Blog 8D Hubify

Efeito Yelp — Por que fazemos o que outros estão fazendo?

4 minutos de leitura

Você já parou para pensar que escolhemos onde nos hospedar, comer e o que fazer com base na opinião de estranhos? Essa é a dinâmica de sites como o Tripadvisor ou o Yelp, que são a modernização americana das páginas amarelas onde qualquer pessoa pode deixar sua avaliação.

Mas, esse efeito não é exclusivo do mundo online, por exemplo, da onde surgiu o nosso amor por filas? Se tem tantas pessoas esperando, certamente, a motivação disso é algum produto ou serviço bem interessante.

São tais questionamentos que serão abordados neste artigo. Acompanhe a seguir e boa leitura!

Efeito manada

Segundo Dan Ariely, em Psicologia do Dinheiro, esse conceito é sobre seguir a multidão, em que avaliamos algo como bom ou ruim, a partir do comportamento de outras pessoas

Mas o comportamento manada ou Influência Social vai além disso.

Já Richard Thaler, em Nudge, relata a questão da Pressão Social. Caso você se importe com o que outros pensam a seu respeito (talvez por acreditar, equivocadamente, que eles estejam prestando atenção ao que você faz), provavelmente, acabará seguindo a multidão para evitar sua ira ou cair nas graças dela.

Boa parte da nossa percepção de "pressão social" provém do efeito holofote, que é falsa ideia de que as pessoas estão olhando e reparando em nós, mais do que na realidade.

E como isso funciona no marketing digital?

A verdade é que o efeito manada já é utilizado na publicidade há muito tempo.

Os anunciantes têm plena consciência do poder dos nudges sociais. Sempre que podem, eles enfatizam que seu produto é o "preferido pela maioria das pessoas" ou que "cada vez mais pessoas" estão parando de usar outras marcas (o passado) e passando a consumir o produto deles (que representa o futuro). Com isso, eles tentam influenciar os consumidores, com a ideia sobre o que a maioria da população está fazendo.

No caso do marketing digital, já demos o exemplo de sites como o TripAdvisor, mas existem diversas outras formas de observarmos o peso do efeito manada no mundo digital. As próprias redes sociais como o Facebook e Instagram influenciam em larga escala o comportamento das pessoas.

O efeito manada é tão poderoso que na era da internet, a influência social turbinou uma área do marketing (Marketing de Influência) que se tornou profissão, onde influencers chegam a ganhar R$ 150 mil reais para divulgar uma marca em seus canais online. 

De fato, o Marketing de Influência já era praticado antes da era digital, afinal, quando um artista segura uma lata de refrigerante durante um comercial na TV, em uma revista ou outdoor, ele busca influenciar você a comprar o produto. 

O peso da opinião

 O peso da opinião é tão importante, que os sites das empresas que apresentam depoimentos de clientes felizes convertem visitantes em mais leads ou clientes. Se for um vídeo, melhor ainda, já que agrega realidade. Quanto mais confiante e firme for a declaração, mais o seu julgamento exerce influência.

Ferramentas de review como o TrustVox ganharam mercado ao ajudar os e-commerces, a divulgarem as opiniões sobre os seus produtos e suas experiências de compra. Do outro lado, surgiram sites como o ReclameAqui, onde as pessoas podem desabafar, criticar e buscar uma solução para os problemas que tiveram com os fornecedores.

Recentemente, o fundador da rede de restaurantes Madero criticou o isolamento social e minimizou o número de mortes causadas pela Covid19, enquanto o Outback, seu principal concorrente, doou ovos de páscoa para os profissionais da saúde e mercados de bairro. 

Em ambos os casos, as marcas passaram a ser mais mencionadas nas redes sociais, no caso do Madero 60% das menções eram negativas, enquanto apenas 5% foram desfavoráveis ao Outback. Claramente, esse é um exemplo do peso da influência social no faturamento das empresas.

Destaque nos e-commerces

Vale ressaltar que estamos mais propícios a comprar algo quando a sugestão surge com a frase "Veja o que seus amigos estão comprando" ou "Veja o que pessoas com o seu perfil estão comprando". E isso acontece mesmo que as frases não sejam verdadeiras.
Outra forma de influenciar a venda de um determinado produto é listá-lo como "mais vendido"

É mesma lógica das músicas mais ouvidas em um aplicativo como o Spotify. Foi realizado um estudo para analisar como as pessoas se comportam, ao escolher qual música ouvir/baixar. Influenciada por números falsos (inseridos artificialmente para ver a reação das pessoas), ou pelos primeiros números verdadeiros (músicas que começaram a ser, aleatoriamente, mais ouvidas no início do teste), as músicas que inicialmente foram mais baixadas ou ouvidas acabavam sendo as campeãs no longo prazo.

Ou seja, existe a influência social e ela pode ocorrer como resultado de uma planejamento, ou por acaso.

Efeito da ancoragem

Para fechar com chave de ouro, podemos mencionar o efeito ancoragem e aplicá-lo em conjunto ao efeito manada. Quando dentro de um grupo, alguém influencia os demais componentes em uma direção, essa ação prevalece mesmo que a pessoa abandone o grupo, ou que novas pessoas integrem e deixe de ser viável seguir àquela direção. 

Por isso, é muito importante que você se preocupe com o que falam da sua marca, com o feedback que seus clientes fornecem, uma vez estabelecida a "fama" boa ou ruim, será difícil mudá-la.

Bom, agora você entendeu o impacto do Efeito Yelp e a importância de priorizar sempre os opiniões dos seus clientes! Agora, que tal assinar a nossa newsletter e conhecer mais conteúdos relevantes para sua empresa?

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por