito, se seu site for lento, ele nada será.

Os internautas não possuem paciência com páginas lentas. Quem pesquisa quer encontrar seus resultados na hora. Se sua página demora, ele procurará outra mais rápida. Sendo assim, o Google leva em consideração o tempo de carregamento na hora de exibir os resultados da busca.

Além disso, lembre-se dos usuários de dispositivos móveis. Quem usa a internet por planos de dados podem possuir limitações de dados e de franquia. Dessa maneira, eles não suportarão seu site pesado.

Para resolver isso, certifique-se de que suas páginas possuem somente o necessário. Muitas vezes, há elementos desnecessários (como animações) que trazem demora para o carregamento do site.

Outra possibilidade é que você tenha enviado as imagens em sua maior versão. A resolução delas dificilmente será maior do que 1 MB. Por isso, caso você tenha alguma imagem maior do que isso, provavelmente é necessário recortá-la para usá-la nos tamanhos adequados.

Por fim, veja se o seu servidor é rápido. Uma escolha equivocada de hospedagem pode atrapalhar o carregamento e o ranqueamento das suas páginas.

Você viu quais são os principais problemas que devem ser resolvidos para que você tenha um site de sucesso. A maioria deles pode ser resolvida com uma mudança de mentalidade. Em vez de simplesmente querer mais vendas, pense em como melhorar a experiência dos seus usuários com sua página.

Para continuar aprendendo e agora que você já sabe o que pode estar impedindo o sucesso do seu site, não deixe de ler meu outro artigo Como acompanhar os resultados do seu site! Com ele você aprenderá a aumentar suas vendas.

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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