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SEO para e-commerce: guia para otimizar sua loja virtual

6 minutos de leitura

Você sabia que sua loja virtual também precisa de práticas de Search Engine Optimization (SEO)? Com uma boa estratégia de SEO para e-commerce, você ganhará mais destaque nos mecanismos de busca, como o Google.

O mundo do SEO é extremamente amplo e suas boas práticas vão desde usar os termos adequados nas páginas do seu site, até ações técnicas de arquitetura.

Então, para te ajudar a esclarecer os principais pontos sobre SEO para e-commerce, nós produzimos este artigo completo. Continue a leitura! 

O que é SEO?

O Search Engine Optimization (SEO), ou em português Otimização para Motores de Busca, é uma estratégia para facilitar a identificação de um site pelos buscadores.

No caso das lojas virtuais, esse é o processo que possibilita que os mecanismos de busca apresentem o seu e-commerce nos resultados quando um internauta faz uma pesquisa por algo que sua empresa oferece ou pelo nome da sua loja.

Esse tipo de trabalho é importante para garantir que mais pessoas acessem seu site sem que os anúncios do Google sejam sua única fonte de tráfego. Se, por exemplo, alguém busca “tênis esportivo Adidas”, você oferece esse produto e tem seu site otimizado, idealmente sua página aparecerá como um dos principais resultados.

Qual a importância do SEO para e-commerce?

Vamos começar com um dado importante! Segundo a pesquisa SEO Trends, lojas virtuais brasileiras que investem em estratégias de SEO atraem 13,2 vezes mais visitantes e conquistam 5,7 vezes mais clientes.

Trabalhar o SEO para e-commerce, portanto, pode reduzir o seu custo de aquisição de clientes (CAC) e garantir visitas à sua loja virtual, que terão potencial para conversão em vendas.

Além disso, a estratégia também permite que você:

  • atraia tráfego orgânico, sem investimento em anúncios;
  • ganhe autoridade no mercado, por estar à frente da concorrência nos mecanismos de busca;
  • gere tráfego qualificado de clientes interessados em seu conteúdo, já que os mesmos estarão buscando ativamente pelos assuntos e produtos oferecidos em suas páginas.

Como fazer seu e-commerce conquistar a primeira posição do Google?

Agora que já entendemos o que é SEO e qual é sua importância para uma loja virtual, chegou o momento de ver como fazer seu e-commerce alcançar a primeira posição do Google. Confira a seguir!

Palavras-chave de fundo de funil

O processo de SEO sempre começa com a pesquisa de palavras-chave, certo? Usar esse artificio no seu site torna o conteúdo encontrável pelo usuário que realiza uma busca no Google. Por esse motivo, é imprescindível fazer essa pesquisa de olho no funil de vendas.

Sua página deve atrair tráfego em todas as etapas da jornada de compra, usando desde palavras head tail (como “tênis”), quando o consumidor ainda está em início de pesquisa, até as long tail (como “tênis de corrida Adidas”), quando ele já está mais decidido.

Títulos das páginas

Após pesquisar as palavras-chave, é necessário inseri-las nas suas páginas de forma inteligente, de modo a fazer com que o Google entenda seu assunto principal.

O título é o carro-chefe do SEO On Page, então é obrigatório, a palavra-chave deve aparecer nele.

Por exemplo, uma página que vende um tênis deve ter em seu título a palavra “tênis” acompanhada da marca, modelo e mais algum destaque do produto.

Importante: não se esqueça de não ultrapassar os 63 caracteres, que é apenas o que o Google exibe.

Heading tags

As heading tags (tags <h1>, <h2>, <h3> etc.) são marcações no código que identificam a hierarquia entre os títulos e intertítulos da página.

O h1 geralmente tem o mesmo texto do título, que mencionamos anteriormente. Já o h2, h3 (e assim por diante) identificam os intertítulos, onde você pode destacar palavras-chave relacionadas.

Meta descrições 

A meta descrição é o texto descritivo que acompanha o título da página nos resultados de busca do Google.

Use esse conteúdo como um pequeno resumo do que o usuário encontrará na página (não só de produtos, mas também de categorias), motivando o internauta a clicar no seu site.

Aqui, também é indicado o uso da palavra-chave, já que ela aparece em negrito nos resultados.

Observação: o texto deve ter no máximo 160 caracteres.

Imagens 

Outra opção que pode gerar um tráfego interessante para sua página é a busca por imagens no Google. E, de modo a aproveitar essa técnica de SEO para e-commerce, é necessário utilizar as tags corretamente.

A tag <alt> indica o texto alternativo que aparece caso a imagem não seja exibida, e a tag <src> refere-se ao nome original do arquivo (nome-do-arquivo.jpg).

Com uma descrição clara e informativa, o Google consegue entender os elementos visuais que constituem esse arquivo.

URLs

Muitos sistemas usam um conjunto de códigos na criação de URLs, esse é o padrão. Porém, a URL é um importante fator de ranqueamento para o Google, já que ela comunica o assunto principal de uma página.

Por isso, prefira uma estrutura de URLs simples e compreensível, que descreva com clareza o conteúdo da página.

Descrição dos produtos

Agora só falta acrescentar a palavra-chave no conteúdo da página!

Usar “tênis de corrida Adidas”, de forma natural, ao longo da descrição do produto aumenta as chances de aparecer na busca por esse termo.

Crie um texto natural e interessante para seus produtos e categorias, de modo a engajar o usuário e mostrar ao Google sobre o que você está falando 

Linkagem interna

Uma página importante transfere sua autoridade para páginas menos acessadas dentro do site, e o Google entende que ela também é relevante, sabia?

É o que acontece, por exemplo, quando um link para um produto é inserido na página inicial, na seção de “mais vendidos”, por exemplo.

A página interna passa a ter mais relevância para o Google. Quanto mais links de qualidade receber, mais importante ela será e melhor aparecerá nos resultados.

Quais erros devem ser evitados ao otimizar SEO para e-commerce?

Já se perguntou quais erros devem ser evitados durante a otimização do seu e-commerce? Calma, nós responderemos essa questão agora mesmo!

Escolha da plataforma

A escolha da plataforma para o seu e-commerce influencia diretamente nas suas estratégias de SEO, acredite! Ela deve ser otimizada para facilitar as configurações que falamos no decorrer desse artigo e a compreensão do Google sobre as páginas.

Opções de customização também são importantíssimas, pois cada negócio tem suas necessidades.

Conteúdo duplicado

Ter conteúdos duplicados em diferentes URLs do seu site é mais normal do que você imagina. Isso ocorre porque as diferentes URLs dão acesso à mesma página inicial:

  • www.site.com.br
  • site.com.br
  • site.com.br/index.html 

Também pode acontecer do conteúdo interno estar duplicado em páginas parametrizadas, que levam à mesma página da URL original, por exemplo:

  • site.com.br/tenis/
  • site.com.br/tenis/utm_source=newsletter&utm_campaign=emm7

Isso está acontecendo no seu site? Então, devo te dizer que você está criando uma concorrência desnecessária entre as suas páginas, e o Google não sabe quais são as mais relevantes.

Para resolver essa questão, você deve aplicar uma Canonical Tag, que mostra para o Google qual é a URL original ou mais importante, que deve ser indexada pelos seus robôs.

Links quebrados

É comum que algumas páginas deixem de fazer parte de um site ao longo do tempo.

Produtos deixam de existir, páginas mudam de URL, etc. Mas o usuário que acessar aquela página inexistente encontrará o quê? O frustração do erro 404 (“page not found”).

Por esse motivo, é importante corrigir esses problemas. Você pode criar uma página de erro personalizada, pedindo desculpas e direcionando para outros conteúdos, ou usar o Redirecionamento 301 da URL inexistente para uma URL nova.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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