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Agência digital: Entenda como e por que uma agência vai te ajudar a vender mais

6 minutos de leitura

Muitos empresários ainda questionam se contratar uma agência de marketing digital, ajuda a vender mais de fato. Para tranquilizá-los, no entanto, podem ser citadas várias justificativas que comprovam essa afirmação, como o know how, ferramentas e profissionais presentes na agência.

São comuns as opções por desenvolver a estratégia de marketing sozinho ou internamente, mas essa alternativa pode ser mais onerosa e apresentar resultados limitados para a empresa.

Para ajudá-los, a equipe da Elefante Verde selecionou algumas motivações para explicar os benefícios de contratar uma agência. Boa leitura!

Como a agência digital ajuda a vender mais?

Identificamos 8 benefícios que comprovam que a agência digital ajuda a vender mais. Confira a seguir!

Maior geração de leads

A agência digital especializada conta com diversos profissionais, o que permite gerenciar melhor as estratégias adotadas para a empresa visando aumentar a geração de leads e as oportunidades de vendas.

Para uma geração de leads eficiente, o indicado é desenvolver uma estratégia de marketing digital integrada, que contemple os diferentes canais (site, google, facebook, e-mail marketing, etc) nos quais os potenciais clientes da marca estão inseridos.

E como fazer isso? Contar com profissionais com formações variadas possibilita conhecer melhor esses aspectos e criar soluções mais eficazes. A agência especializada tem colaboradores com esses perfis diversos e complementares para a estratégia digital.

Melhor comunicação com o público

Adequar a linguagem e o tom usados para dialogar e impactar os clientes garante mais coerência nas ações. Lembre-se que a comunicação pode ser informativa ou comercial, sendo que ambas devem transmitir os mesmos valores.

Por exemplo, uma marca que tem como público-alvo os jovens deve ter uma linguagem atraente para esse perfil. Caso adote uma postura muito formal, ela vai afastar os potenciais consumidores.

Como essas técnicas são cotidianas para os profissionais de marketing, é importante poder contar com essa percepção em todos os materiais que produz, certo?

Aumentar o alcance do site

Para que a marca tenha autoridade e reputação online, o alcance do site é um aspecto essencial.

Assim, além da criação de conteúdos originais para alimentar o blog, é necessário investir em boas práticas de SEO (Search Engine Optimization), voltadas para melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca.

Também é necessário que o responsável pelo site tenha conhecimentos em programação, para que possa garantir a segurança e estabilidade da navegação.

Essa diversidade de conhecimentos, que garante o sucesso do site, está contemplada na agência digital, sendo um dos motivos pelos quais vale a pena investir na terceirização.

Se você está pensando em construir um site para a sua empresa, ou se acredita que ele foi construindo em uma plataforma desatualizada, não deixe de ler esse artigo épico que eu escrevi recentemente: "Tudo o que você precisa saber para criar um site para o seu negócio".

Maior presença nas redes sociais

Muitas empresas iniciam uma atuação nas redes sociais sem desenvolver uma estratégia que sustente essa presença online. Tal prática, apesar de preencher uma lacuna, pode acarretar problemas para a marca, como:

  • instabilidade na presença nas redes sociais;
  • falta de planejamento para contingenciamento de crises;
  • linguagem inadequada para o público;
  • falta de coerência entre as publicações;
  • não linearidade entre intervalos de postagens.

Todas essas situações, em vez de melhorarem a imagem de empresa, podem prejudicá-la, acarretando em prejuízos difíceis de serem revertidos.

A agência digital, por sua vez, possui experiência com diferentes cases, conhecendo quais práticas evitar e quais erros comuns geram problemas à imagem da marca. Além disso, o profissional de social media conhece quais ferramentas podem ser usadas para garantir uma atuação mais sólida e positiva nas redes sociais.

Eficiência na nutrição de leads

Para que a nutrição de leads seja eficiente uma série de estratégias deve estar alinhada. Por exemplo:

  • criação de conteúdos para blog e ofertas especiais (e-book, infográfico, webinar etc.);
  • criação de landing pages com clareza e objetividade (clique aqui e descubra mais sobre lading page);
  • banco de dados de e-mail para realizar contatos com os potenciais clientes;
  • fluxo de nutrição que esteja alinhado com as etapas da jornada de compra;
  • integração entre marketing e vendas para ter eficiência nas abordagens comerciais.

Essas são algumas das etapas que envolvem uma nutrição de leads de sucesso para consolidar um público online. O planejamento e execução de tais passos exigem conhecimentos diversos como de redatores, analistas, programadores, gerentes de contas, vendedores, etc.

Para alinhar essas etapas e efetuá-las com qualidade, a interdisciplinaridade é um aspecto importante. A agência digital possui esses processos preestabelecidos e testados, o que garante a eficiência desejada pelo cliente.

Melhor segmentação de contatos

Tanto para a nutrição de leads, quanto para a comunicação com o público, a segmentação de contatos é uma etapa que garante a personalização nas abordagens e mais assertividade nos contatos realizados.

A segmentação permite dividir os potenciais clientes de acordo com as preferências apresentadas por ele, assim como pelos padrões de comportamento identificados.

Assim, uma estratégia de marketing digital que preze pela segmentação garante que a empresa não vai oferecer uma geladeira para um consumidor interessado em comprar uma cama, por exemplo.

Tal cuidado é fundamental para que a marca mantenha-se relevante para o comprador, sendo que desenvolver uma solução desse tipo ajuda a vender mais.

Dinamismo estratégico

Conhecer o timing de cada estratégia é fundamental para ter sucesso nos resultados obtidos. Nesse sentido, a agência digital garante um maior dinamismo estratégico, que consiste em identificar se é eficiente continuar com uma estratégia ou substituí-la.

As práticas de SEO, por exemplo, demoram meses para serem consolidadas e a agência consegue administrar esse tempo, enquanto um amador no tema poderia desistir desse pilar do marketing digital por considerá-lo "demorado".

Já as soluções de mídias pagas proporcionam resultados mais imediatos, sendo necessário, no entanto, saber quando otimizar uma campanha para que ela tenha uma performance mais satisfatória.

Otimização do orçamento

Apenas conhecendo as tendências de marketing digital é possível saber como otimizar o orçamento, seja para práticas específicas ou para uma reformulação do plano de marketing adotado.

A agência digital, por atuar na área, está constantemente com contato com novas tecnologias, como análise de dados, conferências em tempo real, programas de fidelização e outras, sendo que esses conhecimentos favorecem a otimização do orçamento disponível.

Por exemplo, mais marcas têm usado o snapchat e Instagram para relacionamento com o cliente. A agência deve avaliar se essas redes sociais são relevantes para o público-alvo do negócio e, caso sejam, desenvolver uma estratégia de atuação nessas mídias é importante para manter a relevância e a competitividade.

Conclusão

A contratação de uma agência de marketing digital especializada, como a Hubify, acarreta em diversas vantagens para o negócio, uma vez que ele não precisa investir para criar, do zero, uma equipe para um departamento que não faz parte do escopo da empresa.

Desenvolver as estratégias sozinho também pode gerar prejuízos, pois quando o profissional e sócios da empresa desconhecem quais são as melhores práticas da área, terá menos tempo para dedicar à gestão do negócio.

Portanto, unir o seu conhecimento sobre o segmento com o know how específico de marketing digital da agência é uma oportunidade para uma parceria vantajosa e estável para ambos, concorda?

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Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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