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Mensagens transacionais: por que criar alertas com a MoEngage?

5 minutos de leitura

Quando o assunto é compras pela internet ou serviços digitais, a qualidade da comunicação entre a empresa e o consumidor é ainda mais importante. Um exemplo de ferramentas fundamentais para garantir uma troca de informações eficiente no negócio são as mensagens transacionais.

Seja por e-mail, seja por SMS ou pelo WhatsApp, é comum receber mensagens simples para confirmação de pagamento, aviso de login, recuperação de senha, entre outras.

Essas notificações são conhecidas como transacionais, por darem a resposta de alguma ação efetuada pelo consumidor.

Neste artigo, saiba mais sobre a importância de caprichar no envio desse tipo de informação e conheça as melhores práticas para aplicar em seu negócio. Acompanhe!

O que são mensagens transacionais?

As mensagens transacionais, como o próprio nome sugere, dizem respeito a uma ou mais informações relacionadas a alguma transação realizada por um usuário. Desse modo, servem para manter os consumidores informados e confirmar a ação solicitada.

Dentre os diferentes tipos de mensagem transacional, é possível citar:

  • recuperação de senha;
  • acesso à conta por um novo dispositivo;
  • confirmação de pedido;
  • aprovação de pagamento;
  • nota fiscal do pedido;
  • código de rastreamento de pedido;
  • confirmação de entrega;
  • entre outras.

Essa forma de notificação se adapta bem a diferentes canais e ferramentas de comunicação.

Sendo assim, podem ser muito bem aproveitadas pelo seu negócio para manter o contato com os clientes, gerar um vínculo com o público, melhorar a qualidade do atendimento e, ainda, abrir espaço para o envio de mensagens promocionais.

Qual a importância de mensagens transacionais para o consumidor digital?

Para o consumidor digital, as mensagens transacionais são os sinais de uma conclusão de objetivo. Em outras palavras, essas notificações servem como uma confirmação de que a sua ação foi bem-sucedida. Dessa forma, é possível acompanhar e otimizar a experiência do cliente.

Vale a pena destacar que os cuidados com a aplicação do conceito de customer experience são uma preocupação para todos os negócios.

No varejo, 60% dos clientes da América Latina tendem a procurar a marca da concorrência já na primeira experiência ruim com uma empresa, de acordo com o relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2022, realizado pela Zendesk.

Sendo assim, é possível observar como cuidar da comunicação pode fazer toda a diferença na jornada do cliente e favorecer para que uma marca se destaque entre a preferência do público. Além disso, a relação com o consumidor se torna muito mais próxima e satisfatória com uma troca efetiva de informações.

Como se diferem das mensagens promocionais?

O conteúdo da notificação transacional é a principal diferença das mensagens promocionais. Embora ambas sejam importantes para melhorar o relacionamento com o cliente e fortalecer a comunicação da empresa, o foco da abordagem é diferente.

As mensagens promocionais visam apresentar algo que atraia o cliente para uma compra. Sendo assim, costumam ser enviadas antes de uma transação ser realizada. Já os alertas transacionais são feitos após uma ação do cliente. Desse modo, pode-se considerar que sucedem os contatos relacionados à promoção.

Vale a pena destacar que uma notificação transacional pode ser acompanhada de uma mensagem promocional, caso seja uma das últimas etapas de contato.

Assim, é possível convidar o cliente a reiniciar o ciclo, efetuando uma nova compra. No entanto, essa estratégia só é eficiente se a proposta realizada for atraente o suficiente e se fizer sentido com o tipo de produto, o comportamento do consumidor e os objetivos da empresa.

Quais as melhores práticas para fazer envio de notificação transacional?

Para caprichar no envio de uma mensagem transacional e aproveitar os principais benefícios de uma boa comunicação com os clientes, nada melhor que conhecer boas práticas de mercado. Confira algumas dicas a seguir!

Determine objetivos específicos

Antes de elaborar a mensagem, tenha em mente qual é a razão para enviá-la. Com objetivos específicos é possível construir um texto sucinto, com mais chances de ser lido adequadamente pelos destinatários. O ideal é que seja um conteúdo rápido de ler, mas eficiente na informação.

Mantenha o contato informado

É fundamental reunir todas as informações que um consumidor precisa, relacionadas à ação que realizou, a fim de organizá-las em uma ou mais mensagens transacionais.

Além disso, lembre-se de que o destinatário pode querer retornar o contato, principalmente se tiver dúvidas.

Dessa forma, deixe um canal de comunicação acessível para o público, como a possibilidade de responder ao e-mail, um número de telefone e WhatsApp ou o chat da empresa.

Direcione o contato para uma ação

Para manter a interação em alta com o consumidor, experimente colocar uma chamada para ação, como:

  • acessar o site;
  • conferir o pedido no aplicativo;
  • enviar uma mensagem.

Essa, inclusive, é uma forma de garantir que o contato saiba como obter mais informações.

Automatize notificações

Para que o envio de mensagens transacionais seja prático e pontual, a automatização é uma das melhores ferramentas.

Ao programar o envio de notificações automatizadas a cada atualização de um serviço, os clientes se mantêm informados e a empresa tem menos tarefas a realizar na rotina.

Como gerenciar alertas transacionais com a MoEngage?

É relevante destacar também que a escolha do software de automatização de mensagens transacionais faz toda a diferença na qualidade do serviço. Por isso, conte com a MoEngage para melhorar a comunicação com os seus clientes.

A plataforma permite gerenciar as notificações transacionais de um só lugar, além de oferecer a possibilidade de adicionar vários canais, APIs e fornecedores.

Mais uma vantagem de usar o MoEngage no seu negócio é a oportunidade de ter acesso a relatórios centralizados, o que favorece a customer analytics, e de utilizar um mecanismo de fallback integrado.

Não é à toa que a 8D Hubify é uma parceira do MoEngage. Afinal, com qualidade e inovação nos serviços, é possível conquistar resultados cada vez mais expressivos e conduzir os nossos clientes ao sucesso.

Agora você sabe mais sobre a importância das mensagens transacionais e, principalmente, o valor que agregam a uma marca.

O próximo passo é seguir as dicas de boas práticas para garantir que a aplicação dessas notificações seja eficiente e promova um melhor relacionamento com o público do seu negócio.

Gostou da ideia? Para saber mais sobre otimização de comunicação e marketing nas empresas, conheça melhor a 8D Hubify e os serviços da plataforma!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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