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Plataforma para criação de site: quais as vantagens e desvantagens?

15 minutos de leitura

É comum ver propagandas de plataforma para criação de site, não é mesmo? Elas prometem que você precisará apenas de poucos minutos para se registrar e colocar seu site em funcionamento. Diante disso, muitas pessoas não sabem se realmente vale a pena contratar esse tipo de serviço e querem conhecer mais informações.

Para ajudá-lo, neste post, você conseguirá sanar algumas dúvidas comuns, como:

  • o que são plataformas?
  • tais ferramentas dispensam conhecimento técnico em marketing?
  • elas são úteis para qualquer tipo de negócio?
  • é melhor usar uma plataforma ou fazer um projeto de criação de site em pequeno, médio e longo prazo?
  • como fazer o desenvolvimento de site?
  • quais são as plataformas mais utilizadas?

Você quer entender mais sobre as plataformas e ter respostas para as perguntas acima? Continue conosco e boa leitura!

O que são plataformas de criação de sites?

Plataformas para a criação de sites são utilizadas para facilitar a vida dos donos de websites, fazendo com que, rapidamente, eles possam criar conteúdos, editar a forma como o layout do site é exibido e implementar novas funções.

Você pode utilizá-los para vender produtos (plataformas de e-commerce), produzir um site institucional ou mesmo disponibilizar serviços inovadores em sua área de atuação.

História das plataformas

Com o advento da Internet, algumas empresas começaram a disponibilizar conteúdos sobre sobre seus negócios a partir de uma ferramenta criada em 1999, o Blogger. Embora ainda fosse simples, ela permitia a publicação de materiais na Internet.

Com o tempo, o Blogger evolui e permitiu que os usuários pudessem usar a ferramenta de maneira mais personalizada. Em 2003, foi lançado o WordPress. Em estado embrionário, a plataforma era vista como mais uma forma de fazer um blog na Internet.

Enquanto isso, a Internet, no Brasil, ganhava mais corpo e era utilizada por mais indivíduos. Dessa forma, mais empresas se interessavam em divulgar seus serviços nessa nova rede.

Nesse momento, algumas empresas já pensavam em formas para facilitar a criação de sites institucionais. No Brasil, um dos grandes exemplos foi o HPG. Com ele, era fácil criar suas páginas e disponibilizar conteúdo na web.

Em 2006, essas ferramentas já eram mais conhecidas. Nesse ano, foi lançado o Wix, que pretendia revolucionar a forma como as pessoas faziam sites na Internet. Em 2013 a própria Elefante Verde, empresa que deu origem a Hubify, criou uma plataforma para que seus franqueados pudessem criar sites de forma fácil, rápida e com técnicas básicas de SEO.

Desde esse período, muitas funcionalidades foram incluídas, fazendo com que as plataformas atingissem mais maturidade e estivessem prontas para serem utilizadas pelas empresas.

Veja, agora, o que fazer para criar seu site em uma plataforma!

Como criar um site em uma plataforma?

Para criar um site em uma plataforma, você precisa definir qual delas é a mais indicada para seu negócio. Cada uma apresenta pontos fortes e fracos. Sendo assim, a melhor escolha dependerá das suas necessidades.

Quer saber quais são todos os passos necessários? Confira agora!

Adquira um domínio

O primeiro passo para criar seu site é ter um domínio. Caso você ainda não tenha, procure por um nome que seja de fácil memorização, curto e que possa refletir os valores da sua empresa. Caso existam outras extensões disponíveis para o mesmo nome, estude adquiri-las também.

É comum comprar domínios com extensões diferentes das utilizadas por grandes varejistas, dessa forma, tais pessoas poderão atrair usuários que, por acaso, acessaram o endereço incorreto. Adquirindo as principais extensões, você evitará que isso aconteça com sua marca!

Embora as plataformas também ofereçam domínios gratuitos, é interessante que você não os utilize. Além de ser mais difícil divulgá-los, eles não passam a segurança e a firmeza de que os usuários precisam para confiar no seu conteúdo e efetuar compras.

Escolha a plataforma desejada

Após a compra do domínio do site, escolha qual sistema você utilizará. Você poderá ver, em detalhes, quais são os principais itens que devem ser analisados nesse momento.

Para que todo o processo de criação seja coordenado e possa cumprir seus objetivos, tome sua decisão com calma, analisando se sua opção será útil agora e no futuro.

Muitos empresários fazem sua escolha apressadamente. Logo depois, porém, enfrentam dificuldades para editar as páginas, ter suporte ou mesmo adaptá-las a uma nova realidade.

Por isso, em vez de pensar apenas em curto prazo, é interessante que seu negócio procure soluções que serão úteis para sua empresa em períodos mais longos, levando sempre aos usuários uma boa experiência de uso.

Faça seu cadastro

Na maioria dos casos, com poucos minutos, você consegue se cadastrar e começar a editar seu site. Você apenas precisa decidir entre as versões gratuitas e profissionais (escolhas que podem ser feitas, também, mais tarde), além de informar se usará o domínio próprio (indicado) ou algum fornecido pela plataforma.

Acesse a administração da plataforma

Depois de instalar, você já pode acessar a administração. Os servidores têm o costume de enviar e-mails com o usuário, a senha e o endereço para sua caixa de e-mail, assim, você terá todos os dados necessários para já começar a acessar sua plataforma.

Comece a configuração

Depois de acessar, comece a configuração propriamente dita. Modifique o nome e a descrição do site, se ainda não o fez. Após isso, coloque o logotipo da sua empresa.

Desenvolva ou procure por um template adequado

Nessa fase, você pode escolher um template (tema) já existente ou pedir que uma empresa o produza para você. Embora seja mais fácil e prático usar algum modelo pronto, é recomendável que você procure uma agência para criação ou personalização de seu novo tema.

Dessa forma, os profissionais poderão desenvolver o layout do seu site para melhorar seus resultados, apresentando as informações mais importantes. Além disso, seu tema deve ser responsivo, isto é, deve funcionar perfeitamente em qualquer dispositivo (mesmo em smartphones e tablets).

Por fim, as agências também são capazes de implementar novas funções no sistema, aumentando a quantidade de serviços disponíveis para seus clientes, melhorando, assim, a experiência do usuário com o site e com sua marca.

Insira as informações necessárias

Antes de fazer o lançamento oficial do seu site, insira as informações necessárias para que os usuários tenham, à sua disposição, os dados e serviços necessários. Então, não disponibilize suas páginas antes que elas estejam perfeitamente prontas e funcionais. É melhor demorar um pouco mais para lançá-las do que decepcionar seus clientes, não é mesmo?

Verifique se os dados estão corretos

Após tantos passos, verifique se os dados de contato, as informações de produto e os formulários estão certos e operantes. Algumas empresas podem reclamar da falta de contato dos internautas, mas os dados divulgados podem estar incorretos. Dessa forma, as mensagens enviadas não chegarão para você.

O que levar em consideração para escolher a melhor plataforma?

Agora que você sabe quais são os passos para criar seu site em uma plataforma, chegou a hora de escolher qual delas é a ideal para você.

Defina seus objetivos

Cada plataforma tem seus prós e contras. Para escolher de forma mais eficiente, defina quais são os principais objetivos do seu negócio. Você quer atrair mais pessoas para sua empresa, vender pela Internet, lançar produtos? Você prefere um site mais bonito, com melhor SEO ou com melhores práticas de conversão (CRO)?

Depois de definir suas metas, você estará pronto para escolher, com precisão, a melhor plataforma para seu negócio.

Conheça as plataformas mais usadas no mercado

Você sabe quais são as plataformas mais usadas no mercado? Você verá, agora, quais são as características mais marcantes de cada uma delas. Assim, será mais fácil escolher aquela que combine mais com os objetivos da sua empresa e o perfil do seu público-alvo. Confira!

Wix

O Wix é uma das plataformas mais conhecidas para criação de sites. É preferido por muitos empresários devido à facilidade de uso e criação do layout. Ele está disponível há vários anos e tem evoluído, fazendo com que a marca ganhe um considerável espaço no mercado.

A plataforma apresenta opções completas para que você construa seu site de forma organizada e simples. Desse modo, você não precisa ter conhecimentos em informática ou em programação para criar um site com o design agradável e interessante.

O sistema conta com grande variedade de templates, possibilitando desde a criação de sites institucionais até e-commerces. Tudo sem dificuldades.

É possível começar com um plano gratuito. Ele, porém, tem limitação de espaço e recursos. O ponto mais negativo, no entanto, é a impossibilidade de ter um domínio próprio. O plano pago, por outro lado, tem disponível todos os recursos da plataforma.

O alerta que fazemos nesses casos é que, por mais que o empresário possa montar sozinho um site, muitas vezes ele não tem conhecimento de como montar um site que de fato gere resultados, ou seja, com as melhores práticas de SEO, UX (experiência do usuário) e CRO (otimização de conversão).

Weebly

Ainda que não seja tão conhecida como o Wix, a plataforma apresenta a maioria dos recursos existentes nos outros sistemas. O Weebly também foi planejado para atender aos profissionais que não têm muito conhecimento em programação.

Sendo assim, utilizá-lo é simples e existem várias opções de templates. Você poderá atingir diversos objetivos de negócios, sejam lojas virtuais, sejam sites institucionais. No caso dos e-commerces, é possível utilizar tarefas complexas, como a organização de validações e etapas de compras, carrinhos e formas de pagamento.

Também há variedade de planos. No gratuito (ou free), os recursos são limitados e talvez você tenha dificuldade para criá-lo da forma que deseja.

Nessa plataforma, é preciso dar atenção especial à escolha do plano, pois isso determinará a quantidade de recursos que serão disponibilizadas para você. Há também as versões Básicas, Pro e Business, que adicionam mais recursos à medida que o plano evolui.

Jimdo

Embora, aparentemente, o Jimdo siga os mesmos padrões do Wix e do Weebly, facilitando a criação de um site sem conhecimentos específicos, a plataforma não dispõe da quantidade de recursos, templates e widgets existentes nos outros sistemas.

Isso, porém, não deve fazer com que você acredite que o Jimdo é uma opção ruim, uma vez que ele oferece alguns recursos que você não encontrará em outras opções.

Um deles é um aplicativo disponível para iOS e Android. Ela é uma das únicas plataformas que permite a realização de mudanças em seu site a partir da tela de seu smartphone. Dessa forma, você tem maior liberdade e facilidade em realizar as mudanças que desejar, independentemente de onde estiver. Além disso, pode verificar as estatísticas de seu site, mesmo se estiver longe de casa ou do trabalho.

Por fim, outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de integrá-la ao Dropbox. Assim, se você já tiver uma conta lá, bastará adicionar seus arquivos e você poderá importá-los facilmente para sua página. Se não tiver uma conta, em poucos instantes, ela poderá ser criada.

Como à distância de recursos entre as versões pagas e free é grande, considere contratar um dos planos pagos. O primeiro, o JimdoPro, foi desenvolvido para freelancers compartilharem seus trabalhos de forma customizada e rápida. Já o JimdoBusiness é focado na necessidade de se diferenciar no mercado.

Webnode

Embora seja muito conhecida e usada no mercado, essa solução apresenta recursos mais limitados, se comparada aos seus principais concorrentes. Dessa maneira, customizar os detalhes das suas páginas será uma tarefa um pouco mais complicada.

Não é por isso, entretanto, que você excluirá essa opção da sua lista. As quatro versões profissionais disponíveis apresentam valores acessíveis, mesmo para quem está dando seus primeiros passos.

Não é preciso ter qualquer conhecimento na criação de site, pois o Webnode é totalmente intuitivo e fácil de ser utilizado. A variação de opções e templates existente dá a possibilidade de criar algo bem bacana, mesmo com recursos básicos.

Ou seja, se você não deseja investir muito em um primeiro momento, essa pode ser uma boa opção. Lembre-se, porém, de não usar o fator financeiro como primordial em sua análise. Um projeto elaborado poderá se transformar em mais lucro e reconhecimento da sua marca no presente e no futuro.

Aqui, também há planos gratuitos e pagos. Como você já viu, se você não investir na plataforma, terá recursos muito limitados e não poderá usar um domínio próprio. Os planos pagos apresentam grande variedade de ferramentas, de acordo com o escolhido, possibilitando, até mesmo, a utilização de estratégias de marketing mais elaboradas.

WordPress

Você sabia que 1 a cada 3 sites da Internet usa o WordPress como plataforma ou sistema de gestão de conteúdo (CMS)? Com esse dado, você já pode imaginar o poder que essa ferramenta tem.

Se você imagina que apenas empresas pequenas e médias o utilizam, está enganado. Veja a relação de grandes instituições pelo mundo que adotaram o WordPress como plataforma:

  • Vogue;
  • Jornal Times;
  • Nasa;
  • The New York Times;
  • Sony;
  • BBC;
  • Coca Cola França;
  • Forbes.

O funcionamento do WordPress é um pouco diferente dos demais, uma vez que a plataforma é completamente livre para quem quiser usá-la. Dessa maneira, você pode usar seus recursos gratuitamente, apesar de demandar conhecimento em programação para implementar as custumizações e integrações.

WordPress.org

Nesse caso, tendo acesso ao código-fonte da ferramenta, você pode manipulá-la da maneira que quiser. Entretanto, para usá-la, é necessário contratar um serviço de hospedagem para armazenar seus dados e arquivos. Assim, tudo quanto acontecer em seu site será de responsabilidade sua. Isso é uma boa possibilidade para fazer com que sua página tenha tudo de que sua empresa necessite.

Como a plataforma tem seus códigos abertos, diversos desenvolvedores fazem novos temas e plugins (para adicionar funcionalidades no sistema) de maneira gratuita. Se precisar de lago mais específico, você encontrará milhares de opções pagas e até poderá contratar uma empresa para criá-la para seu negócio.

Da mesma forma, se você precisar de suporte em sites, há agências especializadas em WordPress como a própria Hubify, que são perfeitamente capazes de realizar o que você necessita ou resolver seu problema.

WordPress.com

Caso você queira usar uma plataforma como as demais, denominada WordPress.com, você também terá essa alternativa entre as opções gratuitas e profissionais. Dessa forma, a equipe WordPress será responsável pelo seu domínio, pela hospedagem dos arquivos e pelas transferências de dados.

Se você decidir utilizar a plataforma on-line do WordPress, na sua versão gratuita, não poderá usar seu domínio personalizado e terá uma publicidade da plataforma. Os outros planos custam 4, 8 e 25 dólares e contam com suporte ao vivo e por e-mail.

Com o plano pago, você poderá modificar os arquivos CSS das suas páginas, podendo fazer modificações avançadas na estrutura do design, instalar plugins e enviar temas completamente personalizados.

Hubify

Como comentamos anteriormente nesse post, nós possuímos uma plataforma própria para criação de sites, a qual justamente dá o nome da nossa agência: Hubify.

A plataforma foi criada em 2013 com o propósito de proporcionar uma forma fácil, rápida e acessível de criar sites que gerem resultados para pequena empresas. Nesse caso, apenas os franqueados da rede Elefante Verde têm à sua disposição essa plataforma para criação de sites.

A plataforma que começou como um site com a cara da página no Guia Elefante Verde, ganhou novas funcionalidades no passar dos anos e hoje, em sua terceira versão, apresenta 5 tipos de templates, integra com mais de 30 canais de mídia como o trip advisor e o chat do whatsapp, contém boas práticas de SEO e CRO, além de proporcionar ao empresário um painel com as principais métricas da sua página.

Quais são as principais vantagens?

Analisando as plataformas como um todo, há diversas vantagens em utilizá-las. Descubra os motivos!

Atualizações constantes

A maioria dos sistemas listados tem atualizações constantes. Dessa forma, quando as melhorias forem implementadas, todos os sites as receberão automaticamente. Assim, você evitará ter de esperar por algum técnico.

Um bom exemplo disso está relacionado às mudanças nos algoritmos dos motores de busca. A partir do momento em que determinada técnica de SEO (práticas para otimização de páginas para os motores de busca) é consolidada, é possível disponibilizá-la para todos os cadastrados na plataforma.

Outra possibilidade é aumentar o número de integrações no sistema. Quando cada plataforma, por exemplo, aceitar o compartilhamento de conteúdo diretamente no WhatsApp, você receberá essa nova funcionalidade automaticamente.

Disponibilização de suporte técnico

Outra vantagem das plataformas é ter suporte técnico especializado quando existir algum problema interno nos servidores da empesa. Dessa forma, você não precisará contratar algum profissional para fazer manutenção de sites.

Vale ressaltar que você deve pesquisar se a plataforma escolhida disponibiliza um bom atendimento e suporte aos clientes, uma vez que, nesses casos, apenas os técnicos da ferramenta poderão resolver os problemas internos apresentados.

Facilidade de uso

Normalmente, as plataformas são de fácil utilização e personalização. Dessa maneira, com poucos minutos, você poderá ter sua página na Internet, sem a exigência de conhecimentos avançados em informática ou programação.

A tendência é que as ferramentas tenham menus simplificados e com opções fáceis de serem entendidas e colocadas em prática. Dessa maneira, dificilmente você precisará perder muito tempo para entender a plataforma.

Quais são as desvantagens de ter site em plataforma?

Por outro lado, você também deve estar atento às desvantagens de utilizar plataformas on-line para a criação de sites. Veja!

Opções limitadas

Na maioria dos casos, excluindo a plataforma aberta do WordPress utilizada por nossa equipe para montar sites, você tem um número de opções preestabelecidas para personalizar seu site. Dessa maneira, você terá maior dificuldade para se destacar da concorrência e prestar serviços exclusivos.

Além disso, com opções limitadas, você não conseguirá acompanhar os desejos dos usuários para entregar uma visita mais agradável, interessante e útil aos seus clientes.

Ausência de um projeto claro

Ainda que algumas das plataformas tenham várias opções de temas para você criar seu site, você não conseguirá criá-lo de acordo com as necessidades do seu projeto. Assim, restará ao seu negócio adaptar o que já foi criado.

Embora, em um primeiro momento, isso possa não parecer muito importante, desenvolver seu site a partir de um planejamento completo é essencial para que sua marca passe as informações ao público que você deseja.

Falta de conhecimento profissional

Embora a desnecessidade de conhecimento específico seja uma das grandes vantagens dessas ferramentas, pode-se dizer que isso também é um problema. As inovações e facilidades não dispensam o conhecimento técnico em marketing e criação de páginas para a Internet.

Dessa forma, as páginas criadas em poucos minutos podem até agradar as empresas, mas dificilmente contemplarão todos os itens necessários para que uma página profissional esteja no ar gerando resultados matadores.

Ou seja, o público mais exigente notará a falta de recursos que são disponibilizados com a criação de um site profissional e que contem com um projeto destinado para esse fim.

As plataformas têm evoluído constantemente e apresentado soluções interessantes para que os empresários criem seus sites na Internet. Infelizmente, porém, muitas pessoas têm criado suas páginas sem nenhuma pesquisa ou conhecimento, fazendo com que seu trabalho seja em vão ou não tenha os resultados esperados.

Ainda que essas ferramentas sejam úteis para seu negócio, você não deve dispensar o uso de um projeto que entenda quais são as necessidades da sua empresa e dos clientes. Assim, você poderá criar uma página objetiva, interessante e útil para seu público.

Lembre-se de que o preço não deve ser um fator primordial na sua decisão, uma vez que uma escolha mal feita poderá gerar maior trabalho e gastos no futuro. Além disso, escolhas bem pensadas poderão gerar maior lucro para sua empresa posteriormente. Assim, será mais fácil você ter um site de sucesso!

Para tanto, procure sempre a opinião de uma agência especializada em marketing digital. Os consultores estarão prontos para ajudá-lo a escolher as plataformas ou sistemas que sejam mais adequados para a criação de site seu negócio.

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Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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