Tudo que você precisa saber para usar o HubSpot CRM

Ingrid Garcez

Ingrid Garcez

Graduanda em Jornalismo pela Universidade de Taubaté, é fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente compõe o time de Marketing Interno da Hubify.

3 minutos de leitura

Atualmente, existem muitas empresas que desejam ter melhores resultados com suas estratégias de marketing, não é mesmo? E, para que isso seja possível, um dos pontos fundamentais é saber como usar o HubSpot CRM.

Essa plataforma disponibiliza uma série de ferramentas gratuitas que simplificam a gestão de campanhas e alavancam os resultados. O HubSpot Brasil também permite vender mais e melhor, fazendo a integração dos recursos necessários para as equipes de marketing e vendas em um mesmo software.

Continue lendo este artigo para descobrir o que o Hubspot CRM pode fazer pelo seu negócio. Acompanhe!

Afinal, o que é e como funciona o HubSpot CRM?

O HubSpot CRM, é usado pelas empresas para gerir o relacionamento com seu público-alvo. No software, fica registrada toda a jornada dos clientes, desde a primeira interação. E, ao acompanhar seu caminho percorrido, é possível identificar quais estratégias estão funcionando e o que pode ser otimizado.

Dessa forma, ao invés de armazenar os dados importantes em planilhas ou utilizar diferentes serviços, os negócios podem agregar tudo em uma única plataforma. O CRM do HubSpot Brasil possibilita desde o agendamento de reuniões entre a equipe, com parceiros ou clientes, até a realização de testes para compreender melhor os desejos do público.

Aqui, as ferramentas disponíveis dependem do grau de complexidade do programa. O HubSpot CRM é bem completo, gratuito e apresenta funcionalidades exclusivas para potencializar os resultados com o Inbound Marketing.

Funcionamento do HubSpot CRM 

De maneira geral, o CRM costuma ser um sistema complexo e pouco intuitivo, principalmente para pessoas que não têm intimidade com esse tipo de ferramenta.

Por esse motivo, o HubSpot desenvolveu um CRM acessível. E, uma das partes mais importantes da implementação é a configuração do funil de vendas, que irá guiar as ações do time de vendarketing.

Aproveitando que estamos falando em Vendarketing, assista ao vídeo a seguir para saber mais sobre o assunto!

Depois, é essencial fazer a importação dos contatos. Ou seja, é esse o momento de dizer adeus às intermináveis planilhas e descobrir uma forma muito mais simples de administrar todos os contatos que são gerados.

Sendo assim, a gestão se torna mais simples e integrada, sendo possível:

  • enviar e-mails;
  • fazer ligações;
  • acompanhar todas as interações com a empresa.

Além disso, um dos maiores diferenciais do HubSpot CRM é o fato de funcionar com recurso à computação em nuvem. Isso quer dizer que não é necessário ter o programa instalado nos servidores da empresa. Todas as informações ficam armazenadas na nuvem, a navegação é facilitada e é possível trabalhar de forma remota.

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O que você pode fazer com o HubSpot CRM?

Segundo o Customer Relationship Management Market Report 2021-2028, as estimativas dão conta de que cerca de 91% das empresas com mais de 10 funcionários usam um CRM. A mesma pesquisa afirma, ainda, que o crescimento na comercialização desses softwares é de, aproximadamente, 10,6% até 2028.

Nesse cenário, o HubSpot CRM apresenta as seguintes vantagens:

Visualização completa do funil de vendas

O funil de vendas ou pipeline é um guia fundamental para todo o processo comercial da empresa. Afinal, é a partir dele e da sua gestão que a equipe consegue visualizar as oportunidades de negócio.

E, com o HubSpot CRM, todas as informações ficam reunidas em um único local no qual toda a equipe pode ter acesso. Cada integrante pode definir e analisar as métricas que interessam para a execução do seu trabalho.

Integração de todas as informações sobre leads, prospects e clientes

Os clientes HubSpot têm acesso a uma base de dados que torna mais fácil a análise dos diferentes perfis.

Assim, o processo de qualificação, encantamento e retenção acaba por ser mais proveitoso, pois as ações são segmentadas com uma maior precisão. Esse tipo de otimização do trabalho e da estratégia garante um crescimento mais sustentável e um aumento consistente das receitas.

Diversos canais de comunicação com os clientes

Manter um bom relacionamento com o cliente é uma ferramenta muito importante para qualquer negócio. Até porque, é essa comunicação e a disponibilidade para resolução de problemas que influenciam diretamente a retenção ou fechamento de uma venda.

O HubSpot CRM tem uma caixa de entrada que agrega todas as interações e permite o contato com os clientes diretamente pela plataforma. É possível responder e-mails, configurar bots para atendimento e realização de processos automáticos.

Além disso, o software registra como e com quem foram os últimos contatos. Assim, é possível retomar conversas do ponto em que elas pararam e saber exatamente o que deve ser abordado.

Aumento das vendas e das taxas de retenção

Com um fluxo de trabalho mais organizado e um melhor relacionamento com os clientes, os resultados só podem ser positivos, não é mesmo?. O CRM permite uma visão mais ampla do negócio, facilitando a identificação antecipada de estratégias que não estão trazendo a receita esperada.

Segundo o relatório “O Estado do Inbound Marketing no Brasil”, as empresas que fazem uso de um software de CRM identificaram um aumento de cerca de 24% nas vendas. O aumento das taxas de retenção surge na sequência de um acompanhamento mais próximo e de estratégias alinhadas com o momento dos clientes.

E aí, gostou do conteúdo? Então, aproveite para ler também o nosso artigo “Como configurar o CRM da Hubspot: principais dicas e passos para começar a usar a ferramenta”!

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