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Como criar uma sequência de e-mail marketing personalizada?

4 minutos de leitura

Já imaginou conquistar muitos clientes em menos tempo, sem deixar de lado o engajamento? Com uso das estratégias corretas, você pode. 

Quando esse é o assunto, a automação de e-mail marketing se destaca como a melhor ferramenta. Isso porque, além de oferecer economia de tempo, ela melhora o relacionamento entre suas equipes de vendas e marketing e aumenta sua capacidade analítica. 

Mas, para que essa estratégia funcione, é preciso focar na personalização — já que o fator humano se torna indispensável para o sucesso do marketing digital da sua empresa. 

Quer saber como criar uma sequência de e-mail marketing personalizada para alavancar seus resultados? Então, leia este artigo até o final!

Por que uma sequência de e-mail marketing personalizada é importante para o relacionamento com o cliente?

Com certeza, aumentar a geração de leads (novos clientes) está entre os principais objetivos de qualquer empresa. Por isso, quando você conquista um cliente em potencial, é importante promover uma experiência única, oferecendo, no tempo certo, a solução que ele busca.

É aí que a sequência de e-mail marketing personalizada se torna fundamental para o sucesso da sua estratégia. Por meio dela, é possível enviar o conteúdo certo de acordo com as personas do seu negócio.

O que é automação de e-mail marketing?

De maneira simples, a automação de e-mail marketing é o envio programado de conteúdos que podem ser disparados por gatilhos preestabelecidos, de uma empresa para seus leads.

Quais as vantagens de usar automação de e-mail marketing?

São várias as vantagens de contar com a automação de e-mail marketing. Abaixo, confira os 3 principais motivos para investir nessa ferramenta. 

Menos tempo e mais resultados

Sem dúvidas, a economia de tempo é um dos benefícios mais notáveis quando falamos em automação. Por exemplo, com o uso adequado dessa estratégia, é possível analisar o comportamento de milhares de contatos e separá-los em listas de uma única vez.

Melhoria na relação entre as equipes de marketing e vendas

Outra vantagem está no aumento da sintonia entre o marketing e as vendas. Isso ocorre porque a automação qualifica os leads de acordo com seu estágio no funil e passa para o time de venda quando já estão praticamente prontos para realizar a compra. 

Aumento da capacidade analítica  

Você já deve ter ouvido falar que o marketing digital, comparado ao tradicional, proporciona a análise de métricas mais exatas e seguras. Em uma sequência de e-mail marketing, isso não é diferente. É possível analisar desde a taxa de abertura dos conteúdos até a quantidade de cliques, por exemplo. 

Como criar uma sequência de e-mail marketing personalizada em 4 passos?

Após compreender por que uma sequência de e-mail marketing personalizada é importante e quais são as principais vantagens da automação dessa estratégia, é hora de entender como colocá-la em prática. Confira!

1. Identifique e escolha corretamente seus destinatários

O primeiro passo é identificar para quais contatos a sequência de e-mail marketing será enviada. Nessa etapa, a dica é criar listas bem segmentadas e personalizar os conteúdos a partir delas. 

2. Mapeie e defina bem o objetivo de cada e-mail 

Quando você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Assim, mapeie os gatilhos que levaram ao envio de cada e-mail e defina um objetivo claro para cada um. Por exemplo, um clique em botão de leitura de artigo pode ser o gatilho para o envio de um conteúdo comercial. 

3. Conheça e aplique as boas práticas de escrita 

De nada adianta personalizar a sequência de e-mail marketing se o conteúdo não for personalizado também. Logo, aplique práticas como:

  • usar somente pronomes pessoais; 
  • chamar o lead pelo nome; 
  • pesquisar e inserir dados; 
  • entre outras.

4. Escolha a ferramenta que melhor atende seu negócio

Por último, mas não menos importante, escolha a ferramenta que melhor se enquadra com o momento atual da sua empresa. Aqui, vale avaliar funcionalidades, custo-benefício, reputação etc. Para te ajudar, confira as três principais opções do mercado: 

  • RD Station — uma ferramenta brasileira que tem se destacado muito no mercado e oferece diversas funcionalidades;
  • Hubspot — conhecida mundialmente, também oferece um software de automação completo;
  • ActiveCampaign — é uma ferramenta de Customer Experience Automation pioneira na definição da categoria. 

Sabia que a Hubify é parceira de todas as plataformas de automação citadas acima? Acesse nosso site e descubra agora mesmo como podemos ajudar seu negócio a prosperar ainda mais!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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