Inovação e Tecnologia

O Google Grants é uma plataforma que possibilita ONG’s sem fins lucrativos a anunciarem suas atividades, facilitando o processo de maior alcance de voluntários e doadores.

Para instituições sem fins lucrativos, nem sempre é fácil conseguir ampliar a cartela de doadores e voluntários. Sem eles, o dia a dia da organização é mais difícil, o que faz com que muitos queiram parar os trabalhos.

Entretanto, mesmo em momentos de crise, é possível conseguir continuar os trabalhos e até mesmo expandi-lo. Para tanto, é importante utilizar a mãozinha que o Google fornece.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, neste texto, você saberá sobre a atual realidade das ONGs, bem como o funcionamento do Google Grants que veio para ajudar as empresas que querem fazer do mundo um lugar melhor para se viver.

Esse é o seu caso? Então, entenda tudo que você precisa saber dessa plataforma. Boa leitura!

Qual é a atual realidade das ONGs?

Nos últimos anos, o número de ONGs caiu no Brasil mais de 16%. Isso se deve a dificuldade de muitas dessas empresas em conseguir visibilidade para as atividades realizadas, o que é fundamental para conseguir novos voluntários e apoiadores ao projeto. Com isso, muitas pessoas têm preferido não ter sua própria ONG para auxiliar outros projetos que tenham visibilidade e contem com mais recursos.

O que poucos sabem é que o Google pode ajudar sua ONG a continuar de pé. Com o Google Grants, é possível anunciar sua empresa e as principais atividades dela. Assim, as chances de conseguir aumentar os patrocinadores são maiores.

Ficou curioso para saber como isso funciona? Então, descubra agora mesmo o que é essa ferramenta!

O que é o Google Grants?

Comumente chamado de Google Ad Grants, é um tipo de benefício proporcionado pelo Google para auxiliar as organizações sem fins lucrativos a conseguirem expor melhor o trabalho na Internet e ter mais condições para conseguir se manter de forma sustentável. Ou seja, conseguir atrair novos doadores e voluntários para os trabalhos.

O programa oferece um crédito de 10.000 dólares por mês, de maneira gratuita, para que os anúncios sejam realizados no Google, a partir da plataforma de anúncios, o Google Ads (que anteriormente era conhecido como Google AdWords).

Para conseguir fazer parte e ter o benefício, a empresa interessada precisa se cadastrar para iniciar um processo seletivo. Caso seja decidido que ela cumpre com os requisitos traçados, ela poderá usar a ferramenta de acordo com as regras do programa.

Como funciona?

Veja agora as principais funcionalidades do Google Grants.

Forma de exibição

Os anúncios de beneficiários do Google Grants estão sujeitos a regras parecidas com as dos pagantes tradicionais. Entretanto, caso uma palavra-chave já tenha uma instituição paga, o anúncio que utiliza o incentivo será exibido abaixo daquele que paga. Além disso, a peça normalmente fica no topo da página de pesquisa, respeitando a hierarquia.

Possibilidade de anúncio

Quem já utiliza o Google Ads sabe das diversas formas que a plataforma fornece para que os anúncios sejam exibidos. Eles podem conter vídeo, imagens e textos. No caso das contas incentivas pelo Google Grants, só é possível criar anúncios de texto. É possível exibir resultados apenas nos resultados de busca.

Com isso, é necessário que o planejamento da instituição seja ainda mais aprofundado para que as peças criadas consigam se destacar em meio as demais e gerar interesse nos Internautas.

Custo por Clique

Como nas demais plataformas pagas, a relação de custo por clique (CPC) é extremamente importante. O valor que será descontado do bônus da organização dependerá do leilão do Google, considerando também a qualidade da página final.

É interessante procurar por termos que sejam procurados pelos usuários, mas que não tenham muitas empresas concorrendo por eles. Para ajudar nessa tarefa, o Google colocou um limite de até 2 dólares para os lances manuais. Com isso, as empresas precisarão pesquisar quais são as melhores palavras-chave.

Se você tiver alguma dúvida ao definir o valor dos termos, é interessante deixar que a própria plataforma defina o valor adequado.

Quem pode participar?

Para conseguir participar do Google Grants, a instituição não pode ter fins lucrativos. A intenção do Google é fazer com que a empresa tenha maior impacto na sociedade. Nesse sentido, as instituições que podem ser aprovadas são:

  • Associações sem fins lucrativos, como empresa júnior (EJ);
  • Organizações Não-Governamentais (ONGs);
  • Organizações Sociais (OS);
  • Organizações de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP);
  • Organizações de Utilidade Pública Federal (UPF).

Dentre as empresas que podem ser classificadas como participantes de alguma dessas organizações, há atividades vetadas no Google. Confira agora as principais:

  • Creches;
  • Empreendimento com fins comerciais;
  • Entidades governamentais;
  • Escolas ou universidades;
  • Hospitais.

Quais são os critérios para ser aprovado?

Ter uma empresa sem fins lucrativos não é suficiente para conseguir o crédito disponibilizado pelo Google. Para evitar que o investimento vá parar para instituições que não precisam dos recursos, a plataforma adotou alguns padrões que devem ser observados na inscrição. Confira agora quais são:

  • ter registro na TechSoup Brasil (saiba o que fazer para se cadastrar);
  • Ser uma ONG, UPF ou OSCIP que tenha registro no governo ou que consiga apresentar comprovação de que atuação sem fins lucrativos;
  • Contar com um site que seja funcional e que tenha conteúdo relevante sobre a empresa;
  • Aceitar os Termos e Condições da plataforma.

Caso algum dos itens não seja observado, a empresa será recusada no processo de inscrição.

Vantagens

A principal vantagem do Google Grants é a oportunidade para sua organização ganhar 10 mil dólares por mês para anunciar na ferramenta de busca. A quantidade de recursos é substancial para que qualquer instituição consiga mostrar os motivos de fazer a diferença no mundo e conseguir novos recursos para manter as atividades.

Além disso, esse pode ser o primeiro passo para conseguir melhorar a interação com público na Internet com Marketing Digital. A ideia de transformação digital não é útil apenas para as empresas que têm no lucro o principal objetivo. Ao contrário, as possibilidades de atuação crescem se as pessoas estiverem engajadas com as atividades realizadas, contribuindo elas mesmas e divulgando entre os amigos e familiares. Ou seja, ter uma estratégia é fundamental.

Como fazer?

Para fazer parte do Google Grants você deve preencher todos os passos. Veja agora tudo que você precisa!

Certifique-se de que você pode fazer parte do projeto

Você já viu quais são as principais regras para fazer parte do programa. Então, certifique-se de que a sua empresa é elegível. Vale lembrar que fraudadores podem sofrer possíveis sanções legais. Caso falte apenas algum registro ou um site na web mais atualizado, procure maneiras para conseguir antes de enviar sua solicitação.

Faça o registro na TechSoup

O Google exige que o interessado tenha um cadastro na TechSoup para acelerar o processo de validação. Com ele, é possível comprovar que a pessoa que faz o cadastro é responsável pela instituição e que ela existe de fato.

Conseguir o cadastro não é uma tarefa difícil. Para tanto, faça seu cadastro na página de registro, preenchendo as informações, como: nome, endereço, cargo ocupado, bem como os dados mais específicos da sua organização.

Crie uma Conta no Google para organizações sem fins lucrativos

Com todas as informações disponíveis, é hora de criar sua conta no Google. Preencha as informações listadas, utilizando um e-mail válido e mostrando o local em que a instituição está. Pense em utilizar um e-mail próprio da organização e que seja administrado pelo Google.

Evite usar contas de terceiros, uma vez que problemas podem acontecer caso ele não colabore mais no futuro. A TechSoup, por exemplo, só aceita um cadastro. Depois, você precisará informar o token de validação da TechSoup para criar a conta.

Crie a conta no Ad Grants

Agora, é o momento de criar sua conta no Grants. Ele é que fornecerá os recursos necessários para as campanhas. Após isso, basta ir para o endereço do Ads, utilizando o e-mail informado no passo anterior. Você só precisará especificar o dólar como moeda. Depois disso, já será possível elaborar suas campanhas.

Entenda quais são os primeiros passos

Antes da sua conta ser realmente aprovada, é necessário criar sua primeira campanha. Na página de “Campanhas”, defina o tipo como “Rede de Pesquisa”, desmarcando as opções que possibilitam a aparição na rede display e nos milhões de parceiros do Google.

Após isso, defina em quais locais a sua pesquisa deve aparecer, bem como os idiomas. Na caixa “Orçamento Diário”, é necessário estipular como valor máximo 329 dólares. Depois, configure quais são os endereços do site para qual as pessoas serão encaminhadas.

O próximo passo é “Configurar grupos de anúncios” e colocar como lance padrão o valor de 2 dólares. Ele é o limite que o programa estabelece para cada clique. Depois, crie ao menos dois anúncios. Não insira nenhuma informação de pagamento para que valores não sejam descontados. Quando isso acontece, não há devolução.

Por fim, você deve voltar a página do Grants e enviar a sua ID no Google Ads. Depois disso, o Google terá até 10 dias para responder a sua solicitação.

Conseguir ser bancado pelo Google em 10 mil dólares é um recurso que pode fazer toda a diferença para fazer da sua empresa mais conhecida e procurada, não é mesmo? Por isso, é fundamental conhecer o Google Grants e utilizar o recurso disponibilizado com o máximo de otimização. Caso contrário, ainda que pareça muito dinheiro, suas campanhas não darão a visibilidade desejada. Então, é importante saber o que fazer em cada momento, o que já acontece com as campanhas padrões do Google Ads.

Para ajudar nisso, continue conosco e entenda o por que unir as estratégias de Google Ads e Marketing de Conteúdo pode ser uma boa ideia.

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