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7 desafios do Marketing de Performance e como superá-los

5 minutos de leitura

Você está tendo dificuldades com alguns dos desafios no Marketing de Performance? Apesar de esse tipo de estratégia exigir um comprometimento que vai além do convencional, consegue trazer ótimos resultados para as empresas que se dedicam a ele.

Pensar em Marketing de Performance significa otimizar os seus esforços ao máximo para contar com retornos cada vez melhores. Assim, envolve analisar cuidadosamente as suas métricas e tomar decisões inteligentes a partir dos diagnósticos que elas geram. Isso possibilita que uma estratégia evolua ao longo do tempo, sendo capaz de trazer resultados superiores.

Como já ficou claro, vencer os desafios no Marketing de Performance exige um perfil altamente analítico. Além de ser capaz de detectar padrões e agir na hora certa em relação a eles, requer um conhecimento aprofundado sobre as mecânicas do marketing e os recursos que podem ser usados nas estratégias.

Confira a seguir os 7 principais desafios no Marketing de Performance e como superá-los!

1. Automatização de campanhas

A automação aumenta a produtividade e permite fazer mais em menos tempo, mas também representa um dos desafios no Marketing de Performance. Afinal, como qualquer ferramenta, requer um bom uso para trazer resultados de qualidade. Utilizar incorretamente esse recurso pode afastar você dos seus objetivos.

Outro importante papel da automação de marketing é minimizar o tempo gasto com processos repetitivos ou impossíveis de serem feitos manualmente, além, é claro, de melhorar os resultados. Por exemplo, de acordo com a Tech Trends 2017, o uso da automação pode aumentar a capacidade de obtenção de leads em até duas vezes, o que amplia as chances de conversão dentro da jornada de compra.

2. Otimizar o tempo de contato com o lead

Qual o melhor momento para entrar em contato com um lead? Alguns minutos? Dias? O que determinará a solução para esse desafio é o quanto você sabe a respeito do perfil do seu público após captar informações sobre ele com o preenchimento de formulários de cadastro. Além disso, é importante ter um processo produtivo definido para ajudar a conduzir casos como esse.

A saída para aumentar a sua taxa de sucesso nesses contatos está em priorizar aqueles que mais se engajaram com o seu conteúdo. Leve em conta o ritmo em que consumiram seus materiais e quais necessidades deixaram claras nos formulários que preencheram. Além de qualificar seu público, esses dados ajudam a construir uma abordagem comercial efetiva.

3. Duplicação de leads e consumidores

Um dos desafios existentes, quando falamos de leads, está no fato de que nem sempre elas são qualificadas, o que pode impactar de forma negativa na obtenção dos resultados. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa realizada pela Integrate, o número de leads que apresentam algum tipo de inconsistência, como informações incorretas ou valores duplicados, no mercado de B2B é de quase 40%, o que evidencia o tamanho do problema.

Por isso, é importante realizar a limpeza da base de dados com frequência, eliminando aqueles contatos que possivelmente não receberão suas mensagens, os chamados hard bounce.

Outro ponto importante, dentro desse contexto, é trabalhar com formulários de conversão mais eficientes. Para isso, tente formular perguntas mais objetivas e que sejam mais adequadas à sua persona. De acordo com a Quicksprout, a redução de 11 campos para 4, por exemplo, pode aumentar as chances de conversão em até 120%.

4. Encontrar usuários engajados

Um dos maiores desafios no Marketing de Performance não está necessariamente na captação de leads, mas sim em encontrar pessoas que se engajem com o conteúdo. Não por acaso, se as suas peças não estão gerando reações positivas na audiência, fica impossível dar continuidade à estratégia e conduzir essas pessoas aos próximos estágios do funil de vendas.

O segredo para acertar nessa área está em conhecer muito bem o seu público-alvo. Procure entender suas motivações e necessidades, já que o papel do seu conteúdo é agregar valor a ele. Tendo essas informações, apresente soluções objetivas na forma de material promocional, levando em conta o grau de aproximação que o público tem com sua empresa.

5. Identificar a posição competitiva

Enxergar de que forma a sua marca está posicionada no mercado pode ser um dos desafios no Marketing de Performance. Trata-se de uma informação altamente valiosa para um planejamento e, sem ela, fica difícil determinar para quais caminhos os seus esforços devem seguir. Dependendo da sua posição competitiva, certos esforços podem ser mais bem indicados do que outros.

Avalie não só a sua própria empresa como também os outros players do seu mercado. Confira de que maneira eles atuam, que tipos de campanhas realizam e quais retornos conseguem obter com tudo isso. Uma ótima forma de contar com essas informações é usar ferramentas como o SEMRush, que permite acessar relatórios completos sobre a performance dos seus concorrentes.

Veja outras ferramentas úteis para monitorar a concorrência e pegar valiosos insights sobre as suas estratégias no nosso artigo "Monitoramento da concorrência: 8 ferramentas que você precisa conhecer".

6. Mensurar eventos offline

O comércio tradicional tem acesso a bem menos possibilidades que as lojas virtuais quando o assunto é Marketing de Performance. Não dá para mensurar suas métricas com a mesma precisão e facilidade, além de não haver tantas ferramentas à disposição para impactar os perfis certos de clientes. Dessa forma, é mais um dos desafios no Marketing de Performance.

O caminho para resolver essa situação está em emprestar a força do meio online para otimizar o offline. Por exemplo, o uso de beacons inteligentes permite taguear seus clientes em um estabelecimento físico e analisar seu comportamento. Será um público altamente qualificado, já que esteve na sua loja e expressou interesse em algum produto.

7. Captar oportunidades no meio da campanha

Um dos desafios no Marketing de Performance é saber o momento certo de intensificar o foco em determinada abordagem ou redistribuí-lo. Cada campanha se comporta de uma forma diferente, exigindo do profissional nesse posto o perfil analítico no nível certo para detectar padrões positivos e negativos para tomar as decisões certas.

Poder acompanhar seus resultados em tempo real é um dos benefícios do marketing moderno e é algo essencial para o sucesso das estratégias. Ao encontrar alguma ação rendendo menos do que deveria, não hesite e faça os ajustes adequados.

Pensar nos desafios no Marketing de Performance não deve gerar pânico, e sim inspiração. Somente será possível obter retornos de qualidade ao se debruçar completamente sobre esse tipo de estratégia, entender as suas particularidades e captar os diagnósticos corretos a respeito das suas ações. Lembre-se de comparar os seus resultados ao longo do tempo para acompanhar seu próprio progresso e mantenha as suas campanhas em plena evolução.

Gostou deste post? Continue aprendendo sobre como potencializar o seu sucesso. Veja aqui no blog como projetar o crescimento da sua empresa com o Marketing de Performance!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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