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Como otimizar o fluxo de atendimento com o WhatsApp Marketing do Tag Center?

5 minutos de leitura

Profissionais de marketing estão constantemente em busca de alternativas que aumentem os resultados digitais com o crescimento do volume de leads e vendas. Porém, não é fácil investir em estratégias que tenham um bom custo-benefício. Uma delas tem atraído empresas de diferentes áreas: o WhatsApp Marketing.

Entenda como funciona e seus benefícios. Além disso, conheça uma dica especial sobre a plataforma que conta com a melhor versão do serviço: o Tag Center. Acompanhe a leitura!

O que é WhatsApp Marketing?

O WhatsApp Marketing é o nome dado à prática de utilizar um dos aplicativos mais populares entre os brasileiros, o WhatsApp, como ferramenta de divulgação e conexão da marca com o público-alvo.

Conforme a matéria do portal Resultados Digitais, a ferramenta supera até mesmo as redes sociais mundialmente consolidadas. No Brasil, são 165 milhões de usuários, 76,74% da população.

O processo tem como vantagem ser rápido e prático, devido ao sistema de mensagens instantâneas, além de uma linguagem acessível e fácil personalização com custo reduzido.

Como é possível usar a estratégia?

Reunimos exemplos de uso do WhatsApp Marketing com ações que não se restringem a promover o consumo dos clientes e posicionar a marca no mercado. 

É possível utilizá-lo para comunicar informações essenciais e novidades da empresa, permitindo o feedback do público no pós-venda. Confira!

Envio de promoções e ofertas

Uma segunda alternativa é aproveitar a estratégia para envio de promoções e ofertas personalizadas para compras exclusivas no WhatsApp, visando alavancar o canal de vendas.

É possível construir uma base de consumidores que adquirem produtos e serviços exclusivamente por meio da aplicação. Caso seja recorrente, uma boa ideia é desenvolver ações para alimentar a rede e mantê-la engajada com a marca.

Entrega de conteúdo de valor ou viral

Em datas comemorativas e de celebração, a empresa pode aproveitar o WhatsApp para construir um relacionamento com o público em tempo real e de forma leve.

No aniversário do cliente, é possível enviar conteúdo de valor, transmitindo acolhimento. Em outros momentos, enviar conteúdos virais para entretenimento e lazer pode ser uma boa estratégia de engajamento.

Lista de transmissão de informações

Outra possibilidade de uso do WhatsApp Marketing é como lista de transmissão de informações úteis para os clientes, envolvendo atualizações e mudanças na empresa, como dados buscados pelo público na internet quando querem fazer negócio.

As listas podem incluir:

  • novidades sobre o estabelecimento;
  • abertura de novas lojas ou franquias;
  • horários de atendimento online;
  • funcionamento em feriados e datas comemorativas;
  • lançamento de produtos e serviços;
  • mudanças nas formas de pagamento.

Humanização da marca

Caso a sua empresa começou recentemente a apoiar causas sociais importantes, como inclusão racial ou preservação ambiental, o WhastApp Marketing pode aproveitar as novidades para gerar conteúdo.

Divulgar o posicionamento da marca e o alinhamento com os valores defendidos pelo público consumidor é um processo essencial para gerar identificação e fidelização dos clientes.

Pesquisa de satisfação com os consumidores

Além das funções mencionadas, o WhatsApp pode servir como fonte de pesquisa por meio de questionários automatizados, avaliando o grau de satisfação com aspectos fundamentais, como:

  • atendimento;
  • acessibilidade;
  • plataformas online;
  • serviço de entrega.

Além disso, é possível checar o quanto as pessoas gostaram de comprar com a empresa e  se a recomendariam. Assim, é possível encontrar gargalos na relação marca-cliente e trabalhar para solucioná-los rapidamente.

Qual o passo a passo para um WhatsApp Marketing eficiente?

Para um WhatsApp Marketing que dê resultados, é indispensável seguir um planejamento e organização na formulação da estratégia. Veja quais são eles.

Prepare listas de disparo

Organize listas de disparo conforme o objetivo, como:

Isso vai ajudar a segmentar melhor a sua comunicação e a deixar a estratégia de marketing eficaz. Assim, é possível fazer uma divisão de contatos para cada categoria, tornando fácil registrar e monitorar os resultados obtidos.

Defina a mensagem

É essencial estabelecer a mensagem que será enviada. Assim, você pode trabalhar os pontos de personalização na comunicação com o cliente. Além disso, consegue, com antecedência, corrigir eventuais erros de português ou informações inconsistentes. 

O objetivo é entregar um texto claro e acessível para divulgar informações como:

  • saldos;
  • promoções;
  • lançamentos;
  • ofertas exclusivas.

Assim, você garante que os números apresentados estejam de acordo com as demais estratégias de marketing online e offline.

Escolha como vai comunicar

A mensagem da qual falamos há pouco não necessariamente precisa ser enviada por escrito. É fundamental que a empresa trabalhe com criatividade e diferentes recursos audiovisuais para alcançar o maior número de pessoas.

Planeje como você quer passar suas informações, usando:

  • texto;
  • áudio;
  • vídeo;
  • imagem.

Automatize o envio de mensagens

É preciso considerar como será feito o envio das mensagens no WhatsApp. Quanto maior for a sua base de clientes e nichos de mercado, mais cansativo e demorado será realizar o processo manualmente. Invista no uso de um ou mais recursos de automação que executem a tarefa.

Como otimizar a estratégia de WhatsApp Marketing com a solução do Tag Center?

O Tag Center traz várias funcionalidades para quem quer investir no WhatsApp Marketing. A ferramenta permite um fluxo completo de atendimento ao cliente e automação na jornada de compra, fornecendo:

  • comunicação setorizada;
  • envio de mídias audiovisuais;
  • bots inteligentes para interação com os usuários.

Por meio do Tag Center, você consegue atender múltiplas pessoas simultaneamente, evitando filas de espera e atrasos no contato.

O recurso disponibiliza disparo imediato de campanhas promocionais, sazonais e de nicho, otimizando o tempo da equipe de marketing e tornando o processo de divulgação eficaz para públicos volumosos.

Com o WhatsApp Marketing, você utiliza a ferramenta como mecanismo de interação e atendimento ao cliente, além de aproveitar estrategicamente a potencialização de vendas e aumento de leads que ele proporciona.

No mercado, não faltam plataformas, como a Tag Center, que ajudam a automatizar e qualificar os processos. Portanto, vale a pena experimentar os serviços para encontrar a solução ideal para sua empresa!

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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