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Emojis no assunto de e-mail: dicas para melhorar a taxa de abertura

3 minutos de leitura

Seja em trocas de mensagem do WhatsApp, em um tweet, nos comentários do Facebook ou no assunto de um e-mail na sua caixa de entrada. Atualmente, os emojis estão em quase todos os lugares da internet.

Os ícones vêm sendo usados como um reforço de diversão, interação e, até mesmo, atenção para um conteúdo ou informação importante. 

No contexto do e-mail marketing, os emojis podem incrementar o conjunto de estratégias das campanhas, segundo pesquisa da Return Path.

O estudo “Emoji use in e-mail subject lines – a monthly guide to emojis and email”, mapeia o desempenho de campanhas em períodos significativos para o varejo ao longo do ano, comparando as métricas de mensagens cujas linhas de assunto contêm emojis, com aquelas construídas da maneira tradicional, apenas com textos.

Mas, como adicionar emojis nos assuntos de e-mail e qual a importância dessa ação para o e-mail marketing? Continue a leitura e descubra!

O que são emojis?

O termo emoji vem do japonês “e” (imagem) e “moji” (letra). Em outras palavras, o emoji é um símbolo ou pictograma que tem como objetivo demonstrar uma emoção, ou representar um objeto.

Jess Nelson do E-mail Marketing Daily mencionou que “o seu uso em e-mail marketing e marketing móvel aumenta em 775% ano a ano” desde a sua invenção.

Pode parecer muito, mas não é tão surpreendente dada a sua eficiência e sua capacidade de inflar as estatísticas de campanhas de e-mail marketing.

Como surgiram os emojis?

Os emojis surgiram por volta da década de 90, com o criador japonês Shigetaka Kurita, que trabalhava para a NTT DoComo, maior empresa de telefonia celular do país. 

A concepção dos emojis se deu em meio à febre dos pagers e seu crescente consumo pelos adolescentes, que vibraram quando a empresa resolveu colocar um coração para deixar as mensagens de texto mais fofas.

No entanto, entre o coração e as carinhas com múltiplas emoções, correu algum tempo. Isso porque a empresa resolveu abandonar o símbolo para deixar seus dispositivos mais adequados para o público empresarial.

Por que usar emojis nos assuntos de e-mail?

A maioria dos dispositivos mobile, sejam smartphones, tablets ou notebooks, contam com ferramentas e sistemas que permitem a utilização desses ícones durante a escrita ou em plataformas de comunicação em redes sociais

Segundo uma pesquisa realizada pela Experian, multinacional com sede na Irlanda, 56% das empresas que utilizaram o emoji para tornar os assuntos de e-mail mais atrativos alcançaram uma maior taxa de abertura

Sendo assim, alguns setores, como o de marketing digital, têm aplicado as figuras e animações em suas publicações e e-mails para aumentar o número de acessos e promover a sua visibilidade. 

Como usar emojis nos assuntos de e-mail?

Agora que já vimos o que são os emojis, um pouco a respeito da sua história e porquê usá-los em e-mail marketing, chegou o momento de aprender algumas boas práticas para colocar essa estratégia em ação. Acompanhe!

Faça testes com uma pequena audiência 

Comece o uso de emojis em uma pequena amostra do seu mailing. Compare o desempenho enviando para outro grupo mensagens com linhas de assunto tradicionais.

Não cometa exageros 

Evite utilizar vários emojis ao mesmo tempo e fuja daqueles que são amplamente usados, nada de seguir o mesmo rumo que sua concorrência!

Reflita se o emoji faz sentido no contexto do negócio

Por exemplo, um emoji que apresentou alta taxa de leitura no estudo da Return Path pode não ser eficiente em suas campanhas. Para evitar erros, esteja ciente da identidade da marca da sua empresa e tenha cuidado com a utilização de cada emoji. 

Escreva assuntos relevantes 

Há mais de três mil emojis diferentes disponíveis para você escolher. Logo, não existe desculpa para continuar usando o mesmo rosto sorridente em todas as campanhas, combinado?

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para conferir também o artigo “Taxa de entrega de e-mails: entenda o que é entregabilidade e como melhorar a sua”!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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