Como criar uma sequência de e-mail marketing personalizada?
Já imaginou conquistar muitos clientes em menos tempo, sem deixar de lado o engajamento? Com uso das estratégias corretas, você pode.
Quando esse é o assunto, a automação de e-mail marketing se destaca como a melhor ferramenta. Isso porque, além de oferecer economia de tempo, ela melhora o relacionamento entre suas equipes de vendas e marketing e aumenta sua capacidade analítica.
Mas, para que essa estratégia funcione, é preciso focar na personalização — já que o fator humano se torna indispensável para o sucesso do marketing digital da sua empresa.
Quer saber como criar uma sequência de e-mail marketing personalizada para alavancar seus resultados? Então, leia este artigo até o final!
Por que uma sequência de e-mail marketing personalizada é importante para o relacionamento com o cliente?
Com certeza, aumentar a geração de leads (novos clientes) está entre os principais objetivos de qualquer empresa. Por isso, quando você conquista um cliente em potencial, é importante promover uma experiência única, oferecendo, no tempo certo, a solução que ele busca.
É aí que a sequência de e-mail marketing personalizada se torna fundamental para o sucesso da sua estratégia. Por meio dela, é possível enviar o conteúdo certo de acordo com as personas do seu negócio.
O que é automação de e-mail marketing?
De maneira simples, a automação de e-mail marketing é o envio programado de conteúdos que podem ser disparados por gatilhos preestabelecidos, de uma empresa para seus leads.
Quais as vantagens de usar automação de e-mail marketing?
São várias as vantagens de contar com a automação de e-mail marketing. Abaixo, confira os 3 principais motivos para investir nessa ferramenta.
Menos tempo e mais resultados
Sem dúvidas, a economia de tempo é um dos benefícios mais notáveis quando falamos em automação. Por exemplo, com o uso adequado dessa estratégia, é possível analisar o comportamento de milhares de contatos e separá-los em listas de uma única vez.
Melhoria na relação entre as equipes de marketing e vendas
Outra vantagem está no aumento da sintonia entre o marketing e as vendas. Isso ocorre porque a automação qualifica os leads de acordo com seu estágio no funil e passa para o time de venda quando já estão praticamente prontos para realizar a compra.
Aumento da capacidade analítica
Você já deve ter ouvido falar que o marketing digital, comparado ao tradicional, proporciona a análise de métricas mais exatas e seguras. Em uma sequência de e-mail marketing, isso não é diferente. É possível analisar desde a taxa de abertura dos conteúdos até a quantidade de cliques, por exemplo.
Como criar uma sequência de e-mail marketing personalizada em 4 passos?
Após compreender por que uma sequência de e-mail marketing personalizada é importante e quais são as principais vantagens da automação dessa estratégia, é hora de entender como colocá-la em prática. Confira!
1. Identifique e escolha corretamente seus destinatários
O primeiro passo é identificar para quais contatos a sequência de e-mail marketing será enviada. Nessa etapa, a dica é criar listas bem segmentadas e personalizar os conteúdos a partir delas.
2. Mapeie e defina bem o objetivo de cada e-mail
Quando você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Assim, mapeie os gatilhos que levaram ao envio de cada e-mail e defina um objetivo claro para cada um. Por exemplo, um clique em botão de leitura de artigo pode ser o gatilho para o envio de um conteúdo comercial.
3. Conheça e aplique as boas práticas de escrita
De nada adianta personalizar a sequência de e-mail marketing se o conteúdo não for personalizado também. Logo, aplique práticas como:
- usar somente pronomes pessoais;
- chamar o lead pelo nome;
- pesquisar e inserir dados;
- entre outras.
4. Escolha a ferramenta que melhor atende seu negócio
Por último, mas não menos importante, escolha a ferramenta que melhor se enquadra com o momento atual da sua empresa. Aqui, vale avaliar funcionalidades, custo-benefício, reputação etc. Para te ajudar, confira as três principais opções do mercado:
- RD Station — uma ferramenta brasileira que tem se destacado muito no mercado e oferece diversas funcionalidades;
- Hubspot — conhecida mundialmente, também oferece um software de automação completo;
- ActiveCampaign — é uma ferramenta de Customer Experience Automation pioneira na definição da categoria.
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