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Vendarketing: o que é e como minha empresa ganha com isso?

3 minutos de leitura

Você já ouviu falar na palavra vendarketing? Este artigo não apenas explicará o que é essa palavra como também mostrará como ela pode ser vantajosa para o seu negócio.

Algumas pessoas acreditam que o marketing tem por único e exclusivo objetivo: vendas. E, portanto, a fusão de ambos os departamentos. Mas na realidade não se trata disso. As equipes de marketing e vendas têm táticas e estratégias distintas.

Portanto, o vendarketing não se trata apenas de unir dois departamentos. É a união das duas equipes para que elas possam se ajudar mutuamente, possibilitando conquistar melhores resultados em vendas e em marketing. Leia nosso artigo e entenda melhor isso.

O que é Vendarketing?

Simplificando, o vendarketing é o alinhamento entre a equipe de vendas e marketing. Trata-se de juntar as forças de ambos os times por meio de uma comunicação aberta, fluxo de dados bidirecional, e um conjunto compartilhado de entregas. Esta orientação estratégica trabalha a trajetória do comprador desde a sua atração (marketing), a realização da compra (vendas) e o pós-venda (marketing e vendas).

Como é feita essa integração?

A forma mais básica de realizar essa união de forças é por meio de um "Funil de Vendas Vendarketing". Trata-se de cuidar do relacionamento com o cliente desde o começo (atração), conquistar a atenção e audiência dele (Lead), qualificá-lo e entregá-lo para a equipe de vendas (oportunidade) e manter o bom relacionamento para que ele torne a realizar uma nova compra (pós-venda).

Quando a estratégia já está totalmente implementada e madura, a empresa terá a necessidade de criar estruturas a fim de melhorar e simplificar processos:

  • automação do marketing;
  • integração CRM;
  • metas KPI;
  • acordo de nível de serviço (SLA).

Para implementar a estratégia vendarketing, você precisa seguir alguns passos básicos:

  • planejamento: planejar ações de marketing, troca de informações e conversas sobre necessidades da equipe de vendas, metas de receita, orçamentos, recursos e investimentos.
  • gestão de Leads: realizar ações para captação de Leads. Gerir estes leads e segmentá-los. Fazer a nutrição dos Leads para entregá-los qualificados, diminuindo o esforço da equipe de vendas.
  • gerenciamento de dados: possibilitar acesso aos dados dos Leads de maneira clara para ambas as equipes.
  • Medição: decidir quais métricas devem ser usadas para alimentar a fonte de dados. Definir metas e KPI para ambos os times.

Vale ressaltar que se a sua empresa for pequena e ainda não tiver um departamento específico de marketing, o serviço pode ser contratado.

Por que o vendarketing é importante?

Elencamos três razões para você implementar o vendarketing na sua empresa. Confira!

Leads mais qualificados

Com o trabalho integrado, quando o Lead é qualificado ele já está bastante encaminhado para a venda e bem educado. Isso não apenas diminui o esforço do time de vendas, como aumenta as chances de sucesso e conversão.

Ciclo de vendas mais curto

Empresas B2B que praticam o vendarketing veem o crescimento de receita mais rapidamente. Este rápido crescimento pode ser atribuído, em parte, a um ciclo de vendas mais curto. Quando as vendas têm em mãos leads qualificados, há menos esforço para realizar a venda e ela se torna mais rápida.

Melhor custo-benefício

Para essa estratégia, o marketing é orientado para vendas. Seu conteúdo, campanhas e estratégias de canal estão todos alinhados com as necessidades da equipe de vendas. Reconhecimento da marca, retenção e fidelização continuam sendo objetivos importantes para o time de marketing, mas o objetivo principal é trazer retorno financeiro. Esta mudança de prioridades obriga a todos os envolvidos a usarem recursos visando o lucro, cortando os desperdícios e melhorando a lucratividade.

Vendarketing pode ser apenas uma palavra, mas os princípios por trás dela têm profundas implicações para o futuro da estratégia de uma empresa. As empresas que as implementarem têm boas chances de melhorar a lucratividade.

E a sua empresa, como integra o time de vendas e marketing? Já conhecia o vendarketing? Conte para nós nos comentários.

Tainah Escocard
Publicitaria formada pela FAAP e apaixonada por marketing digital, especialista em negociação pela Universidade de Michigan, e Inbound Marketing pela Rock Content. Atualmente é sócia e CBDO da 8D Hubify.
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