Como usar totalmente o pipeline de vendas da HubSpot

Ingrid Garcez

Ingrid Garcez

Graduanda em Jornalismo pela Universidade de Taubaté, é fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente compõe o time de Marketing Interno da Hubify.

3 minutos de leitura

Veja se você concorda comigo: o sucesso da sua equipe de vendas sempre vai depender, entre outros fatores, de um processo comercial bem estruturado e otimizado. E, você sabia que o pipeline de vendas da HubSpot pode facilitar o gerenciamento e otimizações.

Diversas empresas precisam de mais de um pipeline de vendas, afinal, diferentes processos comerciais, exigem diferentes níveis de complexidade.

Por esse motivo, a HubSpot oferece mais de um pipeline de vendas nos seus diferentes plano, por exemplo:

  • Sales Hub Starter: você tem direito a 2 pipelines;
  • Professional: são até 15 pipelines à sua disposição;
  • Enterprise: você pode criar e gerenciar 50 pipelines.

Mas, como usá-los ao máximo? Continue a leitura para descobrir!

Mapeie as nuances de cada processo comercial

Muitas empresas podem ter vários processos de vendas, e eles podem se diferenciar com base na:

  • localização geográfica;
  • tipos de equipe (vendas internas, vendas de campo);
  • tamanho da empresa;
  • diferentes produtos;
  • planos de serviços oferecidos.

Por isso, administrar e gerenciar todos os processos em um único pipeline não é uma solução inteligente. Ter mais de um pipeline permite que a gestão dos processos comerciais seja feita compreendendo e analisando todas as nuances de cada processo comercial, sem generalizações necessárias, se fosse resumir tudo em um pipeline só.

E, com a HubSpot, você pode criar vários pipelines de vendas, com estágios relevantes para cada processo. Isso significa que você gerencia seus negócios com muito mais eficiência.

Porém, antes de começar a criar pipelines na HubSpot, é preciso primeiro identificar claramente o processo de vendas adequado ao seu negócio.

Em geral, qualquer processo de vendas inclui etapas para:

  • identificar e qualificar clientes em potencial;
  • avaliar suas necessidades e apresentar a solução;
  • orientar e convencê-los a comprar;
  • fechar a venda;
  • acompanhamento (nutrição do relacionamento).

Para detalhar ainda mais, basta estabelecer a sequência de etapas que cada vendedor executaria repetidamente para cada venda. Faça uma lista dessas etapas e converta cada etapa como um estágio no pipeline.

Infográfico 5 itens e-mail marketing

Como criar pipelines de vendas com a HubSpot Sales?

É muito simples criar e editar pipelines na HubSpot, basta seguir este passo a passo:

  1. Na sua conta da HubSpot, clique no ícone de engrenagem no menu de navegação principal;
  2. Em seguida, no menu da barra lateral esquerda, navegue para Vendas > Negócios;
  3. Na seção, selecione um pipeline para modificar, você pode visualizar e editar a estrutura de seus pipelines atuais ou criar um novo;
  4. Para editar as propriedades de fase dos pipelines existentes, clique em Editar propriedades ao lado do estágio.
  5. Para criar um novo pipeline, clique em Criar novo pipeline.

Editar as fases das ofertas

Com os estágios das transações, você pode categorizar e acompanhar o andamento das transações que estão sendo trabalhadas na HubSpot. Cada estágio de negociação tem uma probabilidade associada que indica a probabilidade de fechamento de negócios marcados com esse estágio.

Dependendo do seu negócio, você pode fazer edições nos estágios do seu pipeline em Configurar > Editar Propriedades.

Por padrão, o HubSpot inclui um pipeline de vendas com sete estágios:

  1. Compromisso agendado (20%);
  2. Qualificado para comprar (40%);
  3. Apresentação programada (60%);
  4. Tomador de decisão envolvido (80%);
  5. Contrato enviado (90%);
  6. Negócio Fechado (Fechado);
  7. Negócio Perdido (Perdido).

Como usar os pipelines de vendas da HubSpot para diferentes processos comerciais?

Bom, você já deve ter entendido bem como criar e editar os pipelines de vendas na HubSpot. Mas agora fica a dúvida: Como usá-los na minha empresa com os meus processos comerciais? Acertei?

Então, a resposta é “Depende”. Isso depende muito do processo comercial específico da sua empresa, e os passos que cada “Negociação” deve tomar. Por isso é importante que  você compreenda todos os passos que acontecem internamente no processo de vendas e a quem eles devem ser atribuídos, do começo ao fim.

Aproveitando que estamos falando em vendas, que tal saber como vender mais?

Basicamente, para negociações mais simples ou que exijam menos touchs humanos, mais sucinto vai ser esse pipeline; e quanto mais específico o projeto de vendas (ou mais caro for o produto/serviço), mais detalhadas serão suas fases.

Esses são apenas alguns dos passos para gerenciamento de pipeline de vendas na HubSpot. Mas as possibilidades são infinitas, e a partir de agora você irá gerenciar seus negócios com muito mais organização e eficiência!

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do marketing digital!

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados