Blog 8D Hubify

Como e porque usar o Criador de URL do Google em sua estratégia de SEO

6 minutos de leitura

Você sabia que o criador de URL do Google é uma das ferramentas mais importantes em uma estratégia de SEO? Com ela, consegue-se rastrear de forma mais precisa a origem dos visitantes, bem como algumas ações e preferências. Dessa forma, é possível aumentar a eficácia das suas campanhas e aumentar o lucro da sua empresa. Além disso, você estará mais próximo da primeira página do Google.

Neste post, vamos entender o que é o criador, quais são suas vantagens e como você pode começar a utilizá-lo. Quer monitorar e otimizar suas ações online? Então, leia esse artigo até o fim!

O que é o criador de URL do Google?

Em primeiro lugar, a maior parte dos dados que precisam ser analisados para verificar o desempenho da sua estratégia de marketing digital é capturada de forma automática. Dessa forma, é necessário que seu site esteja conectado ao Google Analytics. Ainda assim, há alguns indicadores específicos que não podem ser medidos ou identificados dessa forma.

Por exemplo, uma das melhores alternativas para resolver o problema é o criador de URL do Google. Ele é um criador de parâmetros de rastreamento e funciona para diversos sistemas da análise de páginas. Um dos casos em que ele é mais utilizado é o E-mail Marketing. Depois, quando um link é incluído no e-mail, essa ferramenta é útil para descobrir quantas pessoas clicaram em cada CTA incluído (chamada a ação).

Quais são suas vantagens do Criador de URL?

Veja a seguir algumas das principais vantagens em usar o criador de URL do Google.

Acompanhamento de fontes de tráfego

Com o criador de URL do Google, é possível acompanhar com mais precisão quais são as principais fontes de tráfego da sua página. Assim, você entenderá quais são as estratégias de marketing digital mais úteis para o seu negócio e o que pode ser melhorado para atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Rastreamento de campanhas

Quando a empresa investe em tráfego pago, ela deve estar atenta aos resultados que foram gerados. Caso a campanha não traga os frutos esperados, o empreendedor poderá ter prejuízo.

Com uma URL rastreável, você terá condições de acompanhar várias informações (a partir de parâmetros específicos contidos no link). Um dos maiores exemplos de rastreamento de campanhas é o Facebook. Na rede social, é possível fazer a divulgação de links com campanhas vinculadas na rede.

Para obter melhores resultados com seu site, é indicado criar mais de uma campanha com um endereço igual. Usando o criador de URL, você conseguirá adicionar endereços diferentes para essas campanhas. Dessa forma, terá mais informações sobre os usuários que clicaram em cada uma delas, evitando continuar com aquelas com menor grau de engajamento.

Complemente seu conhecimento com o vídeo a seguir!

Otimização do desempenho de anúncios

Como vimos, melhorar o desempenho dos seus anúncios é uma das grandes vantagens da utilização de URL Builder. Com ele, é possível saber quais são os anúncios e banners que geram os resultados mais importantes para seu negócio. A ferramenta pode ser ainda mais útil em testes A/B. Nesse caso, cada grupo de usuários recebe uma versão diferente da página. Obtém-se as informações da versão usada com o criador de links, o

Essa tática também é usada para acompanhar campanhas em diversos canais, como o Google AdWords. Além do número de visitas, é possível descobrir a quantidade de conversões, por exemplo. De acordo com a Marketing Experiments, 52% das empresas e agências que utilizam CTAs fazem experimentos para melhorar seu rendimento.

Além disso, diminuir o número de formulários em uma campanha pode aumentar suas conversões em até 120%. O número ideal de campos , de acordo com estudo realizado pela iFactory, é 3. Quando o assunto é testes A/B, as otimizações também trazem melhores resultados. Por exemplo, Obama arrecadou 60 milhões de dólares, fazendo um simples experimento.

Como usar o Criador de URL do Google?

Para usar a ferramenta, você pode encontrá-la no centro de ajuda do Google ou instalar uma extensão para o Chrome. Confira agora quais são os passos para usar o criador de links.

Inserir a URL original a ser rastreada

Primeiro: preencha a URL original da página de destino. Ela nada mais é o endereço para o qual seu usuário será redirecionado em sua campanha de e-mail marketing, mídias sociais etc.

Preencher os campos

Agora, você precisará preencher os principais campos de encurtador de links. Para que a URL criada não fique muito grande, tente criar parâmetros curtos. Ou seja, caso necessário utilizar mais de uma palavra, use caracteres como _, + ou -. Veja os campos preenchidos:

1. Campaign Source

Nesse campo, você identificará onde sua campanha está sendo veiculada. Pode ser utilizado dentro de alguma plataforma do Google, como:

  • Gmail;
  • blog corporativo;
  • rede social;
  • qualquer outra mídia em que pretenda rastrear com precisão seus resultados.

Veja, agora, um exemplo de url que utiliza o Campaign Source:

meusite.com.br/blog/?utm_source=blog&utm_medium=email&utm_content=home&utm_campaign=saude

2. Campaign Medium

Antes de tudo, identifique qual é o tipo de mídia utilizado para promover seu conteúdo. Aliás, algumas opções muito utilizadas são: e-mail marketing, links patrocinados, banner ou qualquer outro formato.

Veja, em negrito, um exemplo da utilização desse termo:

meusite.com.br/blog/?utm_source=blog&utm_medium=email&utm_content=home&utm_campaign=saude

3. Campaign Name

Esse campo é o nome que você dará para sua campanha. Além disso, com ele poderá identificá-la no Google Analytics. Dessa forma, todos os parâmetros estão dentro da campanha.

Observe agora como esse termo é incluído em um link:

meusite.com.br/blog/?utm_source=blog&utm_medium=email&utm_content=home&utm_campaign=saude

4. Campaign Term

Certamente, um termo opcional é utilizado para ser possível rastrear palavras-chave específicas quando se está executando campanhas de links patrocinados, como o AdWords.

Veja como o termo aparece no link:

meusite.com.br/blog/?utm_source=blog&utm_medium=email&utm_content=home&utm_campaign=saude&utm_term=consultorio

5. Campaign Content

Esse campo é opcional e serve para ter maior controle de sua campanha. A principal utilidade é ter o conteúdo e links apresentados de forma diferente para verificar qual versão agrada mais o público. Um bom exemplo disso são CTAs de e-mail marketing que apresentam o mesmo texto, mas com uma cor diferente. Nesse caso, a meta é verificar qual cor agrada mais o leitor e o leva à conversão.

Veja como o termo aparece no link:

meusite.com.br/blog/?utm_source=blog&utm_medium=email&utm_content=home&utm_campaign=saude

6. Após preencher esses campos, basta clicar em "Gerar URL".

Otimizar os resultados

Ademais, a partir do sistema de análise escolhido (que dependerá dos objetivos da sua estratégia), seus resultados poderão ser otimizados aumentando o investimento nas campanhas que trazem maior lucro e diminuindo naquelas que não convertem como o desejado. Portanto, nas campanhas com pior desempenho, realize testes para verificar se os resultados serão melhores ou se a campanha deverá ser descontinuada. Para isso, você encontrará relatórios detalhados no Google Analytics de acordo com as metas definidas. Assim, você conseguirá comparar as principais campanhas criadas.

Analisar os resultados

Por fim, após otimizar os resultados, você terá à sua disposição dados importantes para fazer uma análise mais precisa sobre suas campanhas e anúncios. Além disso, terá mais informações sobre seu público-alvo. Elas são importantes para que você consiga aprimorar seus serviços e produtos (aumentando a usabilidade das páginas), além de fornecer um atendimento mais eficiente.

Quando o assunto é SEO, não basta realizar alguma ação acreditando que o resultado cairá do céu. Ao contrário, será necessário monitorar todo o desempenho que as campanhas terão, a fim de fazer as otimizações necessárias para que elas tragam ainda mais resultados. Por isso, utilizar o criador de URL é tão importante. Em suma, com ele você terá mais controle sobre cada campanha e estratégia realizada e saberá melhor onde realizar as mudanças necessárias para otimizar seus resultados.

Gostou desse conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba mais artigos como esse para continuar informado!

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
Buscar por