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Saiba como elevar a experiência do cliente com a ferramenta de comunicação omnichannel da MoEngage

8 minutos de leitura

Com a mudança nos hábitos e preferência de navegação e consumo da população, as empresas precisam adequar as suas estratégias e processos. Nesse caminho de mudança e inovações, a comunicação omnichannel se tornou o novo método de interação e conversação com leads e clientes.

No entanto, esse modelo de comunicação integrada e multicanal requer tecnologias para automação de mensagens e mapeamento de contados. Nesse sentido, a MoEngage se destaca no quesito engajamento dos consumidores.

Neste artigo, entenda a importância e o que é a comunicação omnichannel e como as funcionalidades da MoEngage podem auxiliar nas suas estratégias de marketing. Acompanhe!

O que é comunicação omnichannel?

Comunicação omnichannel é o novo jeito de marcas se relacionarem, atenderem e engajarem o seu público — desde leads até clientes em processo de upsell.

Esse novo modelo de conversação é baseado em estratégias que ofereçam engajamento e comunicação multicanal, ou seja, redes sociais, e-mail, WhatsApp, lojas físicas, aplicativos e outros canais.

Com isso, as empresas conseguem alcançar clientes de maneira integrada e ainda escalar as suas ações de marketing e branding, aumentando a satisfação do cliente e potencializando os resultados das estratégias.

A importância da comunicação omnichannel

A comunicação omnichannel é capaz de gerar experiências mais coesas. Isso é ponto fundamental em um mercado que se torna cada vez mais competitivo, digital e automatizado.

Clientes e leads esperam ser mais do que um número no funil de vendas, eles esperam personalização e comunicação ágil com as marcas. No entanto, isso é muito difícil de se alcançar e escalar sem a integração e comunicação multicanal baseada na experiência omnichannel.

Os desafios da comunicação omnichannel

Como vimos, a comunicação omnichannel é um meio para inovar e revolucionar as suas estratégias conversacionais, de marketing e de branding. No entanto, apesar da sua eficácia, é preciso contar com tecnologias específicas para viabilizar esse tipo de processo.

Portanto, um dos maiores desafios é a sua implementação, já que requer o investimento em ferramentas voltadas para a estratégia multicanal, mapeamento de processos e responsáveis que entendam sobre esse tipo de integração e comunicação.

Além disso, as empresas precisam conseguir lidar com a complexidade de coleta, analise e integração de dados na comunicação omnichannel.

A importância da integração de dados

A integração de dados e contatos é uma das bases da comunicação omnichannel. Aqui, destacamos mais uma vez a importância de implementar as ferramentas adequadas e eficientes.

Isso porque será necessário integrar, coletar e analisar os dados de todos os canais que serão utilizados nesse formato de engajamento centralizado. Será necessário ter dados sobre interações, engajamento, necessidades, erros, melhorias, expectativas e comportamentos dos clientes em cada um dos canais.

Além disso, a integração de dados permite que as empresas personalizem a experiência do cliente ao longo de sua jornada de compra e pós-venda. Esse é um dos pontos-chave para a fidelização de consumidores.

Quer ver um exemplo?

Suponha que um cliente fez uma compra na loja física de uma marca. A partir dessa interação, a empresa pode usar as informações obtidas durante a visita para enviar notícias, cupons e sugestões de produtos por meio de mensagens ou e-mail.

Ou seja, enviar conteúdos personalizados e que estejam na etapa de jornada que o consumidor se entra. Além de ajudar na fidelização, o cliente aumenta as suas chances de compras futuras, ficar com a marca na lembrança e até mesmo aumentar o seu ticket médio.

Como implementar a estratégia de comunicação omnichannel?

A implementação de uma estratégia omnichannel requer o mapeamento de uma nova estratégia. Ou seja, é necessário identificar e entender o seu público-alvo, mapear os canais mais utilizados por eles, suas necessidades e expectativas.

Feito isso, é o momento de começar a buscar por ferramentas adequadas para implementar e acompanhar a sua estratégia multicanal e que permita a integração de dados para a personalização e análise de informações.

Solução omnichannel MoEngage

MoEgange é uma ferramenta para gestão, implementação e acompanhamento de estratégias que envolvem o engajamento de clientes.

Trata-se de uma plataforma unificada para a entrega de ações hiperpersonalizadas e permitem a escalabilidade de estratégias para engajamento. O objetivo é que seu público-alvo tenha acesso a experiências únicas por meio dos mais variados canais, e que a empresa tenha uma ferramenta simples para acompanhar dados.

Dessa forma, a solução omnichannel MoEngage visa compreender como os consumidores interagem e se comunicam com as marcas. A partir disso, são gerados insights e dados para traçar estratégias que buscam melhorar a comunicação e a experiência do cliente por meio de ações personalizadas em diversos canais.

A plataforma MoEngage tem diversos módulos voltados para um único objetivo: fornecer experiências personalizadas para os seus clientes.

Os principais são:

  • insights e análises de clientes: módulo voltado para a compreensão, interação e envolvimento com os clientes;
  • comunicação omnichannel: personalização e integração de canais;
  • orquestração da jornada de clientes: construção de experiências relevantes para os clientes, em todas as fases da jornada;
  • otimização de campanhas: otimização de interações para melhorar o ROI de campanhas com o Sherpa AI;
  • web personalization: personalização e criação de experiências relevantes para os visitantes do site;
  • alertas transacionais em tempo real: construção, gestão e envio de alertas transacionais por meio de API.

Módulo de comunicação ominichannel MoEngage

O módulo de comunicação omnichannel da plataforma MoEngage atua com inteligência artificial de ponta para alavancar e crescer marcas de todos os nichos do mercado;

O objetivo dessa funcionalidade é entregar as ferramentas necessárias para que gestores e times de marketing potencializem os canais e personalizar estratégias multicanais, de forma que a marca se expanda e fidelize seus clientes.

A partir da MoEngage você dá início (desde os passos de pesquisa e implementação) a estratégia de comunicação omnichannel. As equipes poderão começar a compreender as interações, hábitos e necessidades do público-alvo nos mais diversos canais de comunicação.

A partir desses insights, construa dados para desenvolver estratégias e melhorias multicanais e geram multi-experiências personalizadas.

Conheça as funcionalidades do módulo

MoEngage entende que as marcas e agências precisam de ferramentas que suportem o crescimento das empresas e mudanças de mercado. Por isso, oferece funcionalidades e tecnologias que comportam esse potencial.

Portanto, como uma plataforma única e de tecnologia aberta, a MoEngage oferece fontes de dados e módulos que permitem dar continuidade ao crescimento e às novas estratégias das empresas.

Para isso, um dos princípios do módulo Comunicação Omnichannel é garantir que as empresas se comuniquem de forma personalizada, coesa e no tempo ideal com todos os seus consumidores e em todos os canais.

Conheça as tecnologias e funcionalidades que o levarão para esse objetivo.

Otimizações orientadas por Inteligência Artificial

Receba recomendações e indicações de melhorias por uma inteligência artificial de ponta. A IA da MoEngage envia conteúdos para a sua equipe aprender mais sobre o público-alvo e clientes da sua base de contatos.

Além disso, tenha ferramentas que acompanham a maturidade e evolução das suas estratégias omnichannel. A partir disso, a IA atualiza e envia informações sobre novos comportamentos detectados que requerem novas decisões e processos.

Capacidades de previsões e personalização web

A partir de análises preditivas e segmentadas pela inteligência artificial, incorpore mensagens via SMS ou personalização web para as estratégias de engajamento com a base de clientes.

Quanto mais canais a sua empresa atuar e gerir para a comunicação omnichannel, melhor será o poder de envolvimento e aprendizagem da IA. Essa tecnologia consegue aprender o melhor momento para enviar mensagens e lançar campanhas nos canais que os consumidores mais interagem. Ou seja, tenha acesso ao timing perfeito para suas ações.

Expansão de canais

A partir das integrações com Facebook Audiences e WhatApp na MoEngage, expanda a sua estratégia de comunicação omnichannel. A partir de APIs, integre, de forma fácil e rápida, todos os dados que tiver para obter uma visão unificada do seu cliente.

Isso inclui a interação com todos os seus canais ativos em um painel de controle centralizado para otimização de campanhas e melhoria da experiência do cliente.

Testes A/B

Estratégias eficientes e bem-sucedidas são baseadas em dados, e não em achismos. A partir da funcionalidade de testes A/B da MoEngage, elimine as suposições da sua estratégia omnichannel e comece a aplicar dados e estatísticas reais e atualizados.

Faça testes para descobrir qual o tipo de experiência ou campanha gera mais envolvimento e fidelidade na sua base de clientes e público-alvo. As experimentações podem ser baseadas em diversos tipos de características, como segmentações geográficas e preferências.

A partir disso, deixe os resultados e os próprios consumidores guiarem as evoluções das suas estratégias de comunicação.

Parceria entre 8D Hubify e MoEngage

A MoEngage conta com um programa de parcerias que deu start em um ecossistema de soluções que potencializam os resultados de seus clientes. Essa união é uma forma de ter mais recursos para as suas estratégias, oferecendo o que há de mais atualizado no mercado para as contas que você lida.

A 8D Hubify é uma das parcerias do ecossistema da MoEngage. A partir disso, conseguimos entregar para os nossos clientes:

  • estratégias digitais completas e feitas do zero;
  • estratégias e mensuração de ROI com mídia paga;
  • otimização das suas taxas de conversão;
  • geração e nutrição de leads.

E muito mais!

Como é a parceria da 8D Hubify e MoEngage?

A parceria da 8D Hubify com a MoEngage visa oferecer uma solução completa de personalização da experiência do usuário.

Com a integração, os clientes podem facilmente criar campanhas personalizadas baseadas nos atributos mencionados anteriormente e acompanhar o desempenho em tempo real.

Além disso, a 8D Hubify oferece suporte técnico e consultoria para ajudar os clientes a maximizar o uso da plataforma MoEngage e alcançar seus objetivos de personalização da experiência do usuário.

Acesse o site da MoEngage e saiba mais sobre o módulo de comunicação omnichannel!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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