Blog 8D Hubify

Descubra por que o reels do instagram pode ajudar no engajamento do seu negócio

6 minutos de leitura

Você notou que as estatísticas de engajamento aumentaram depois de postar um Reels do Instagram? Saiba que você não é o único! Afinal, essa prática é fundamental para o seu negócio, caso o seu objetivo esteja em expandir sua marca e a presença online.

Com essa postagem, suas possibilidades de crescer na social media aumentam bastante, pois é possível aparecer em diversas seções do aplicativo. Assim, com mais engajamento, você terá o cenário perfeito para criar estratégias de marketing poderosas no futuro.

Ficou interessado (a) em saber mais? Então, continue a leitura e aproveite!

O que é o Reels do Instagram?

Exemplo de reels do Instagram. Exemplo de reels do Instagram. Exemplo de reels do Instagram.

No início de 2020, o Instagram lançou a ferramenta Reels, devido ao crescimento do TikTok, rede social concorrente.

O Instagram Reels permite que os usuários criem vídeos envolventes e curtos, utilizando um catálogo de músicas e mídias geradas pelos usuários do aplicativo. Eles costumam durar 15 segundos, mas recentemente a nova atualização já permite 30 segundos, e podem ter sons, efeitos e músicas adicionados. 

Para acessá-los, você pode clicar em “Momentos” no centro da barra de navegação principal. Além da página “Explorar”, que reúne contas populares no Instagram, e pode ser a oportunidade perfeita da sua empresa conquistar novos públicos, com ajuda das hashtags bem posicionadas.

De acordo com o Instagram, essas são as ferramentas de edição que podemos esperar encontrar:

  • áudio: pesquise uma música na biblioteca e adicione ao seu vídeo. Você também pode o próprio áudio original;
  • efeitos AR: selecione um dos efeitos em sua galeria criada pelo Instagram, e por criadores do mundo inteiro;
  • cronômetro e contagem regressiva: defina o cronômetro para gravar qualquer um dos seus clipes, com as mãos livres;
  • alinhar: organize os objetos de cenário anterior antes de gravar, para ajudar a criar transições perfeitas;
  • velocidade: escolha entre acelerar ou desacelerar alguma parte do vídeo, ou áudio selecionado.

Quais são os benefícios do Reels do Instagram?

Engajamento

Não poderíamos começar com outro benefício, afinal quem não gosta de um bom engajamento, né? 

Além do Reels ter uma taxa de visualização maior, ele oferece um engajamento natural, sem a necessidade de anúncios pagos, o que oferece mais seguidores e curtidas.

Em alguns exemplos de perfis comerciais, os empresários afirmam que um Reels do Instagram adquire por volta de 300 a 800 curtidas por postagem, enquanto o IGTV e um vídeo no feed obtêm entre 100 até 200 curtidas.

PS: Recentemente, o Instagram afirmou estar realizando testes para oferecer anúncios no Reels.

Alcance

O engajamento médio atual para postagens no Instagram é de menos de 2 a 3%. Digamos que você tenha 1.000 seguidores e poste um vídeo normal no Instagram. Se você tivesse postado aquele vídeo em forma de Reels, provavelmente ele seria visto por uma quantidade maior de usuários que te seguem, já que ele pode aparecer no “Explorar”.

Semelhante a uma postagem do feed, você pode utilizar, no máximo, 30 hashtags e 2.000 caracteres, para escrever um texto envolvente. 

Acima de tudo, o seu Reels do Instagram pode aparecer em diversos feeds de hashtag, pois são permanentes, então a chance do seu conteúdo ser descoberto é bem maior do que um Storie ou post comum.

Compartilhamento rápido

A menos que você seja marcado em um Storie, não é possível compartilhar o conteúdo no seu próprio perfil. Portanto, como criador, o seu alcance é limitado e, como pessoa marcada, você não pode aproveitar o poder desse conteúdo nas outras veiculações disponíveis na plataforma.

Os Reels, por outro lado, oferecem grande funcionalidade de compartilhamento. Como criador, você pode compartilhar o conteúdo em seu Storie e Feed. Além disso, os usuários também podem compartilhar facilmente, permitindo que você alcance públicos mais amplos, com mais rapidez.

PS: vale citar que o Instagram está avaliando a possibilidade de permitir o compartilhamento desse formato também no Facebook!

Dicas práticas para criar um Reels do Instagram

 Exemplo de reels Exemplo de reels. Exemplo de reels.

Aqui, a gente selecionou algumas práticas bem-sucedidas que podem funcionar com o seu negócio!

O áudio faz toda a diferença

Provavelmente não é uma coincidência que os Reels com melhor desempenho sejam os que apresentam uma faixa musical que está bombando. Afinal, a tendência é que essas músicas recebam um alto nível de divulgação, por meio dos “desafios” divertidos que surgem na rede social, o que faz com que as pessoas criem suas próprias versões e “repassem” o áudio.

A razão pela qual o marketing de áudio é tão eficaz é que ele está conectado, da mesma forma que os sons afetam nossas reações. A conexão emocional com o som é algo que a sua empresa não pode ignorar.

Portanto, o uso do som pode não apenas moldar a experiência, mas também o seu comportamento.  

Mais importante ainda, o áudio ajuda a fortalecer a lembrança da marca e criar uma identidade memorável. Dessa forma, as marcas que valorizam essa estratégia, conseguem ter uma identidade memorável!  

Crie conteúdos envolventes

Apesar do aumento de usuários, imagina que você já deve ter se sentido entediado com o feed, alguma vez né? Dessa forma, fica nítido que os criadores precisam desenvolver o seu conteúdo para permanecerem relevantes, o que é fundamental para o sucesso online. 

Os Reels do Instagram não são apenas rápidos, mas quando bem feitos, são cativantes, engraçados e genuinamente agradáveis ​​de assistir. E, embora sejam rápidos de criar, também são rápidos de consumir, ou seja, os seguidores podem conhecer você e sua marca, sem investir muito tempo.

Sabendo disso, publicar conteúdo educacional é um ótimo lugar para começar. Então, forneça aos seus seguidores, algumas dicas que podem ser úteis, de acordo com os seus interesses. 

Faça a demonstração de seus produtos

O Reels é uma grande oportunidade para marcas que buscam aumentar a visibilidade e as vendas da plataforma.

Em outras palavras, você pode divulgar seus produtos ou serviços que estão disponíveis para venda, de forma objetiva. Assim, é possível linkar o material para o seu site, ou até mesmo o Instagram Shopping.

Exiba os produtos com a criatividade que desejar, assim os usuários podem comprar seus produtos direto do vídeo! Se um usuário estiver interessado, ele pode tocar em “Exibir produtos” para saber mais sobre o produto, salvar para mais tarde, ou ir em frente e comprar.

Reels vs. Tiktok

Chegamos a um tópico bastante polêmico, mas necessário. Aqui, você vai conferir as principais diferenças entre as plataformas que estão bombando no mercado!

Em primeiro lugar, enquanto o TikTok permite 150 caracteres, o Reels garante 2.200, ajudando a sua empresa a criar uma copy bem feita e que transmita a mensagem.

Outro ponto importante é que o TikTok mantém as pessoas no aplicativo por um longo tempo, mostrando a elas um fluxo infinito de vídeos, por meio de um algoritmo exclusivo. Mas, depois que os usuários assistem o suficiente, eles abandonam o aplicativo.

O Instagram, por outro lado, oferece vários locais para visualizar o conteúdo. Os usuários podem deixar o feed do Reels, e assistir assistir aos Stories, ou rolar para o feed de notícias, consumindo mais conteúdo na plataforma.

Entretanto, nem tudo são flores, e o Reels oferece métricas mais limitadas, o que pode dificultar o alcance dos seus objetivos. Portanto, se o seu foco está em gerar tráfego e vender mais, talvez essa não seja a melhor escolha. Em vez disso, considere como uma oportunidade de aumentar o reconhecimento da marca e engajamento dos usuários!

Chegamos ao fim deste artigo, e agora eu espero que você consiga colocar tudo em prática na sua estratégia. E para continuar nesse assunto, que tal conferir o nosso artigo sobre posts patrocinados no Instagram?

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por