Blog 8D Hubify

Oscilação de tráfego em sites: quais são as causas e como lidar com elas?

3 minutos de leitura

Toda empresa que tem como boa prática analisar constantemente as métricas de tráfego do seu site sabe que em algum momento haverá oscilações, certo?

Em algumas ocasiões, não há nem como saber o que de fato causou a oscilação de tráfego. São diversos os fatores que podem estar penalizando o site do negócio, alguns deles dificilmente contornáveis, como é o caso da sazonalidade de busca por determinados temas. 

Mas, mesmo assim, é possível reverter a situação e retomar o crescimento da página com estratégias de SEO. Continue a leitura e veja informações importantes sobre a oscilação de tráfego!

O que é oscilação de tráfego?

A oscilação de tráfego acontece quando sua página ou site tem uma queda nas impressões, nos cliques ou na posição dos motores de busca, como o Google, impactando diretamente nos resultados da empresa e afetando os objetivos do marketing. 

Quais são as principais causas da oscilação de tráfego?

Agora que você já sabe o que é oscilação de tráfego, vamos conferir quais são suas principais causas? Acompanhe!

Atualizações no algoritmo do Google

O Google está em constante mudança, não é mesmo? O objetivo é melhorar cada vez mais a experiência do usuário, trazendo ao topo conteúdos mais relevantes para cada termo de pesquisa ou penalizando manualmente sites com práticas de Black Hat.

Ataques DDos

De modo geral, esse é um tipo de ataque que consiste em abarrotar um servidor com tráfego com o objetivo de impedir que os usuários acessem a página.

Por quê? Bom, existem alguns motivos:

  • seus concorrentes podem derrubar seu site com a intenção de roubar tráfego enquanto você estiver offline;
  • há a possibilidade de que o conteúdo do seu site seja controverso o suficiente para que as pessoas queiram bloquear o acesso a ele;
  • empresas derrubam seu site para mostrar que o serviço de internet oferecido que elas oferecem é melhor do que o que você tem.

Perda de backlinks importantes 

Se alguns de seus links de maior relevância forem removidos, seu site pode perder posição no ranking de buscas e, consequentemente, visitas. Isso pode ocorrer quando a empresa dona do site percebe que seu link está desatualizado, por exemplo.

Usuário não gostou da experiência

Sim, isso infelizmente pode acontecer. Caso seu conteúdo não esteja agradando à audiência, ela ficará menos tempo no site ou nem será atraída a clicá-lo em futuras pesquisas. 

Como evitar a oscilação de tráfego?

Primeiro é sempre interessante verificar na web se ocorreu alguma alteração no algoritmo do Google, recentemente. Se confirmada, dê mais uma revisada nas diretrizes de qualidade do motor de busca e certifique-se se você está seguindo as normas para evitar punições.

Siga com as boas práticas de SEO e vise oferecer conteúdo de qualidade para seu público-alvo. Assim, o mecanismo continuará vendo seu site com bons olhos e você pode reverter essa queda no médio prazo.

Se o motivo da oscilação de tráfego foi a perda de backlinks, você pode entrar em contato com os sites e pedir a retomada do seu link. Procure também manter o redirecionamento das suas páginas, caso efetue uma alteração em alguma URL. Sem ele, seus links mais antigos apresentaram erro, contribuindo para a perda de posições.

Já se o usuário não gostar da experiência, faça um exercício de autocrítica e avalie em quais pontos o seu material deixa a desejar.

Após a análise, procure readaptar seu conteúdo e aguarde se o posicionamento melhora com o passar do tempo. Para evitar esse transtorno, procure sempre entender o comportamento da sua audiência, por meio de pesquisas e um estudo detalhado de palavras-chave, por exemplo.

Embora a oscilação de tráfego assuste, esse é um fenômeno que acontece com certa frequência. Por isso, é fundamental ter uma postura preventiva, fazer monitoramentos constantes dos números do site e da concorrência, e se manter sempre atualizado para oferecer o melhor para seu público.

E aí, curtiu o conteúdo? Então, aproveite para compartilhar com seus colegas nas redes sociais! 

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por