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Reativação da base de clientes: como recuperar contatos inativos na RD Station

7 minutos de leitura

Para conquistar o consumidor, sua empresa precisa estar sempre criando novas formas de estimulá-lo, e isso mesmo após a compra. Neste sentido, a reativação da base de clientes pode ajudar a trazer de volta os consumidores “sumidos”.

Afinal, quem nunca fez uma aquisição, seja de um app ou de um produto, que acabou entrando em desuso, tornando os contatos com a marca inúteis? Isso pode ter acontecido com diversos clientes do seu negócio! E o objetivo da reativação da base de clientes é lembrar seus consumidores sobre os diferenciais da sua marca e, assim, reconquistá-los.

Nesse sentido, vale lembrar que, de acordo com Philip Kotler, fidelizar um consumidor chega a ser até 7 vezes mais barato do que conquistar novos clientes.

Por isso, mesmo que seus clientes ou consumidores esqueçam da sua marca, reconquistá-los pode ser mais fácil do que você imagina. Mas, para isso, você vai precisar das estratégias e ferramentas certas.

Entendeu agora porque a reativação da base de clientes é importante? Então, continue acompanhando e descubra como funciona a reativação, confira dicas para realizar essa estratégia com maestria e entenda como a RD Station pode ajudar.

Qual a diferença entre leads ativos e inativos?

Antes de realizar a reativação, você vai precisar classificar seus leads entre ativos e inativos.

Os leads ativos são aqueles que continuam recebendo e, mais importante, acessando seus conteúdos. Eles abrem os e-mails que você envia, interagem com a sua marca nas redes sociais e até mesmo contatam o atendimento da sua empresa.

Já os inativos são aqueles que não querem engajar com suas tentativas de interação do negócio. Eles são chamados de contatos inválidos, que estão desativados da sua base.

Desativar os contatos inativos é importante para entender quem realmente tem interesse no seu negócio e não importunar consumidores que não estão interessados nas suas campanhas.

Nas configurações da RD, os leads inativos são categorizados dessa forma quando:

  • escolhem se descadastrar;
  • marcam o e-mail recebido como SPAM;
  • são classificados como Hard Bounce;
  • são classificados como Soft Bounce 6 vezes;
  • e-mail incorreto ou inexistente.

Diferente do lead desengajado, que é um contato válido que apenas não tem aberto suas correspondências, o lead inativo é desativado da base de clientes.

Para o lead desengajado, é possível realizar uma segmentação na RD Station e criar fluxos de e-mail voltados para chamar atenção daquele consumidor. Podem ser conteúdos personalizados, ou até mesmo ofertas e descontos exclusivos.

Nesse sentido, vale lembrar que o lead não é necessariamente um cliente, mas também alguém que pode vir a ser um — ou seja, em geral, ele é um cliente em potencial.

Como realizar a reativação da base de clientes?

No caso da reativação de leads inativos, o primeiro contato precisa partir do consumidor. Quando um lead decide não receber informações sobre sua empresa, pode ficar chato continuar enviando mensagens, mesmo que sejam com a intenção de recuperar o cliente.

Por isso, é preciso pensar em estratégias mais passivas. Por exemplo, entender o que levou o lead a se descadastrar pode ser uma ótima forma de fazer com que ele volte atrás na decisão e se cadastre novamente. Vamos saber mais sobre isso?

Entenda os motivos do lead

Às vezes, o lead é perdido porque se desinteressou pelo produto ou solução. Às vezes, ele foi para a concorrência.

Nesse sentido, entender seus motivos é essencial para criar estratégias mais assertivas. Por exemplo, quando o que acontece é o segundo caso, você pode criar campanhas de marketing voltadas para os diferenciais do seu produto em relação aos concorrentes.

Ou seja, entendendo o motivo de partida do lead, fica muito mais fácil criar mensagens direcionadas, feitas para reconquistar o lead e melhorar o relacionamento com o cliente.

Identifique o público

Após entender o motivo, é hora de entender quem são as pessoas que se tornam inativas na sua base de cliente. Quais são seus gostos? Interesses? Por que se afastaram da sua marca?

Dessa forma, você consegue construir um perfil que se relacione com o lead inativo, o que também vai facilitar na criação de campanhas para recuperação desses clientes.

Invista em mensagens personalizadas

De nada adianta fazer todos esses levantamentos, se eles não forem aplicados na sua comunicação. Por isso, segmentar seus públicos e personalizar mensagens para cada nicho, incluindo as campanhas de Inbound Marketing para leads inativos, vai melhorar o relacionamento da marca com o consumidor.

Do mesmo modo, é importante manter uma mesma linguagem em todas as comunicações. Se sua empresa tem um tom jovial e despreocupado, não faz sentido tentar ser sério e formal em outros nichos da sua base de cliente.

Confira alguns exemplos de mensagens personalizadas que podem ajudar a atrair o lead inativo:

  • apresentação de novidades: crie campanhas para apresentar novos produtos, serviços e soluções que interessem os leads inativos.
  • inovações da empresa: mostre também que sua empresa está sempre em constante mudança e evolução, para que o lead reconsidere dar uma nova chance;
  • descontos exclusivos: campanhas de descontos exclusivos são ótimas maneiras de chamar atenção do lead inativo e persuadi-lo a compra, tanto ativos quanto inativos;
  • conteúdos personalizados: crie conteúdos voltados para a dor do lead inativo e espere pelo recadastramento.

Nesse sentido, vale lembrar que não é beneficial enviar as campanhas diretamente para o lead inativo, seja por e-mails ou redes sociais. Como ele se descadastrou da sua base, é recomendado que o lead se interesse pelos conteúdos sozinho (via marketing e estratégias de SEO) e volte para sua base de clientes ao se cadastrar novamente por vontade própria.

Dessa forma, você evita uma comunicação invasiva e uma experiência negativo do consumidor com a marca, pois ninguém gosta de receber conteúdos indesejados em contas pessoais.

Utilize estratégias de Inbound Marketing

O Inbound Marketing busca atrair o cliente até sua marca, em vez de fazer com que você corra atrás dele. Por isso, ele é uma ótima maneira para reativar a base de clientes inativos: são campanhas passivas, que não invadem o espaço do consumidor.

Ao criar conteúdo de qualidade, voltados para sua persona e conforme os interesses do seu público-alvo, é possível atrair diversos consumidores, inclusive os que estavam sumidos.

Do mesmo modo, você pode utilizar as dicas anteriores para criar conteúdos ainda mais específicos, que foquem nas dores dos seus clientes inativos. Assim, vai ser mais fácil deixá-los interessados na sua marca outra vez.

Como fazer a reativação da base de clientes com a RD Station?

Você sabia que a RD Station tem uma funcionalidade específica, voltada para reativação da base de clientes?

Com essa ferramenta ativada, vai ficar muito mais fácil reativar os consumidores que se recadastrarem na sua base de clientes e deixá-los satisfeitos com suas comunicações. Isso porque, com a plataforma, a maior parte desse processo acontecerá de forma automatizada.

Nesse sentido, quando um lead inativo se cadastrar em uma Landing page, pop-up ou newsletter, ele vai receber um e-mail automático e personalizado, para confirmar seu interesse no recadastramento.

Dessa forma, você cria um esquema semelhante à dupla confirmação do celular e, assim, garante a satisfação do consumidor, independente de qual seja a resposta.

Agora que você já sabe como recuperar contatos inativos, vamos entender como ativar a funcionalidade de recuperação da base de clientes da RD para tornar seu negócio ainda mais otimizado.

5 passos para habilitar a configuração da ferramenta

  1. Entre na sua página de cliente da RD Station;
  2. No canto superior direito, clique no nome da sua conta e depois em “Conta”;
  3. Clique na aba “Proteção de dados”, e em seguida vá para “Reativação de leads;
  4. Lá, você vai poder ler todas as descrições da funcionalidade;
  5. Depois de ler, clique em “Ativar dupla confirmação” e preencha as informações solicitadas;

Clique em “Salvar e ativar” e pronto, sua reativação da base de clientes foi acionada!

O e-mail é padrão da plataforma, e por isso não é possível editar seu texto. As informações necessárias geralmente são “nome do remetente”, “e-mail do remetente” e “idioma da dupla confirmação”.

Como é a parceria entre 8D Hubify e RD Station?

A parceria entre 8D Hubify e RD Station é uma combinação poderosa de expertise em marketing digital e automação de marketing. A 8D Hubify, uma renomada agência de marketing digital, traz sua vasta experiência em estratégias de marketing, publicidade digital e otimização de conversão para a colaboração.

Por outro lado, a RD Station é uma plataforma líder em automação de marketing, fornecendo ferramentas abrangentes para atrair, nutrir e converter leads em clientes.

Juntas, as empresas oferecem uma solução integrada que permite aos negócios maximizar seu alcance, engajamento e conversões, aproveitando o poder do marketing digital e da automação.

A parceria entre a 8D Hubify e a RD Station é uma ótima notícia para as empresas que desejam impulsionar seus resultados de marketing e expandir sua presença online de forma eficiente e eficaz.

Conclusão

Viu como é fácil? Com a reativação da base de clientes configurada, você garante que os leads inativos que se cadastraram de novo realmente requerem voltar a ter contato com seu negócio. Dessa forma, você sempre terá leads engajados e de ótima qualidade. Essas métricas são essenciais para o sucesso do negócio!

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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