Como fazer assuntos de email que aumentam a taxa de abertura da sua campanha?

Escreva Para Web

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Este post foi escrito pela Luiza Drubscky, do Escreva Para Web.

Se você já trabalha com email marketing, certamente tem uma grande preocupação com a sua lista de emails. Ela deve estar sempre crescendo, não só em quantidade, mas também em qualidade, com contatos válidos, existentes e interessados no conteúdo.

Porém, de nada adianta uma lista enorme e qualificada, se ninguém abre os seus emails, não é? Assim, os conteúdos não são lidos e não atingem os objetivos da estratégia.

Então, por mais que o corpo da mensagem esteja incrível, com visual e textos impecáveis, você precisa primeiramente fazer as pessoas abrirem o email. E o primeiro contato da sua campanha com o usuário é o assunto do email.

Por isso, criamos este post para mostrar como fazer assuntos de email que aumentam a taxa de abertura da sua campanha. Diversos recursos podem ser usados para motivar o clique na sua mensagem. Inspire-se com as nossas dicas:

Seja objetivo

Caixa de entrada lotada, dia cheio de compromissos e pouco tempo para resolver pendências — você se identifica com essa situação? O dia a dia de todo mundo está assim.

Neste cenário, você tem poucas chances de conquistar a atenção dos seus contatos. Então, é preciso ser rápido — quando a pessoa bater o olho no assunto do email, ela já deve se sentir motivada a abri-lo.

Pense qual é a principal mensagem que você deseja transmitir com o seu envio. Então, traduza essa ideia em uma frase clara e sucinta. Você tem apenas 55 caracteres para chamar a atenção do usuário. Se a mensagem for lida no smartphone, são apenas 47.

Tente se manter em apenas uma ideia principal. Se você listar no título do email três assuntos que são tratados na mensagem, a atenção se dispersa e pode desmotivar a abertura.

Ofereça valor

As pessoas já estão cansadas de empresas e vendedores que querem apenas empurrar seus produtos, sem pensar no que é realmente importante para as pessoas.

Por isso, ao definir a ideia principal que será transmitida no assunto do email, identifique algo que o usuário valorize, que ajude o seu dia a dia, que resolva um problema dele. Pense menos no seu produto e mais nas pessoas.

Então, mostre o benefício que elas ganharão ao abrir a mensagem. Assim, sua campanha se torna mais persuasiva e relevante.

Use a criatividade

Se a disputa pela atenção do usuário está cada vez mais acirrada, você pode usar recursos criativos para motivar a abertura do email.

Nosso cérebro tende a se acomodar com padrões, pois eles geram menos esforço. Porém, quando algo diferente nos surpreende, dedicamos toda a atenção para absorver aquela informação.

Então, usar a criatividade no assunto do email causará essa reação no usuário. Evite títulos como “Newsletter #10” e “Confira as novidades do mês”, que não trazem nada de atrativo.

Em vez disso, experimente sair do padrão: emojis, interjeições (ex.: ah!, ufa! eba!), frases de efeito, perguntas instigantes são algumas ideias para chamar atenção.

Personalize

Emails são como uma conversa com o público. Não por acaso, essa é uma das ferramentas mais eficientes do marketing digital para estreitar o relacionamento com os consumidores.

E em uma conversa, não há nada mais natural que chamar o outro pelo seu nome, não é? Então, no email marketing, isso também vale!

Por meio de variáveis no assunto do email, é possível incluir não só o nome do destinatário, mas também qualquer outra informação que você tenha sobre o usuário, como a profissão, o cargo, o signo, o time de futebol etc.

Assim, você mostra que sabe com quem está falando e que está enviando o conteúdo especialmente para aquela pessoa, que se sente valorizada.

Use gatilhos mentais

Você sabia que muitas das nossas decisões são tomadas inconscientemente? Mesmo que você busque racionalizar suas escolhas, comparar alternativas, avaliar o custo-benefício etc., existem fatores “escondidos” na sua mente que influenciam fortemente nesse processo.

Por isso, os gatilhos mentais podem influenciar na abertura de um email. Eles mexem com vontades e necessidades intrínsecas do ser humano, incentivando o clique impulsivo do usuário.

Por exemplo, você pode despertar o senso de exclusividade com palavras como “só para você” ou “desconto exclusivo”. Afinal, quem não gosta de se sentir privilegiado?

Outro gatilho é o senso de urgência. Ninguém quer se sentir frustrado por perder uma boa oportunidade. Então, “só hoje”, “últimas vagas” ou “está terminando” são expressões que motivam a abertura.

Desperte a curiosidade

Despertar a curiosidade é um dos recursos mais usados para conquistar a atenção das pessoas. Por que você acha que um show de mágica atrai tanto os olhares das crianças? Porque elas ficam abismadas querendo saber os segredos por trás da magia!

O mesmo acontece com um email. Se você desperta a curiosidade no assunto da mensagem, o destinatário fica louco para saber o que consta lá dentro!

Seu desafio, então, é conseguir instigar o usuário. Palavras como “descubra” ou “abra para saber” são eficientes nesta tarefa. Mas você também deve entender quais temas da sua área podem deixar a pessoa mais curiosa para abrir o email.

Faça perguntas

Outra ideia de como fazer assuntos de email eficientes é fazer perguntas. Mais uma vez, você pode explorar o poder do inconsciente para despertar o clique.

Afinal, quando é feita uma pergunta, a mente humana se esforça para achar uma resposta para ela. Mesmo inconscientemente, a pessoa tenta responder aquela questão e, enquanto não responde, fica uma lacuna desconfortável.

Então, no caso do assunto do email, a primeira atitude é clicar no título para abrir a mensagem e encontrar a resposta.

Mas lembre-se: a questão deve ser respondida no corpo do email! Se o usuário não encontrar lá a resposta que precisa, se sentirá frustrado e logo colocará sua mensagem na lixeira.

Teste

Está em dúvida se um ou outro recurso que citamos neste post funcionará em suas campanhas? Então, teste!

A maioria das plataformas de email marketing oferece a ferramenta de Testes A/B, que permite avaliar qual assunto de email funciona melhor com seu público.

Funciona assim: a plataforma envia o mesmo email para uma porcentagem da lista. Porém, metade recebe o email com um assunto, e outra metade recebe com outro assunto. A versão que tiver o melhor desempenho é então enviada para o restante da base.

Então, já sabe como fazer assuntos de email eficientes, objetivos e criativos? Nossas dicas ajudarão você a melhorar a abertura das suas campanhas e a performance da sua estratégia de email marketing.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer nos contar sua experiência, deixe um comentário logo abaixo!

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