Você sabe o que é SEO Split Testing? Descubra!

Oscar Sigaki

Oscar Sigaki

Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e COO da Hubify.

6 minutos de leitura

A otimização de sites envolve mais de 200 fatores, com pesos diferentes. Desvendar o que tem maior influência nessa questão é um dos principais desafios de quem deseja alcançar o marketing digital de performance. Para ajudar na tarefa, há o SEO Split Testing.

Com uma proposta simples, o método responde às principais dúvidas sobre o que, de fato, afeta o desempenho nas páginas de pesquisa. Com as informações obtidas, é possível estabelecer mudanças muito positivas para os números do site.

Ficou curioso? Venha conhecer o que é o SEO Split Testing e entenda como colocá-lo em prática!

Afinal, o que é essa etapa de otimização?

Para começar a entender esse conceito, vale pensar nos Testes A/B. Eles são experimentos controlados, em que apenas uma variável é modificada. Como todas as outras condições são mantidas, eles permitem identificar o impacto de cada mudança na estratégia.

Em uma landing page, vale conferir se aumentar o tamanho do botão de CTA ou se mudar a cor de fundo alteram os resultados. Com sucessivos testes sobre diversos fatores, pode-se criar uma “hierarquia” sobre o que exerce maior impacto.

Se o site tiver muitas páginas, o teste não precisa ser feito em todas. Selecionar uma amostra representativa já é o suficiente para entender como tudo vai se aplicar ao restante do endereço.

Com o SEO Split Testing, acontece de maneira parecida. Ele se baseia em criar testes na estrutura do site e avaliar o ranqueamento. Ou seja, com o controle de variáveis, é possível definir quais elementos melhoram a posição no Google.

Como fazer o SEO Split Testing?

Aplicar essa metodologia não é tão simples quanto fazer uma postagem ou criar uma página. No entanto, usar os recursos certos é de grande ajuda. Entre as principais alternativas do mercado, o Google Optimize se destaca. Gratuito e ligado ao maior buscador da internet, ele auxilia a acompanhar os resultados e interpretar seus resultados.

Entender como o site funciona evita dúvidas na criação do seu primeiro experimento e simplifica a análise. Por isso, descubra como elaborar o SEO Split Testing!

Crie e associe uma conta no serviço

Se você ainda não tiver uma conta, é preciso seguir para o site do Google Optimize e criar a sua conta. Basta usar as suas credenciais do Google, como a conta do Gmail, para entrar no serviço.

Como estamos falando do acompanhamento sobre seu site, associe a nova conta ao Google Analytics do seu endereço. A integração acontece automaticamente e garante que as informações sobre visitas cheguem ao ambiente de experimento.

Formule uma hipótese

Com a conta criada, você estará a um passo de montar seu primeiro experimento. No entanto, antes disso, é preciso criar uma hipótese para ser testada como verdadeira ou falsa.

Imagine que você deseja conferir se duas imagens, em vez de uma, aumentam o tráfego para um blogpost. Então, sua hipótese seria “Adicionar duas imagens a um blogpost aumenta seu tráfego orgânico”.

O experimento deve ser configurado para validar essa hipótese ou prová-la incorreta. Por isso, ter essa ideia claramente definida faz toda a diferença nas próximas etapas.

Crie o primeiro experimento

Formulou a hipótese? Ótimo, agora é a hora de começar a testá-la. Para isso, siga até a parte correspondente e selecione a opção “Criar experiência”. Você deverá dar um nome e pode usar a sua hipótese ou parte dela, como maneira de identificação.

Nesse momento, também é preciso escolher o tipo adequado. O SEO Split Testing pode ser dividido em três tipos:

  • teste A/B: como vimos, é o teste em que apenas uma variável é modificada, enquanto as outras são mantidas (como apenas adicionar uma foto ao post);
  • teste multivariável: é o tipo que prevê mais de uma modificação para analisar o impacto combinado (como adicionar uma imagem e mudar o tamanho da fonte do blogpost); e
  • teste de redirecionamento: é recomendado quando você deseja testar páginas totalmente distintas (como é o caso de realizar um redesign).

Adicione a página modificada

Depois dessa configuração inicial, é hora de colocar a mão na massa. Na etapa seguinte, você deverá adicionar uma variante. Basicamente, representa incluir a página que será modificada e exibida durante o teste.

No momento de nomeá-la, escolha uma opção que inclua todas as variáveis modificadas. Em seguida, basta editar e adicionar uma pequena extensão do Google Chrome — acerte no navegador para não ter problemas.

Faça as mudanças previstas

Quando a instalação estiver concluída, é só alterar a página que será testada. Lembre-se de se manter fiel à variável ou ao conjunto que vai ser modificado. Se a ideia é adicionar uma imagem, faça apenas isso para ter a certeza de que esse é o único ponto com influência nos resultados.

A modificação fica ainda mais simples com a ajuda da extensão. Depois que tudo estiver pronto, salve a modificação na página.

Associe uma métrica ao objetivo

Lembra-se da definição de hipótese? Ela é formada por uma modificação que deve gerar um resultado, certo? Por isso, é preciso definir um objetivo para o experimento, pois é isso que determina se a teoria é válida ou não.

E-book SEO onpage

Depois da configuração inicial do teste, você poderá selecionar a opção de uma lista pré-definida do Google. É comum usar o volume de tráfego orgânico como indicador, mas você também pode usar recorrer a outros objetivos.

Comece a rodar o experimento

Com tudo configurado corretamente, basta começar o experimento. Você pode iniciá-lo automaticamente ou definir um período para que ele permaneça no ar. Tudo depende de quantas pessoas visitam seu site, de quantos dados deseja coletar e até dos impactos que isso pode causar na sua estratégia.

Graças à integração, todos os dados serão coletados automaticamente, o que vai ser de grande ajuda no passo final.

Conheça a resposta para a hipótese

Como última etapa, você deverá definir se a sua hipótese é falsa ou verdadeira, ou seja, se a métrica teve o resultado esperado. Portanto, é indispensável analisar os dados para saber o que eles significam.

Se o objetivo era saber se há um aumento no tráfego, veja se ocorreu uma mudança no valor. Caso as visitas tenham caído, é sinal que a mudança é prejudicial. Já se elas tiverem alcançado um pico, é indício de algo positivo. Caso os números tenham ficado quase iguais, pode ser sinal de um fator neutro ou de que é preciso testar por mais tempo.

Portanto, lembre-se: no SEO Split Testing, saber o que os dados significam é tão importante quanto obter esses números.

Quais são as vantagens dessa tática?

A verdade é que as informações obtidas em um SEO Split Testing são muito valiosas na sua estratégia de marketing digital. Usá-las corretamente permite consolidar vários benefícios. Por isso, veja quais são as maiores vantagens de usar o SEO Split Testing!

Evita impactos negativos com a mudança de algoritmo

Um dos maiores temores de quem investe na otimização de sites é a perda de resultados diante de uma atualização do algoritmo. Como ele está sempre em atualização, é um receio com grandes chances de se concretizar.

A boa notícia é que o SEO Split Testing reduz perdas causadas pela mudança de algoritmo. O motivo é simples: com os testes frequentes, é possível saber quais fatores são mais relevantes e quais pesos eles têm. Diante de uma mudança no trabalho do buscador, há como saber o que mudou, qual a nova prioridade dos fatores e como ter bons resultados.

Diminui os custos com mudanças mal sucedidas

Outra transformação que pode ser catastrófica é a realizada pela própria marca. É o que acontece quando você decide transformar elementos do SEO On Page por conta própria. Uma atualização de layout, uma mudança de formatação ou uma inclusão de elementos formam alguns exemplos.

O teste, por sua vez, serve para reconhecer quais são os impactos das transformações e se elas atendem a certos objetivos. A mudança controlada evita ter que gastar com o conserto de um site todo se a alteração não der certo, o que diminui os custos.

Aumenta o fluxo de visitas orgânicas

Outra grande vantagem de recorrer ao SEO Split Testing é que ele favorece a conquista de um desempenho melhor. Afinal, saber como cada variável influencia o ranqueamento permite aplicá-las a favor do seu site.

Isso faz com que o endereço tenha a chance de conseguir um ranqueamento melhor. Após ficar algumas posições acima nas páginas de pesquisa, haverá maior recebimento de cliques e aumento no tráfego orgânico.

Ajuda na tomada de decisão efetiva

Em um mundo cada vez mais Data Driven, o teste de SEO fornece exatamente isso: informações concretas para basear as decisões. Em vez de fazer previsões ou de usar o feeling, a escolha sobre o que é melhor para o site é baseada em fatos.

Essa abordagem experimental permite, inclusive, criar um “banco de dados”, com todas as informações de desempenho. Trata-se de algo que favorece a compreensão da evolução das estratégias, as mudanças dos algoritmos e como fazer as escolhas certas.

Como uma agência de marketing digital de performance pode ajudar?

Apesar de ser possível realizar os experimentos, o SEO Split Testing exige tempo e conhecimentos que nem sempre estão disponíveis. Em vez disso, há a oportunidade de contratar uma agência de marketing digital especializada, como a Hubify.

Com o apoio do nosso time de especialistas, seu negócio poderá formular as melhores hipóteses e criar testes frequentes de acompanhamento. Com essas informações transformadas em conhecimento aplicável, será possível aumentar o desempenho e até o retorno sobre investimento.

Esse apoio é essencial para profissionalizar o uso da metodologia e aproveitá-la ao máximo. Com isso, todos os benefícios do uso são potencializados.

O que você não pode deixar de saber?

O SEO Split Testing é uma forma de testar o impacto de variáveis no ranqueamento. Com o uso do Google Optimize e as etapas corretas, é possível analisar o desempenho. A ajuda de um time especializado é especialmente importante e eleva a performance.

Com o SEO Split Testing, sua estratégia customizada de otimização do site ganha força. Com melhor ranqueamento, há mais tráfego, mais leads e mais oportunidades — o que é essencial para o negócio.

Para ter o apoio de profissionais especializados e focados no desempenho, confira o site da Hubify e veja como podemos ajudar!

Posts Relacionados