Como o marketing digital ajuda na captação de leads

Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia.

5 minutos de leitura

A captação de leads está entre os principais focos de atenção das empresas que atuam por meio online. As ações de marketing digital são de extrema importância para conectar consumidores indecisos e torná-los leads nutridos e potenciais clientes fiéis no futuro.

O marketing digital não é apenas um assunto aquecido nos eventos ou palestras sobre as melhores práticas de vendas e fidelização de clientes por meio da internet. A comunicação que se estabelece com o consumidor pode ajudar e muito na captação de leads.

O objetivo de atrair pessoas para o negócio e converter o interesse em vendas é o grande desafio que a maioria das empresas vem enfrentando. Ao passo que o comportamento do consumidor mudou, o volume de negócios virtuais aumentou e com isso é fundamental inovar para ganhar a preferência do público-alvo.

O marketing digital utiliza ferramentas capazes que podem ser adequadas a qualquer tipo de negócio e é o que vamos mostrar para você neste post — a captação de leads pode ser bem-sucedida se contar com as estratégias que o marketing digital oferece!

Quer saber o que você vai encontrar neste conteúdo?

  • O que são leads?
  • Qual a importância dos leads para o negócio?
  • Por que e como qualificar um lead?
  • Como captar leads utilizando o marketing digital?

O que são leads?

Qualquer pessoa que entre no site da sua empresa demonstrando interesse pelos produtos ou serviços que ela oferece e vá além de uma mera visita, apresenta potencial para se tornar cliente e pode ser chamado de lead.

Um lead é representado por aquele consumidor que busca pelo que deseja ou precisa e não o contrário, no modo tradicional, quando as empresas entravam em contato para oferecer os produtos ou serviços e tentar fechar a venda.

Qual a importância dos leads para o negócio?

O visitante tem um tempo de exploração do ambiente e identificação com a marca ou com o que está disponível no site.  Já o lead passou dessa etapa e deixa indícios do seu interesse — seja pelo cadastro para receber mais informações e conteúdos ou pelo contato direto com dúvidas específicas.

A captação de leads permite que a equipe de vendas seja mais efetiva, pois, ao entrar em contato com o potencial cliente, já se sabe, ainda que de forma superficial, o que ele procura, o que possibilita a apresentação de soluções mais embasadas.

Com a infinidade de ofertas no mercado, ao interagir com a empresa, deixando de ser apenas visitante, o lead está dizendo que seu negócio tem chances de intensificar o relacionamento, torná-lo mais duradouro e converter esse processo em vendas.

Falaremos mais adiante, mas é nesse momento que o marketing digital, disponibilizando conteúdo relevante em um ambiente dinâmico e atraente, vai ajudar na captação de leads.

Por que e como qualificar um lead?

A captação de leads tem dois focos primordiais: o aumento das vendas e a fidelização à marca. Para garantir um faturamento cada vez mais satisfatório é preciso aumentar o volume de vendas e quanto mais satisfeito o cliente estiver com a marca, maiores as chances de ele realizar compras com frequência.

Depois que o visitante se torna lead (a essa altura ele já preenche um cadastro, solicitou um conteúdo, simulou uma compra) você precisa identificar, dentre os diversos leads gerados, têm amplas chances de conversão.

E-book marketing digital

Esse processo se chama qualificação de leads e vai ajudar sua empresa a criar estratégias direcionadas a esses perfis. Vale lembrar que as ações de marketing e vendas têm custo e que só podem ser consideradas bem-sucedidas se houver retorno do investimento.

Uma forma de qualificação dos leads é monitorar o comportamento dentro do site para mensurar a qualidade e o quanto cada lead merece de atenção para estimular a conversão. Um lead comum pode não retornar ao seu site, mas um lead qualificado está disposto a ser atendido pela sua empresa.

Embasar as ações de marketing e divulgação em dados relevantes, nesse caso, conhecendo as estatísticas relacionadas ao comportamento do lead — tempo de permanência no site, principais links de produtos e serviços acessados, curtidas em posts e comentários — é a melhor forma de acertar na estratégia.

Existem três tipos de leads e para cada um deles a empresa deve criar estratégias diferenciadas, por isso, acompanhe diariamente os dados gerados, para tomar as melhores decisões sobre os leads gerados.

  • Information – Qualified Leads (IQLs) — os leads que ainda não sabem muito sobre a empresa e precisam de mais informações;
  • Marketing – Qualified Leads (MQLs) — os leads já nutridos, que demonstram interesse, mas ainda não estão preparados para comprar e requerem informações extras ou suporte de uma equipe;
  • Leads Qualificados em Vendas (SQLs) — os leads que já demonstram interesse, abrem oportunidade de relacionamento, estão prestes a realizar a compra e se tornar clientes.  

Segundo dados da pesquisa Estado do Inbound em 2018 (marketing de atração) realizada pela Hubspot sobre Marketing e vendas, onde participaram mais de 6 mil pessoas de 99 países, a conversão de leads é a maior prioridade do marketing com representativos 75% no relatório final.

Como captar leads utilizando o marketing digital?

Quanto mais diversificado um ambiente virtual, mais atraente será para um visitante que ainda não conhece a empresa. Oferecer conteúdos ricos e voltados para as estratégias da empresa é a melhor forma de captar leads.

E-books

Os e-books tem um tom educativo e podem ser acessados de computadores, tablets, celulares ou e-readers. O conteúdo segue o lead aonde ele for e tem a missão de esclarecer diversos pontos de interesse que podem, inclusive, ser determinantes na decisão de compra.

Podcast

O podcast se tornou um recurso preferido de muitos consumidores que optam por uma interação mais rápida e dinâmica. Cada pessoa reage de uma forma ao modo de absorção de conteúdo e muitas preferem ouvir a ler sobre um assunto.

Demonstração gratuita

Oferecer a um consumidor que acabou de chegar à sua empresa, a oportunidade de experimentação gratuita pode ser uma jogada de mestre. Ao aceitar a proposta ele se tornará um lead, com chances altas de conversão e fidelização na sequência.

O marketing digital deve estar atrelado a todas as ações para a captação e leads. Use recursos como e-mail marketing, blog, mídias sociais sem exageros. O visitante precisa ter a acesso a conteúdos relevantes e se tornar um lead naturalmente, atraído por todas as possibilidades disponibilizadas, o que só aumentam as oportunidades da sua empresa.

Curtiu o post?  Que tal aprofundar seus conhecimentos lendo mais um conteúdo interessante? Saiba agora mesmo como avaliar a eficiência do investimento em marketing digital para garantir que sua empresa seja efetiva sem amargar prejuízos!

Resumindo

O que é um lead?

Todo visitante em uma página online que demonstre algum tipo de interesse, seja se cadastrando na plataforma, baixando um conteúdo ou simulando uma compra, se tornará um lead com potencial de conversão e fechamento de vendas.

Por que e como qualificar um lead?

A empresa pode captar muitos leads, mas não necessariamente serem leads altamente qualificados, o que quer dizer, que muitos se vinculam à marca, mas não se tornam fiéis em compras e defesa.

A qualificação permite que a equipe de vendas faça um trabalho mais direcionado àqueles que estão de fato interessados em adquirir os produtos ou serviços da sua empresa. A melhor forma de qualificar é mensurar todo o comportamento do lead — número de acessos e curtidas, tempo de permanência, baixa de conteúdo, entre outros.

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