Blog 8D Hubify

RIP Adwords: Conheça as mudanças com o Google Ads

3 minutos de leitura

O Google Adwords é uma importante ferramenta para a realização de publicidade online desde os anos 2000. É o segundo principal canal online para realizar a aquisição de clientes, ficando apenas atrás das redes sociais. Cerca de 28% das empresas destinam até 10% do orçamento de comunicação em anúncios no Google, segundo a pesquisa Content Trends 2018.

Em suma, é um dinheiro considerável, não é mesmo?

A ferramenta responsável por grande parte do faturamento do Google chega à maioridade em grande estilo e é rebatizada: agora passará a ser chamada de Google Ads.

Conheça as mudanças com o Google Ads


Em primeiro lugar, é importante perceber o significado do nome anterior, em que o uso do “words” teria origem em suas primeiras funcionalidades, onde os anúncios eram apenas baseados em palavras chave. Hoje, a gama de possibilidades em anúncios é gigantesca: displays, imagens, vídeos, etc.

Além disso, o reposicionamento vem com uma mudança também em seu visual, pois houve uma mudança em seu logotipo e URL. Antes, para acessar a ferramenta, o link era “adwords.google.com”, agora é “ads.google.com”. No entanto, essas são mudanças importantes que não vêm sozinhas.

Continue a leitura para saber quais são as outras novidades e como impactará nas suas campanhas!

Campanhas Smart: a boa nova para pequenas empresas

Juntamente com a mudança do nome, o Google Ads traz a novidade das Campanhas Smart. Em suma, elas foram pensadas para diminuir o trabalho das empresas montando campanhas, poupando o tempo e facilitando ações como a otimização de palavras chave dinamicamente, ou recepção de ligações telefônicas. Ou seja, a ideia é usar a tecnologia e recursos para facilitar a vida dos empreendedores.

Leia também: 9 dicas para melhorar os resultados da sua campanha de Google Adwords.

Veja o vídeo abaixo que apresenta as Campanhas Smart (para visualizar as legendas, basta acionar a função e traduzir automaticamente):

 

Google Marketing platform: Integração de ferramentas

O Google Marketing Platform é a união de duas ferramentas antigas da empresa, o DoubleClick e Google Analytics 360. Dentro da plataforma, o usuário encontrará funções centralizadas num só ambiente, como a Tag Manager 360, Display & Video 360, Analytics 360, dentre outras.

Conheça as mudanças com o Google Ads

Então, a intenção é facilitar a vida dos profissionais e integrar as equipes de mídia e criação, para uma visão macro das campanhas.

Dessa forma, a ferramenta reúne planejamento, execução, otimização e análise em um só local, simplificando a gestão dos anúncios.

Complemente seu conhecimento com o vídeo a seguir!

Google Ad manager: Gestão unificada

As plataformas de gestão de monetização para publishers também foram unificadas. O Google Ad Manager vem com a proposta de unir o DoubleClick for Publishers e DoubleClick Ad Exchange para facilitar essa gestão dos lucros dos produtores de conteúdo, por exemplo.

As mudanças estão rolando aos poucos, mas pode ficar tranquilo que as alterações não afetarão no desempenho das campanhas, nem nos relatórios ou na navegação na interface.

Dessa forma, o Google planeja cada vez mais melhorar a experiência e desempenho em suas plataformas e centralizar a gestão de anúncios para facilitar a vida de quem investe e lucra com os anúncios online.

Fique ligado e esteja sempre em dia com as novidades do mundo do marketing digital com as nossas dicas! Assine nossa newsletter e nos siga nas redes.

Até a próxima!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por