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Como a Empiricus aumentou as conversões em 45% com a MoEngage

5 minutos de leitura

A MoEngage é uma empresa de marketing e tecnologia que atende mais de 1200 clientes, em cerca de 35 países. Um desses importantes clientes é a Empiricus, uma das maiores editoras financeiras do país.

Neste artigo, entenderemos, na prática, como a MoEngage pode ajudar a conquistar clientes e melhorar o relacionamento com consumidor, independente da fase do funil de vendas em que ele se encontra.

Para isso, você entenderá como a MoEngage conseguiu ajudar a Empiricus a criar uma experiência perfeita para os seus consumidores, e que resultados isso trouxe para os negócios da editora.

Mas antes, entenderemos um pouquinho mais sobre essas empresas!

Quem é a MoEngage?

A MoEngage é uma empresa indiana, recém-chegada ao Brasil. A marca vende uma plataforma de marketing com mesmo nome, voltada para interpretação de dados e automação na comunicação com o consumidor.

Para isso, a plataforma realiza análises do comportamento dos usuários, usando tecnologias como a Inteligência Artificial e o cruzamento de dados para fazer uma interpretação inteligente das informações acumuladas.

A partir da análise e interpretação de dados, é possível criar uma comunicação cada vez mais personalizada e adaptada a realidade do seu consumidor.

Quem é a Empiricus?

Atualmente, com 2 milhões de leitores e cerca de 400 mil assinantes, a Empiricus é considerada a maior editora financeira do Brasil.

O objetivo da empresa é ajudar investidores do varejo, que visam ter um retorno na área. Para isso, a plataforma recomenda investimentos variados, conforme as particularidades de cada usuário.

A equipe da Empiricus é formada por 30 analistas e se orgulha em fornecer informações práticas, com uma linguagem de fácil entendimento, tornando a prática de investimentos mais fácil.

Problema: desistências após a integração

Agora que você já sabe o que são as duas empresas, fica a pergunta: o que fez com que o caminho de ambas se cruzassem?

Após estabelecer sua liderança do mercado, a Empiricus decidiu olhar para dentro e pensar no que mais poderia ser otimizado, principalmente entre os processos internos.

Para isso, eles contaram com a ajuda da MoEngage. A plataforma foi necessária para executar uma análise do caminho do usuário e, assim, ajudar a marca a entender o comportamento do usuário através do funil de integração.

Com a análise do caminho do usuário feita, um problema se destacou: houveram muitas desistências após o processo de integração e engajamento.

Foi assim que a empresa entendeu que seu processo de integração não estava funcionando como o desejado. Com os feedbacks dos clientes, também foi possível entender a origem do problema: ter que passar por uma jornada de integração de várias etapas estava desencorajando os usuários a usarem o aplicativo.

Ou seja, a MoEngage, através da análise de dados, ajudou a Empiricus a entender um empecilho no relacionamento com usuários que, a primeira vista, não parecia evidente.

Mas não acabou aí! Continue acompanhando para entender como a plataforma conseguiu ajudar a reverter esse problema.

Solução: um novo processo de integração

Depois da análise feita e da descoberta do problema, foi proposta uma nova solução: um processo de integração novo, sem o registro longo e cansativo.

Nesse novo modelo, os usuários que baixassem o aplicativo da Empiricus tinham acesso ao conteúdo sem precisar se cadastrar. Mas o acesso tinha um certo limite: eram permitidos até 5 artigos gratuitos. Depois disso, o usuário precisava fazer uma conta para continuar acessando.

A hipótese foi testada através da realização de um teste A/B. Para isso, a equipe da Empiricus dividiu 30 mil novos usuários em dois grupos, onde um passaria pelo antigo processo de integração e o outro seria exposto ao novo fluxo.

Resultado: integração sem atritos

O novo processo de integração foi um sucesso. Ao contrário do que a equipe presumira, a Empiricus não perdeu nenhum poder de compra na mudança — na verdade, as compras aumentaram em 4%!

E não foi só essa métrica que aumentou consideravelmente depois da mudança. Com o novo fluxo, as conversões aumentaram 45%, pois os usuários agora estavam muito mais instigados a desbloquear o acesso e ir além dos 5 artigos, o que não acontecia no processo antigo.

Com isso, o engajamento dobrou e as sessões de aplicativos aumentaram cerca de 20%.

O teste A/B evidenciou um vencedor claro: o novo processo de integração abriu ainda mais o funil (antes estreito, devido ao antigo processo), melhorou a relação com os usuários e encorajou a criação de mais contas no aplicativo.

Conclusão

Na hora de administrar um negócio, é importante ter a análise de dados como principal aliada. Afinal, as conversões da Empiricus não aumentaram da água pro vinho — foi necessária uma análise minuciosa, que identificou o maior problema do aplicativo até aquele momento.

É assim que empresas conseguem prosperar no mercado: otimizando seus processos mesmo quando já estão no topo! E a MoEngage pode ajudar a tornar todas as mudanças mais práticas e assertivas.

Através das análises detalhadas e bem interpretadas da plataforma, é possível entender o que está dando errado no seu relacionamento com o cliente antes mesmo que isso vire, de fato, um problema.

Além disso, a MoEngage e a 8D Hubify são parceiras! Com essas duas empresas cuidado do seu relacionamento com o consumidor, você vai conseguir atrair mais clientes e ter todos os dados necessários para entender como fidelizá-los.

Faça como a Empiricus e saia na frente da concorrência com a análise de dados da MoEngage!

Como é a parceria da 8D Hubify e MoEngage?

A parceria da 8D Hubify com a MoEngage visa oferecer uma solução completa de personalização da experiência do usuário.

Com a integração, os clientes podem facilmente criar campanhas personalizadas baseadas nos atributos mencionados anteriormente e acompanhar o desempenho em tempo real.

Além disso, a 8D Hubify oferece suporte técnico e consultoria para ajudar os clientes a maximizar o uso da plataforma MoEngage e alcançar seus objetivos de personalização da experiência do usuário.

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Tainah Escocard
Publicitaria formada pela FAAP e apaixonada por marketing digital, especialista em negociação pela Universidade de Michigan, e Inbound Marketing pela Rock Content. Atualmente é sócia e CBDO da 8D Hubify.
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