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Como usar o ActiveCampaign para recuperar carrinho abandonado?

6 minutos de leitura

Me diga uma coisa: seu e-commerce tem um bom fluxo de visitas e elevada taxa de cliques, mas um número baixo de compras concluídas? Bom, então você enfrenta um sério problema chamado carrinho abandonado.

Mas, isso é mais comum do que imaginamos, segundo a pesquisa The Remarketing Report, mais de 75% das pessoas abandonam seus carrinhos de compra online. Ou seja, 3 a cada 4 potenciais clientes deixam sua loja virtual sem comprar o que colocaram no carrinho.

Calma, nem tudo está perdido! Uma das soluções possíveis é usar estratégias de e-mail marketing de recuperação de carrinho. #Spoiler dos bons: e-mails de abandono de carrinho têm uma taxa de abertura de quase 45%.

E aí, quer entender os motivos que levam ao carrinho abandonado e como reverter essa situação no seu e-commerce com a ajuda da ActiveCampaign? Continue a leitura!

Quais são os motivos que levam ao abandono do carrinho?

Entenda a seguir as principais causas que acarretam o carrinho abandonado. Acompanhe!

Frete caro

O valor do frete costuma variar conforme o endereço de entrega da mercadoria e pode surpreender negativamente o consumidor.

Isso pode acontecer, principalmente, devido a dois fatores:

  • quando o valor do frete acaba sendo maior do que o valor do próprio produto;
  • quando a pessoa realiza a compra de diversos produtos, mas mesmo assim não consegue atingir o valor necessário para ter frete grátis.

Exigência de criar uma nova conta de usuário

Ao realizar compras online, as pessoas buscam por agilidade e praticidade, concorda?

Nós mesmos, enquanto consumidores, acabamos praticando o carrinho abandonado quando nos deparamos com processos longos e/ou confusos.

Além dos temidos cadastros complexos, a difícil recuperação de senha da conta pode ser outro ponto que afeta diretamente no abandono de carrinho.

Para evitar esses problemas, invista em cadastros simples, somente com dados necessários para a compra e entrega da mercadoria. Também ofereça uma alternativa fácil para a recuperação de senha, usando e-mail ou SMS, por exemplo.

Cadastros complexos

Quando o potencial cliente se depara com um processo de cadastro muito extenso e complexo, ele certamente desiste de finalizar a compra.

Sim, é imprescindível contar com metodologias de confirmação de compra, mas quando o processo se torna complicado demais, ele pode surtir o efeito contrário.

Por isso, uma alternativa para resolver esse problema é instalar um indicador de processo, de modo que a pessoa possa acompanhar em qual etapa está e quanto falta para finalizar o cadastro.

Falta de segurança da plataforma

A pessoa só segue com a ação se sentir confiança no site no qual está comprando. Se ela percebe que a plataforma não é lá tão confiável, há carrinho abandonado e a bisca pelo produto em outras lojas.

Logo, aposte em certificados de segurança e os coloque em destaque no seu e-commerce, isso ajuda a aumentar a confiabilidade no seu site. Além disso, investir em prova social pode ser outra saída.

Meios de pagamento limitados

Ainda há pessoas que não se sentem confortáveis para realizar compras online, isso devido à segurança.

Nesse contexto, um dos principais motivos do carrinho abandonado é a limitação dos meios de pagamento. Diversas lojas virtuais ainda oferecem somente a opção de pagamento no cartão de crédito, o que é um erro.

Para cativar o cliente, é essencial disponibilizar diversos meios de pagamento, como PIX, boleto bancário ou débito em conta.

Falta de suporte

O suporte ao cliente é fundamental, sabia? Esse é o momento que a sua empresa mostra que está preparada e disponível para ajudar as pessoas.

E o que acontece quando o consumidor não se sente acolhido? Isso mesmo, carrinho abandonado!

Por esse motivo, ofereça várias formas de contato, como:

  • redes sociais;
  • telefone;
  • WhatsApp;
  • e-mail;
  • chat online.

Assim, o seu cliente poderá escolher qual das opções prefere para entrar em contato com a sua marca e tirar dúvidas.

Consumidor está apenas realizando uma pesquisa

Apesar de todos os motivos que elencamos anteriormente, nem todo carrinho abandonado representa um problema no seu site ou no processo de vendas usado pela sua empresa.

É normal que algumas pessoas coloquem produtos no carrinho para simular compras futuras, e elas fazem isso justamente pela facilidade.

O que são e-mails de abandono de carrinho?

Podemos dizer que um e-mail de carrinho abandonado é uma mensagem de follow up enviada a uma pessoa que saiu da loja virtual sem comprar os itens que estão no carrinho.

Esses são potenciais clientes que estão bem próximos da etapa de conversão do funil de vendas, e por esse motivo eles têm uma chance alta de serem impactos por ações do marketing.

Em geral, esses e-mails recuperam 10% dos lucros perdidos. Uma grande vantagem é que são mensagens automatizadas, assim você não precisa se preocupar em disparar esses e-mails o tempo todo. É só contar com a ajuda de um software de automação de marketing!

Como fazer uma estratégia de e-mail para carrinho abandonado?

Agora que já entendemos quais são os principais motivos dos carrinhos abandonados e o que são os e-mails de abandono de carrinho, chegou o momento de ver como montar essa sua estratégia de e-mail. Confira!

Crie uma linha de assunto bem elaborada

Nossa caixa de entrada vive abarrotada de e-mails, por isso, para chamar a atenção do consumidor, é preciso que o assunto do e-mail seja compreensível e tenha tom amigável.

Algumas boas práticas para isso são:

  • colocar nome da empresa;
  • inserir o nome do cliente;
  • ter um tom de voz amigável na mensagem;
  • colocar nome ou detalhes do produto;
  • dar senso de urgência a mensagem;
  • focar no menos é mais.

Coloque um Call to Action claro

Um CTA de e-mail é o link ou botão que tem como objetivo obter uma ação de resposta da pessoa que está lendo a mensagem.

#Dica: evite palavras como “compre” ou “pague” no call to action. Essas palavras podem causar estranheza na pessoa por não estar preparada para executar tal ação.

Um CTA como “retorne ao seu carrinho” faz as pessoas darem o próximo passo antes de concluir a venda.

Mostre seu produto

Fale exatamente o que foi abandonado no carrinho do seu consumidor. O potencial cliente pode não se recordar de quais são os produtos que ele optou por deixar no carrinho.

E, se essa pessoa abrir o e-mail e ainda ficar confusa, diga adeus a essa possível venda.

Crie um senso de urgência

Passar a mensagem para as pessoas que elas podem perder os produtos que adicionaram em seus carrinhos é uma excelente forma de explorar o senso de urgência e escassez.

Além disso, você pode transmitir essa mensagem de outras maneiras, como:

  • informar que o item está prestes a esgotar;
  • mostrar que o produto pertence a uma edição limitada;
  • reservar o carrinho por tempo limitado.

Aborde possíveis objeções

Esteja sempre a frente do tempo e elimine os argumentos contra a compra do produto, antes mesmo que os potenciais clientes pensem neles!

Aborde as objeções realizando pesquisas com clientes e testes de usabilidade do seu site. Compreenda quais são as preocupações dessas pessoas, assim você conseguirá resolver esse problema pelo seu e-mail de carrinho abandonado.

Use avaliações e provas sociais

Use o poder das avaliações e das provas sociais para converter os não convencidos!

Faça uma análise das avaliações que sua marca recebeu e selecione as melhores para colocar no seu e-mail de carrinho abandonado.

Como recuperar carrinho abandonado com a automação de e-mails do ActiveCampaign?

Com a ferramenta ActiveCampaign você tem autonomia para acionar automações quando um carrinho é abandonado, agendar o envio de cada e-mail e integrar essas informações com outras plataformas, como:

  • Shopify;
  • WooCommerce;
  • BigCommerce.

Como é a parceria da Hubify com a ActiveCampaign?

Essa parceria iniciou em 2021 e, apesar de ter chegado recentemente no Brasil, a ActiveCampaign vem se mostrando como uma tendência! Ela oferece ferramentas de e-mail marketing, automação de marketing e CRM, para criar experiências incríveis com nossos clientes.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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