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API Oficial do WhatsApp: inúmeras possibilidades para seu atendimento com a Tag Center

5 minutos de leitura

O WhatsApp surgiu em 2009, lembra? No início a ferramenta operava como uma simples plataforma de troca de mensagens entre colegas e amigos.

No entanto, com o passar dos anos, as empresas começaram a enxerga o potencial do aplicativo de mensagens instantâneas, tornando-o hoje um dos principais canais de vendas e comunicação entre clientes e marca.

Ainda não se convenceu da popularidade do WhatsApp? Pois bem, segundo estudo realizado pelo Fortunly, 74% dos consumidores utilizam essa plataforma para efetivar as compras e que 76% buscam suporte.

E as novidades do aplicativo não param! Recentemente, surgiu o API do WhatsApp que foca em negócios com alto fluxo de mensagens. Quer saber mais sobre esse recurso? Continue a leitura e aproveite?

O que é o API do WhatsApp?

A plataforma de API do WhatsApp surgiu no mercado no dia 1º de agosto de 2018, com o intuito de ser uma solução para empresas de médio e grande porte.

O foco aqui é ajudar os negócios com uma grande base de contatos em diferentes regiões. Desse modo, eles conseguem suportar o envio diário de inúmeras mensagens, com respostas mais rápidas e eficazes.

Mas, o que é esse recurso? O WhatsApp Business API nada mais é do que uma tecnologia disponível pelo app de mensagens que possibilita a integração da ferramenta com outras funcionalidades, o que pode melhorar o atendimento e relacionamento com os clientes.

E, um dos exemplos mais simples dessa função é aplicação de automatização do atendimento via WhatsApp, é com uso de bots.

De modo geral, o API do WhatsApp é uma maneira de facilitar a comunicação entre empresas de médio e grande porte com clientes, e que, por esse motivo, possuem um número elevado de comunicações.

Importante: mas para que esse recurso funcione é preciso cadastrar vários números no WhatsApp para cada um dos atendentes.

Assim, há a possibilidade de otimizar o atendimento ao cliente e diminuir as chances de erro no uso do aplicativo de mensagens. Isto é, usando essa ferramenta, você poderá fazer atendimentos digitais em grande escala, sem a necessidade de estar em um único dispositivo.

Como funciona o API do WhatsApp?

De maneira simples, podemos dizer que a funcionalidade opera realizando a integração entre o WhatsApp Business e outras plataformas de atendimento digitais.

Ao incorporar o API do WhatsApp nas estratégias da sua empresa, você pode aprimorar a comunicação e processos de atendimento, tornando-os mais produtivos e eficientes. Dessa maneira, é possível melhorar com mais facilidade as suas vendas e atendimentos online.

Além disso, essa integração com a API do WhatsApp poderá ajudar na alocação de colaboradores no seu atendimento, já que você conseguirá ter uma escala maior do seu time comercial focada em atender diversos consumidores.

Quais são as vantagens de usar esse recurso do WhatsApp?

Agora que já vimos o que é o API do WhatsApp e como ele funciona, chegou o momento de entender quais são suas vantagens. Acompanhe!

Número “escondido”

No API do WhatsApp, você pode ocultar o número do telefone comercial da sua empresa, sabia? Dessa forma, será exibida somente o nome do seu negócio.

Mas, no que isso te ajuda? Com essa funcionalidade você conseguirá bloquear ligações indesejadas e focar nos demais recursos do app.

Evita banimentos

Para evitar o banimento da sua conta, basta realizar a verificação comercial do API do WhatsApp Business. Ou seja, você poderá enviar todas as suas comunicações tranquilamente, sem a possibilidade de perder seu número.

Mensagens automáticas

Essa funcionalidade ajuda o time de vendas a otimizar o tempo de trabalho. Como funciona? Quando o potencial cliente faz uma pergunta via API do WhatsApp, o aplicativo de mensagens automaticamente disponibiliza uma lista de possibilidades para iniciar o atendimento.

Imagine que você tem um e-commerce de vestuários, seu app pode perguntar o nome do consumidor e começar assim:

Olá, Letícia! Como vai? É um prazer conversar com você!

Para te atendermos da melhor forma, você gostaria de informações sobre:

  1. Roupas infantis
  2. Roupas masculinas
  3. Roupas femininas
  4. Outros assuntos

A cliente escolherá a opção desejada e a conversa terá continuidade automaticamente.

Suponhamos que a Letícia opte pela opção 3 “Roupas femininas”, você poderá enviar um catálogo com todos os produtos disponíveis nesse seguimento da loja.

Dica: também é possível disponibilizar a opção de compra pelo API do WhatsApp através de links de pagamento.

Transmissão em massa

Está cansado de enviar manualmente a mesma mensagem para vários contatos? Com o Recurso de API do WhatsApp é possível automatizar isso.

Um clássico exemplo de uso dessa funcionalidade é quando chega um novo produto na sua loja e você quer avisar todos os clientes sobre a novidade, ou quando o comércio está de casa nova e você precisa informar o novo endereço.

Apenas um número de WhatsApp

Chega de ter um número diferente para cada colaborador! Vamos facilitar suas comunicações?

Com o API do WhatsApp, sua empresa pode ter apenas um número para todos os atendentes e os clientes não precisarão ficar esperando pelo atendimento.

Geração e qualificação de leads

Você sabia que com esse recurso do WhatsApp sua empresa pode aumentar o número de leads? Com a ajuda de um sistema de automação, como a Tag Center, você pede os dados do seu cliente apenas uma vez.

Desse modo, você terá todas as informações e toda vez que for interagir com esse consumidor, não precisará perguntar tudo de novo.

#Spoiler: com a Tag Center, você pode fazer configurações para que o mesmo cliente sempre converse com o mesmo atendente.

Como funciona a parceria entre a Hubify e a Tag Center?

A parceria entre a Hubify e a Tag Center nasceu em 2022, e já rendeu ótimos frutos!

Nesse cenário, a Hubify elabora toda a estratégia de marketing conversacional dos clientes e faz a gestão de todo o projeto. Já a Tag Center entra em campo com sua expertise para nos ajudar a implementar a estratégia.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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