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Investir em Marketing: você realmente precisa ?

9 minutos de leitura

O significado de marketing em uma busca livre na internet é estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores — só aí já é possível perceber que investir em marketing colabora efetiva e progressivamente para a alavancagem das vendas!

Investir em marketing e BI ou não? Uma dúvida que permeia a mente de muitos empreendedores quando estão traçando metas ou desenvolvendo estratégias de vendas. É comum pensar que ações de marketing apenas surtem efeito em grandes empresas.

Essa é uma realidade percebida em pesquisa realizada durante o evento Trilha de Marketing Digital 2019, organizado pela Hubify — as empresas contam com um time robusto de vendas e ninguém responsável pelo marketing.

Neste post vamos fazer uma análise sobre o investimento em marketing, além de avaliar todas as melhorias que a área pode causar dentro da empresa e quais são os benefícios de contar com uma agência especializada!

O que você verá neste post?

  • Muito investimento em vendas e pouco em marketing
  • Marketing bem feito significa melhorias na empresa
  • Perda de eficiência da empresa que não desenvolve o marketing
  • Benefícios de contar com uma agência parceira
  • Tempo de retorno
  • Criatividade
  • Disponibilidade
  • Investimento

Muito investimento em vendas e pouco em marketing

O diagnóstico obtido no decorrer do evento, mostra um cenário de pouco ou quase nenhum investimento em marketing e um gasto elevado nas ações de vendas. A pesquisa foi realizada com o público presente — uma média de 52% representado por startups, sendo que do total 57,5% possui de 4 a 50 funcionários em seu quadro.

Vamos analisar os números:

  • 5% do público não usa qualquer ferramenta para gerir vendas ou marketing
  • 19% utiliza apenas uma planilha
  • 40% utilizam um CRM comercial
  • 20% utilizam um CRM de marketing
  • 20% das empresas disseram não ter meta de vendas
  • 40% afirmaram não ter meta de marketing
  • 65% das empresas respondendo que não batem metas da empresa

Considerando que o marketing dispõe de estratégias como o inbound — eficiente para engajar um público, estimular sua visita ao site e direcioná-lo à decisão de compra — certamente, o percentual de empresas que não batem as metas, seria bem menor.

O time de vendas pode ser expert, preparado e motivado a aumentar o faturamento, mas os esforços só terão efeito se houver público ou seja, a área comercial precisa contar com as ações de marketing na atração de leads para o meio do funil, assumindo dali em diante a responsabilidade pela conversão de vendas.

Um trabalho conjunto que justifica o investimento em marketing — ainda que muitos acreditem na autossuficiência da equipe de vendas, é impossível ignorar a efetividade do marketing e suas estratégias em um mercado digital de grande competitividade.

Vale ressaltar que, mesmo sem uma aplicação formal do marketing, as empresas costumam investir em ações específicas para engajar potenciais clientes. É preciso mensurar o Retorno sobre o Investimento (ROI), o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e o Custo de Aquisição de Lead (CAL).

São métricas importantes, características do setor de marketing que, dificilmente, a área de vendas terá a iniciativa de acompanhar. Durante o evento, 62% da empresas disseram não acompanhar metas — um número alarmante em um momento de consolidação da cultura data-driven, quando as decisões são baseadas em dados.

Marketing bem feito significa melhorias na empresa

O objetivo do marketing é atrair visitantes e gerar oportunidades de negócio utilizando suas principais ferramentas, como, atendimento diferenciado, gerenciamento de mídias, atualização e produção de conteúdo relevante, com abordagem de topo, meio e fundo do funil de vendas.

As ações são completamente voltadas para o bem da empresa e refletem em todo o ambiente interno, principalmente, na equipe de vendas pois, sendo o marketing um departamento estratégico, com muitas ações engatilhadas, as perspectivas são de crescimento em lucro e visibilidade.

As melhorias e os benefícios da empresa podem ser percebidos, tão logo as ações de marketing sejam colocadas em prática. A mudança de cenário é significativa e, rapidamente, será possível colher frutos de um plantio fértil.

Vejamos alguns desses benefícios!

Atração de novos clientes

O consumidor da atualidade está conectado ao mundo virtual em tempo integral, não importando se deseja ou não comprar algo. Enquanto visitante, pode ser que ele abra diversas páginas ao mesmo tempo e se detenha em algum conteúdo específico.

É aí que entra o marketing digital com suas ações de retenção e expansão. Se conseguir chamar a atenção desse visitante, convertê-lo em lead e nutri-lo adequadamente, as chances de avançar mais uma etapa e preparar o terreno para a equipe de vendas, são bastante positivas.

Aumento das vendas

Se há visitantes e consumidores, há reais possibilidades de vendas. As estratégias de marketing servem para atrair o maior número possível de visitantes e convertê-lo em seguida.

Os leads bem nutridos são possibilidades reais de vendas, uma vez que conheceram, se interessaram pela marca e decidiram explorar mais um pouco. Esse é um bom momento de atuação do time de vendas, para estimular a compra utilizando técnicas de persuasão tão oportunamente preparadas.

Reconhecimento da marca

As ações de branding para geração de valor e reconhecimento da marca só podem ser bem desenvolvidas se houver uma equipe de marketing atuando na retaguarda. Isso por que, muitas estratégias devem ser bem pensadas e articuladas, antes de serem aplicadas, para evitar o efeito reverso.

A marca é uma identidade e uma referência —  o marketing deve criar estratégias e ações para manter a memória de consumidores e clientes, sempre que ele pensar em adquirir algo que a empresa comercializa.

Autoridade no mercado

Quando a empresa se torna uma referência é sinal de que alguma autoridade foi conquistada e que ocupa um lugar importante no mercado. Além do bom posicionamento mercadológico, a autoridade ganha força no conceito elevado do cliente.

As ações propostas pelo marketing são essenciais para alcançar esse desafio e auxiliar o time de vendas a bater suas metas, o que é possível, graças à nutrição constante de leads e consumidores para manter a atenção voltada para o negócio da empresa e permitir que a equipe faça seu trabalho.

Otimização dos investimentos

Mais uma vez, os dados são importantes para ajudar na tomada de decisão. Fazer investimentos não é fácil e requer uma análise prévia do comportamento de compras do cliente para mensurar o faturamento em médio e longo prazo.

É a área de marketing quem pode ajudar nesse levantamento, aplicando as métricas adequadas. É certo querer vender, mas até mesmo a lucratividade deve ter um crescimento equilibrado e sustentável para não colocar o negócio em risco no futuro.

Pensar estratégias e esperar o melhor momento para colocá-las em prática é uma especialidade do marketing que o time de vendas deve compreender e tomar como parceira de peso dentro da empresa.

Perda de eficiência da empresa que não desenvolve o marketing

Quem não investe em marketing,  corre o risco de perder eficiência mercadológica e ficar para trás na disputa por um lugar de destaque e referência. As melhores e mais promissoras do mercado costumam investir em um propósito firme de vendas, utilizando as estratégias de marketing como suporte.

Porém, é fundamental mensurar continuamente a eficiência do investimento em marketing digital e caso alguma estratégia for identificada como ineficiente, ser retirada do planejamento para não gerar prejuízo e prejudicar as ações da área de vendas.

Benefícios de contar com uma agência parceira

Ter uma equipe própria ou contratar uma agência? Essas é uma dúvida cruel para a empresa que ainda não tem fortalecida a ideia de que o marketing é um forte aliado na corrida pelo sucesso de vendas.

Para ajudar nessa decisão, elencando alguns benefícios que a empresa pode ter ao contratar uma agência especializada para cuidar das ações de marketing e colocá-las efetivamente, em prática.

Tempo de retorno

Ao contratar uma agência, as reuniões de brainstorming devem contemplar não apenas as ações, mas os tempo de retorno almejado. Possivelmente, a agência trará para a empresa um retorno mais rápido, pois, atua em um mercado de networking amplo, que permite acionar parceiros para ajudar no impulsionamento da marca.

Outro fator importante para considerar a contratação de uma agência é que ela disponibilizará muito mais profissionais para atuar nas estratégias da do seu negócio, do que você teria no quadro funcional da empresa.

Criatividade

Essa é uma habilidade de grande valor para as estratégias de marketing e os profissionais da área devem ser especializados em pensar boas ideias para o cliente. O engajamento e a motivação da agência é maior e diferente, comparando com o desempenho do time interno.

A agência tem vínculo e envolvimento com a marca e o compromisso de fazer dela uma referência de mercado. Já o time interno pode não alcançar os resultados esperados pela falta não só da habilidade criativa, como dificuldade de ser imparcial em alguns aspectos comportamentais da empresa.

Disponibilidade

Uma agência deve atuar em todas as etapas do projeto de alavancagem da empresa. Desde o planejamento, até o cumprimento dos prazos e das estratégias em si, perpassando o relacionamento construído com o cliente — é primordial oferecer disponibilidade completa para acompanhar a evolução e o crescimento da empresa.   

O fato de a agência ter que lidar diariamente com diversos clientes e suas estratégias pode ser um problema para a empresa que deseja exclusividade. Nesse quesito, ter uma equipe interna, talvez seja mais vantajoso e o ideal é avaliar prós e contras para fazer a melhor escolha.

Investimento

Muitas empresas deixam de investir em uma agência por considerarem o investimento alto. O ideal é fazer uma análise de custo-benefício, incluindo não apenas as despesas mensais com mão de obra interna, mas figurar valores como 13º salário, cobertura de férias e licenças, entre outros custos trabalhistas.

A escolha deve considerar alguns fatores como orçamento disponível, expectativa de resultados em médio e longo prazo, capacidade de absorver e acompanhar a demanda internamente — feito isso, a empresa terá informações importantes para fazer uma boa escolha.

A agência será responsável por reunir marketing e vendas em uma estratégia global, distribuindo a responsabilidade de cada um no momento adequado. O bom da agência é ter um posicionamento imparcial e atribuir responsabilidades sem se deter em preferências.

Para quem gerencia um negócio online, os desafios são infinitos e esbarram na questão concorrência. As estratégias de atração, retenção e geração de leads devem surtir impacto considerável nos resultados de faturamento da empresa, o que justificará o investimento em marketing.

Vamos sintetizar o que vimos sobre investir em marketing

A ideia de investir em marketing, principalmente quando a empresa tem maior número de profissionais dedicados às vendas, pode parecer equivocada e onerosa, mas é essencial avaliar o trabalho das duas áreas e constatar que se tratam de estratégias complementares e, em nenhum momento, não substitutivas.

Se você gostou deste post e percebeu que investir em marketing é tão importante para auxiliar a equipe de vendas a performar mais rápido, assine a nossa newsletter e receba direto na sua caixa de entrada, diversos conteúdos complementares para aumentar seus conhecimentos!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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