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Instagram Insights: conheça as métricas mais importantes para o seu negócio!

7 minutos de leitura

Para entender melhor o seu público-alvo, o Instagram Insights é uma ferramenta incrível, pois os dados vão mostrar como os usuários interagem, os seus interesses e personalidade. Certamente, você pode tomar decisões de negócios com base em sua intuição, mas é mais provável que acerte o alvo, quando puder validar as suposições com fatos concretos.

Os dados e análises ajudam a medir o impacto de seus esforços de marketing em diferentes canais, para ver se existe algo que você precisa fazer diferente, como direcionar a um público novo, postar em determinado horário do dia ou experimentar um novo formato de conteúdo.

Sendo assim, você poderá criar uma estratégia mais eficaz para a social media, usando o Instagram Insights. Continue a leitura para saber mais!

Como acessar o Instagram Insights

  1. em primeiro lugar, certifique-se de que o seu perfil do Instagram está definido como público;
  2. navegue até o seu perfil do Instagram e toque nas configurações no canto superior direito;
  3. role para baixo e clique em “mudar para conta empresarial”;
  4. em seguida, você será instruído a conectar sua conta a uma página do Facebook (se você não tiver uma página do Facebook, poderá criar uma durante essa etapa.)
  5. confirme se todos os seus dados estão corretos e clique em "concluído''.

Agora, o Instagram Insights estará disponível, por meio do seu perfil. Então, vamos prosseguir para descobrir o que esses Insights do Instagram, realmente, significam e como você pode usá-los para melhorar sua estratégia de marketing.

Como ele funciona?

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Ao explorar o Instagram Insights, você encontrará muitos termos, gráficos e números diferentes que indicam métricas importantes. Nesse sentido, chegou o momento de definir o significado de cada uma delas e como você pode extrair informações valiosas!

Para acessar o Instagram Insights, navegue até sua página de perfil e toque na parte superior, onde as visitas de perfil estão disponíveis. Da mesma forma, você pode tocar no botão de menu no canto superior direito, e encontrar 'Insights' como a primeira opção. O Instagram Insights é dividido nas três seguintes guias, contendo informações diferentes como:

  • Atividade;
  • Conteúdo;
  • Público.

1. Atividade

Na guia Atividade, você encontrará dois conjuntos de insights do Instagram: Interações e Descoberta. Vamos nos aprofundar em cada subseção e descobrir o que cada estatística significa!

Interações

Nesta subseção, você pode ver o número total de ações realizadas em sua conta na semana anterior, seguido por uma lista de outras métricas. Aqui está o que esses insights do Instagram significam:

  • visitas de perfil: o número de usuários que visitaram o seu perfil do Instagram;
  • cliques no site: o número de usuários que clicaram no link do site em sua biografia;
  • e-mail: o número de vezes que os usuários clicaram no e-mail em seu perfil;
  • ligue: o número de vezes que os usuários tocaram em Ligar em seu perfil.

Usando o gráfico, você pode ver qual dia da semana tem mais interações, bem como uma comparação das interações da semana anterior. Deve-se observar que essa seção do Instagram Insights é limitada aos últimos 7 dias.

Descoberta

A próxima subseção exibe o desempenho geral e a influência de sua conta do Instagram, usando duas métricas principais: Alcance e Impressões.

  • alcance: o número de contas únicas que viram qualquer uma das suas postagens;
  • impressões: o número total de vezes que todas as suas postagens foram vistas.

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Essas informações semanais são muito valiosas, pois você pode comparar o seu alcance, dependendo de certas campanhas ou atividades sociais. Sendo assim, rastrear essas métricas é importante para saber se os esforços para promover sua conta são bem-sucedidos.

Portanto, a guia Atividade no Instagram Insights revela a influência de sua página, bem como detalhes de como as pessoas interagiram com ela. No entanto, deve-se observar que essa seção do Instagram Insights também está limitada aos últimos 7 dias.

2. Conteúdo

Na guia Conteúdo, é dividida em Feed, Stories e Promoções, e você encontrará insights do Instagram relacionados a postagens individuais em seu perfil. Isso inclui conteúdo de foto, vídeo, stories e até mesmo qualquer postagem paga promocional, que você possa ter publicado.

Feed

Aqui você encontrará todos os insights importantes do Instagram sobre o conteúdo do seu feed, nos últimos 2 anos! É possível classificar seus insights por tipo de conteúdo, métrica e período de tempo. A seguir, confira os insights do Instagram que você pode filtrar:

  • chamadas: contas exclusivas que seguiram o CTA;
  • comentários: os comentários em seus posts;
  • e-mails: contas exclusivas que seguiram o CTA para e-mail;
  • engajamento: contas únicas que curtiram, comentaram ou salvaram seu post;
  • seguidores: contas que começaram a te seguir por causa do seu post;
  • impressões: quantas vezes o seu post foi visto;
  • curtidas: quantas curtidas teve em seu post;
  • visitas no perfil: as vezes que seu perfil foi visualizado;
  • alcance: contas exclusivas que viram suas postagens;
  • salvas: quem salvou a sua postagem;
  • cliques no site: as vezes que seu site foi clicado, por causa de seu post;
  • encaminhar: pessoas que compartilharam sua postagem para outros usuários do Instagram;
  • compartilhar: quantas pessoas compartilharam uma foto ou vídeo do Instagram, para outras redes sociais.

alcance

Você pode filtrar e ordenar todas as suas postagens, com base nesses insights do Instagram, para ver quais tiveram o melhor e pior desempenho. 

Sendo assim, é possível ver o total de interações de cada postagem, o detalhamento do engajamento e da descoberta do seu post. Em outras palavras, isso inclui a origem de todas as suas impressões: sejam hashtags, diretamente por meio de seu perfil, feed de página inicial ou outros.

O Feed é a maneira mais fácil de ver o tipo de conteúdo que tem o melhor desempenho com seu público, e também rastrear como sua taxa de envolvimento varia ao longo do tempo! Além disso, em "Descoberta", você pode ver se sua estratégia de hashtag está tendo um impacto positivo no alcance.

Stories

Os stories são outra subseção na guia Conteúdo, onde você pode ver os insights do Instagram de seus stories. Essas métricas esclarecem como os usuários vêem e interagem com os stories, o que pode ajudá-lo a moldar e planejar o conteúdo relevante.

Os insights do Instagram que você pode acessar para stories incluem:

  • impressões: o número de vezes que a sua história no Instagram foi vista;
  • alcance: o número de contas únicas que visualizaram a postagem em seu storie no Instagram;
  • saídas: o número de vezes que um usuário saiu de um storie;
  • respostas: é uma métrica de interação, que representa o total de ações que as pessoas executam quando visualizaram um storie, incluindo respostas e visitas ao perfil;
  • visualizadores: os usuários específicos que viram uma determinada postagem em sua história;
  • avançar: quantos usuários pularam a postagem do storie;
  • voltar: número de toques para ver o storie anterior;
  • próximo story: o número de avanços (sem concluir a história atual) para o próximo storie da conta.

métricas

A partir disso, você pode tirar conclusões sobre o tipo de conteúdo que funciona melhor. A seção Navegação oferece indicadores-chave de desempenho, para você avaliar o interesse do seu público em suas Stories.

De fato, essas são métricas esclarecedoras e podem ajudá-lo a criar ações de marketing, de acordo com as preferências do seu público. 

Promoções

Além disso, na guia Conteúdo do Instagram Insights, você também pode encontrar as métricas relacionadas a quaisquer promoções e anúncios pagos que publicou, ou executou em sua conta. Você pode ver:

  • número de visitas de perfil de suas postagens promocionais;
  • número de impressões, alcance e envolvimento na postagem;
  • sexo, idade e localização do público que viram o post.

Usando esses insights do Instagram, você pode avaliar suas campanhas promocionais pagas e ver quais postagens foram mais eficazes, para atingir os objetivos de negócios que você definiu.  

3. Público

É aqui que você pode obter uma melhor compreensão de quem são seus seguidores e onde eles vivem, bem como ver como seu número de seguidores variou em relação à semana anterior. 

Na guia Público do Instagram Insights, você encontrará 4 conjuntos principais de informações sobre seus seguidores:

  • sexo: a divisão percentual de seus seguidores;
  • faixa etária: as faixas etárias de seus seguidores;
  • principais locais: os locais de seus seguidores com base na cidade e nos países;
  • seguidores: os horários mais ativos de seus seguidores, por hora do dia e dias da semana.

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Como você pode ver, a seção Público revela os principais insights do Instagram sobre seus seguidores, que podem ajudar a construir e melhorar sua Estratégia de Marketing do Instagram. Você pode não apenas entender melhor quem o segue, mas também decifrar o momento em que seus seguidores são mais ativos, ajudando você a planejar e programar melhor suas postagens no Instagram para alcançar o máximo de pessoas possível!

Enfim, por hoje é só! Espero que este artigo tenha sido relevante para te ajudar nessa jornada de sucesso do instagram, e se quiser saber mais, recomendo que leia o nosso artigo sobre como patrocinar posts no instagram!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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