Blog 8D Hubify

Integração do WhatsApp no RD Station: como funciona?

5 minutos de leitura

RD Station e WhatsApp agora estão mais unidos do que nunca! A plataforma e o aplicativo agora têm novas funcionalidades de integração que podem trazer ainda mais resultados para as vendas do seu negócio.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

A integração RD Station e WhatsApp chegou em outubro de 2022 na plataforma. Agora, é possível que os usuários da RD (ou seja, os colaboradores do seu negócio) executem diversas ações no WhatsApp dentro da plataforma.

O objetivo da RD Station com essa novidade é entrar de uma vez por todas no segmento de mercado chamado marketing conversacional. O marketing conversacional é uma das grandes tendências no futuro do atendimento, e as plataformas precisam começar a se adequar a essa realidade iminente. Foi isso que a RD Station fez!

Quer saber o que é marketing conversacional, qual a relação da estratégia com WhatsApp e, principalmente, conhecer as novas funções da RD Station? Continue acompanhando e descubra!

O que é marketing conversacional?

Você sabia que, hoje em dia, o WhatsApp é a escolha de 80% dos brasileiros que querem se comunicar com marcas? As pessoas estão buscando por mais informalidade e conforto, e é isso que o aplicativo oferece.

O marketing conversacional visa, portanto, abranger os conceitos do marketing nas conversas digitais, desde a geração de demandas até a popularização da automatização do atendimento com os chatbots.

Isso porque, para empresas grandes, é praticamente impossível atender a todos os usuários do WhatsApp fazendo solicitações sem a ajuda de uma plataforma de automatização, como a RD Station.

Quais são as novas funcionalidades?

Agora que você já sabe o que é marketing conversacional e como o conceito se aplica ao WhatsApp, vamos entender o que mudou na RD Station e WhatsApp, e quais são as principais novidades da integração com o aplicativo de conversas!

Criação do WhatStation

Que tal fazer negociações no RD Station CRM sem sair do WhatsApp Web? Com a funcionalidade WhatStation, isso é possível!

O objetivo da ferramenta é fechar mais vendas e oferecer mais praticidade e organização para o atendimento.

Na WhatStation, é possível visualizar a gestão de todas as negociações e receita que entram na empresa através do WhatsApp.

Dessa forma, você pode configurar seu CRM de vendas (alterar etapas do funil, salvar histórico de conversa e criar mensagens) sem sair do WhatsApp Web. Legal, não é mesmo?

O WhatStation está disponível a partir do plano free do RD Station CRM. De acordo com a RD, clientes que usam WhatStation fecham até 40% mais vendas do que aqueles que ainda não utilizam a ferramenta. Não fique de fora!

Envio de mensagens automáticas

Como mencionamos anteriormente, boa parte da estratégia de marketing conversacional está na automatização do atendimento.

Foi pensando nisso que a RD Station adquiriu e integrou seu sistema ao da empresa TALLOS.

A TALLOS é a maior plataforma de Conversational Sales do Brasil. Com essa plataforma, foi possível integrar diversos canais (incluindo o WhatsApp) em um único atendimento, oferecendo um serviço omnichannel para os seus clientes.

Além disso, também é possível enviar mensagens de forma automática para uma negociação, dependendo da etapa do funil de vendas em que o lead se encontra.

Disparo de mensagens

Com a nova integração, agora também é possível fazer o disparo de mensagens utilizando a automação de marketing.

Para isso, é necessário ter uma conta WhatsApp Business API. As mensagens disparadas podem variar de acordo com a estratégia de marketing, por exemplo:

  • ofertas;
  • notificações;
  • pesquisa de satisfação;
  • entre outros!

Botão WhatsApp no RD Station Marketing

O botão do WhatsApp é uma nova funcionalidade que pode ajudar sua empresa captar ainda mais clientes e leads.

Essa é uma estratégia para que seus clientes em potencial deixem um número de contato ou até mesmo mandem uma mensagem para a conta da sua empresa no aplicativo de mensagens. Ele pode ser um pop-up no seu site, um botão no fim da newsletter, entre outros.

Dessa forma, os visitantes encontram uma maneira rápida e confortável de se comunicar com a sua empresa. Graças as outras funcionalidades, o atendimento fica ainda melhor!

Como integrar o WhatsApp ao RD Station?

Após saber as principais novidades da nova funcionalidade do RD Station CRM, trouxemos um passo a passo para integrar as duas plataformas.

Para isso, é necessário, antes de tudo, ter uma conta no RD Station CRM e outra no WhatsApp Web. Vamos lá?

  • acesse a conta da sua empresa no RD Station CRM;
  • clique em seu nome de usuário, localizado no canto superior direito da página;
  • no menu suspenso que será exibido, clique em “Configurações”;
  • na categoria “Avançado”, clique em “Integrações”;
  • localize a opção “WhatsApp Web”;
  • passe o mouse sobre a logomarca e clique no botão “+”;
  • digite os números do celular e selecione o país de origem do telefone cadastrado no aplicativo do WhatsApp;
  • escreva a mensagem-padrão que será enviada de forma automática (geralmente, uma saudação aos seus clientes, bem institucional);
  • marque a opção “Ativar integração”;
  • clique no botão “Salvar”;
  • atualize a página para que a integração seja replicada em todo o sistema.

Pronto, sua integração foi ativada! Depois disso, todos os contatos de uma oportunidade que tiverem um número de celular cadastrado passarão a exibir o ícone do WhatsApp no seu RD Station CRM.

Quer uma solução completa de marketing para a sua empresa? Saiba que a 8D Hubify é parceira da RD Station! Com essas duas empresas trabalhando em conjunto, é possível criar as melhores campanhas de marketing para o seu negócio e, ainda, fazer uma segmentação de qualidade. Assim, você consegue atrair e engajar o público certo em direção a compra do seu produto ou serviço!

Enquanto a RD Station cuida das suas vendas, nós vamos nos preocupar em atrair mais consumidores e fidelizar seus clientes com os conteúdos certos.

Agora você já sabe as principais atualizações da RD Station e WhatsApp em parceria! Entenda mais sobre marketing digital e prosperidade com a 8D Hubify! Assine a nossa newsletter e receba novidades regularmente no seu e-mail.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por