Como se comunicar com seus clientes na internet

Karine Rodrigues

4 minutos de leitura

Hoje, a internet já é inerente à sociedade. Você acorda com o despertador do celular, manda uma mensagem de bom dia, checa a previsão do tempo para escolher a roupa, curte uma foto nas redes sociais e busca algum lugar recomendado para almoçar. Se identificou? O mesmo acontece na hora de se comunicar com seus clientes na internet!

Imagine a sua empresa impactando essa pessoa que descrevemos acima, de maneiras diferentes, para que você se torne parte de seu dia a dia? Seria incrível, né? 

É sobre isso que vamos abordar neste artigo, leia até o final e tire suas próprias conclusões. Boa leitura!

 

O poder da comunicação

O modo como você se comunica é único, apesar das influências linguísticas e culturais, essa construção e evolução é totalmente sua. No mercado, isso também é parte essencial da vida de uma empresa, que necessita não somente saber se comunicar, mas também ser compreendida por seus clientes, entregando o que eles procuram.

Portanto, precisamos entender e estar atentos às transformações que essa comunicação pode e precisa sofrer durante a sua estratégia de negócio. Aqui, diversas ferramentas facilitam esse cotidiano, com o objetivo de melhorar a comunicação e torná-la mais rápida, transparente e próxima dos seus clientes.

 

Quer descobrir quais são elas? Acompanhe a seguir:

 

Redes sociais

Já existem vários benefícios em ter presença nas redes sociais para o seu negócio, incluindo reconhecimento da marca, SEO, tráfego do site e autoridade no mercado. Mas, quando falamos no aspecto social, essas plataformas têm o objetivo de permitir uma comunicação bidirecional entre seus perfis e os clientes. Acompanhe as principais:

 

Facebook

A maior rede social do mundo tem o objetivo de estreitar os relacionamentos. Além disso, o Facebook permite que as empresas criem uma página para se comunicar com seus clientes.

Essa rede social acabou se tornando uma vitrine online para as empresas, que além de divulgar suas atividades ou produtos, ainda podem fazer a publicidade de maneira mais simples e independente, o que antes ficava apenas a cargo de grandes agências, hoje pode ser gerenciado através de um conhecimento mínimo da plataforma.

 

Instagram

O Instagram cria uma conexão por meio de imagens, o seu objetivo é compartilhar os momentos com as pessoas que te seguem. No caso das empresas, você pode divulgar uma nova linha de produtos ou serviço, o resultado de um trabalho que acaba de ficar pronto, reels, igvts e lives são ótimos exemplos. 

Em um estudo da Forrester Research, o Instagram demonstrou gerar o maior nível de engajamento do consumidor de todas as redes sociais. Isso demonstra a importância de estar presente nessa rede social, vai ficar de fora?

 

Twitter

A força e a popularidade do Twitter vêm de sua capacidade de permitir a comunicação informal instantânea. Com isso em mente, as pessoas que seguem você no Twitter esperam que você responda rapidamente. Você pode optar pela menção pública do usuário ou nas mensagens privadas.

A partir da facilidade e rapidez de uso, você pode aproveitar o potencial dessa rede social para o seu negócio, pois ela vai fortalecer sua comunicação online.

 

Linkedin

O LinkedIn pode ser uma plataforma extremamente útil para as empresas comercializarem e fazerem novos contatos no seu segmento. Ele fornece um ambiente mais profissional do que a maioria das outras plataformas de mídia social, permitindo que você alcance um público diferente do que encontrará no Facebook e Twitter. 

Aqui, configurar a página da sua empresa, postar atualizações de status regulares, pedir recomendações e se envolver com os Grupos do LinkedIn formam a base para uma comunicação bem-sucedida.

 

Whatsapp

“E aí?” É um ótimo começo de conversa entre amigos e a razão pela qual o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, o WhatsApp, tem esse nome.

Ele é um aplicativo de mensagens instantâneas que não cobra por SMS, mas sim utiliza o seu pacote de internet para enviar as mensagens, e não apresenta um limite diário.

Dessa forma, no cenário mutável do atendimento ao cliente, garantir uma resposta rápida no WhatsApp pode ser a diferença para alguém que pretende fazer um pedido, entre os seus concorrentes.

 

Site

Nada substitui a confiabilidade de um canal oficial da sua empresa. Mesmo as redes sociais e aplicativos te auxiliando no dia a dia, eles são realmente um facilitador, mas sua credibilidade ainda necessita de atenção.

Para isso, a criação de um site institucional sobre a empresa, que contenha os contatos, a localização e os diferenciais, faz o seu negócio ser mais profissional. Afinal, esse vai ser o cartão de visitas da sua marca, e a primeira impressão faz toda a diferença!

Portanto, foque na experiência do usuário e entregue um site com design responsivo, para manter o usuário interessado nesse canal.

 

Atendimento

Para fechar tudo o que destaquei aqui, você ainda precisa se atentar a mais um detalhe: o atendimento.

Ele tem ligação direta com a comunicação que você quer e precisa passar aos seus clientes, é importante conhecer a sua essência e ter certeza de que ela está sendo entendida por quem você quer atingir. 

 

Então, para alinhar sua equipe, a dica é se preocupar com a opinião dos seus clientes e estar atento à mensagem que a sua empresa transmite. Se você tiver dúvidas, com certeza seus clientes também estarão confusos, e não queremos isso, né?

Vale ressaltar que o seu site deve ter uma página de contato que relacione seus principais canais de comunicação, como um formulário. 

 

O chatbot é outro exemplo que apresenta os mais altos níveis de satisfação para qualquer canal de atendimento ao cliente. Adicione-o ao seu site e as pessoas interessadas em seus produtos / serviços poderão contatá-lo instantaneamente.

 

E claro, não poderíamos esquecer das redes sociais, que se tornaram um SAC 2.0. Com elas, você pode tirar todas as dúvidas e entender os motivos das reclamações para evitar que a imagem da sua marca seja prejudicada. Tudo isso vai estreitar o relacionamento e aumentar a confiança do consumidor!

 

Bom, espero que tenha gostado de conhecer essas dicas para se comunicar com o seu cliente na internet! Compartilhe este artigo com os colegas e ajude eles também!

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