Blog 8D Hubify

CRM e ERP: entenda as diferenças entre as ferramentas

6 minutos de leitura

Com certeza, melhorar o relacionamento com o cliente e a gestão de processos internos são objetivos comuns a muitas empresas. Isso porque, por meio deles, é possível alavancar o sucesso dos negócios. 

Quando esse é o assunto, os softwares voltados para CRM e ERP se destacam como ferramentas indispensáveis para atingir essas metas. 

Contudo, muitos empreendedores confundem as duas soluções — especialmente no momento de escolher uma plataforma que atenda às principais necessidades da sua organização. Se esse é o seu caso, não se preocupe, vamos te ajudar.

Neste artigo, você descobrirá o que é CRM e ERP, quais suas principais diferenças e como escolher a melhor opção. Vamos lá? Continue a leitura! 

O que é um CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou seja, a Gestão do Relacionamento com Cliente. Dessa forma, podemos dizer que ele é um tipo de software com objetivo de otimizar o contato de uma empresa com seus clientes em potencial. 

Por meio dessa ferramenta, é possível acompanhar todas as negociações em andamento em um único lugar.

Além disso, o CRM registra e organiza as interações que os contatos tiveram com o negócio, facilitando a rotina da equipe de vendas — principalmente com a criação de abordagens customizadas de acordo com as necessidades dos leads

Quais soluções um CRM oferece?

Com a chegada da transformação digital, os consumidores exigem cada vez mais excelência no atendimento ao longo dos micro-momentos da jornada de compra. Para que isso ocorra, o CRM oferece soluções como:

Controle do processo comercial

Uma plataforma voltada para a gestão do relacionamento com o cliente torna possível a organização e o controle das etapas de vendas em um só lugar. Dessa forma, os vendedores conseguem entender em qual estágio cada negociação se encontra de maneira rápida e fácil.

Dados organizados

Outra solução que o CRM oferece está na organização segura dos dados dos negócios. Por meio da ferramenta, a equipe de vendas consegue registrar facilmente o histórico de interações e os motivos de negociações sem sucesso.

Integrações

Um fator importante de um bom Customer Relationship Management é a possibilidade de integração com outras ferramentas, como: calendário, softwares de automação de marketing e até mesmo e-mail. Isso torna as vendas mais ágeis, já que os vendedores acessam tudo que precisam sem alternar entre diversas plataformas.

Atendimento personalizado

Somando todas as soluções, temos como resultado um atendimento personalizado e voltado para as verdadeiras necessidades dos clientes. Assim, é possível antecipar as carências, além de oferecer os produtos e serviços no tempo correto.

O que é um ERP? 

Já o Enterprise Resource Planning (ERP), que, em português, significa planejamento dos recursos da empresa, é um software que tem como foco auxiliar na gestão ampla da empresa. Assim, suas funcionalidades integram as informações de diversas áreas, por exemplo, Finanças, Contabilidade e Recursos Humanos (RH).

Uma de suas principais características é a possibilidade da contratação em módulos, de acordo com o que o negócio necessita. Com os fluxos de comunicação interligados, todas as áreas se conversam simultaneamente, diminuindo o esforço para compartilhar informações.

De modo geral, a ideia central de um ERP é a redução de custos a partir da melhoria dos processos da empresa.

Quais as vantagens de contar com a ajuda de um ERP? 

Apesar de ser uma ferramenta que costuma ter um valor de investimento inicial alto, o ERP apresenta vantagens que recuperam os custos no longo prazo e aumentam os lucros do negócio. Abaixo, confira os principais benefícios que uma plataforma de planejamento dos recursos da empresa oferece.

Integração entre áreas

Um dos desafios empresariais mais comuns é fazer com que as áreas de uma empresa estejam alinhadas na mesma página, comunicando-se de maneira integrada. Com a ajuda de um ERP, é possível integrar as informações a partir da padronização de processos. Isso melhora a produtividade de todas as áreas do negócio. 

Diminuição de custos

A desorganização entre as áreas de uma empresa gera retrabalho, que pode representar um custo alto no final do mês. O ERP permite que todos os recursos da empresa sejam bem aproveitados, como o tempo dos colaboradores. Como consequência, temos a diminuição de custos.

Aumento de produtividade

Uma funcionalidade importante de um bom ERP é a automatização de tarefas repetitivas, o que aumenta a produtividade geral do negócio. Alguns exemplos de processos manuais automatizados são: criação de relatórios, busca por dados, ações contábeis etc. Tudo isso gera tempo para que as equipes foquem em funções mais estratégicas.

Melhoria na tomada de decisão

Outra característica fundamental de um ERP é a formatação de relatórios que permitem uma tomada de decisão embasada em dados. Dessa forma, é possível acompanhar a evolução dos resultados de maneira mais segura, melhorando a tomada de decisão.

Quais são as principais diferenças entre CRM e ERP?

Agora que você já sabe o que é CRM e ERP, fica fácil identificar as principais diferenças entre os dois tipos de software. De modo geral, podemos dizer que:

  • o ERP é uma ferramenta mais ampla, enquanto o CRM é direcionado;
  • o CRM foca principalmente na melhora da qualidade do atendimento ao cliente, já o ERP integra diversas áreas da empresa.

O que um CRM tem em comum com ERP? 

O CRM e ERP também têm pontos em comum. Tanto um quanto o outro usam de dados e inteligência para otimizar os processos de uma empresa. 

CRM e ERP: como escolher entre os dois? 

Para escolher entre CRM e ERP é importante levar em consideração um conjunto de fatores, como os objetivos estratégicos e o tipo de mercado em que sua empresa atua. A seguir, saiba quando escolher cada um deles.

Quando um CRM é a melhor escolha? 

Se a principal necessidade da sua empresa for melhorar a efetividade da sua equipe de vendas, almejando aumentar a qualidade do seu atendimento, então o CRM é a opção a ser escolhida.

Quando um ERP é a melhor escolha?

Contudo, se o seu negócio estiver em busca de integrar as informações das diversas áreas da empresa, focando em aumentar o controle de dados, a dica é priorizar a escolha de um ERP.

Posso usar as duas soluções, CRM e ERP, na minha empresa?

Sim, você pode! Se seu empreendimento tiver disponibilidade financeira para investir nas duas ferramentas, vale a pena contar com o apoio de ambas. Com isso, há uma padronização de processos aliada à melhoria do relacionamento com os clientes.

Também é possível trabalhar com ferramentas de automação de marketing que, além das diversas funcionalidades, oferecem a função de CRM. Nesse sentido, três plataformas que se destacam são:

  • RD Station — uma ferramenta nacional que tem se destacado muito no mercado e oferece diversas funcionalidades;
  • Hubspot — conhecida mundialmente, também oferece um software de automação e CRM completo;
  • ActiveCampaign — é uma ferramenta de Customer Experience Automation pioneira na definição da categoria. 

O próximo passo após escolher entre um CRM e ERP é melhorar o vendarketing da sua empresa. 

Quer saber mais sobre esse conceito inovador? Então, assista ao vídeo que preparamos com dicas imperdíveis para melhorar a relação entre suas equipes de vendas e marketing!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por