Facebook não substitui um site? Entenda o motivo!

Fabio Duran

4 minutos de leitura

Criar uma página no Facebook é a primeira ação de marketing digital de muitos empreendedores. Essa rede social está presente no mundo inteiro e conta com um grande número de usuários. Portanto, é natural que as pessoas criem uma fanpage para divulgar produtos e serviços.

O grande problema é quando as empresas decidem que apenas a página no Facebook é o suficiente. Claro que essa é uma ação importante, mas depender apenas dela é um erro que deve ser evitado.

Quer saber por que você deve criar um site para o seu negócio? Continue a leitura e confira as razões que listamos!

Quais as principais vantagens do site?

Um site é muito mais do que uma página para servir de vitrine. Há inúmeros benefícios que muita gente desconhece. Quando você utiliza todo o seu potencial, consegue atrair clientes, fidelizá-los e gerar mais vendas.

Personalização

A primeira característica que o usuário percebe ao entrar em um website é o layout. Com uma página bem estruturada e um design atraente, você ganhará alguns pontos com os possíveis clientes.

A desvantagem da página no Facebook é que há um limite quando o assunto é personalização. Além da foto de perfil e da imagem de capa, não há muito o que fazer.

O design também é importante para a identidade visual da empresa. Quando é construído um padrão visual, as pessoas já identificam sua marca de longe. As cores e a tipografia são essenciais nessa construção.

Riqueza de conteúdo

Apesar de o Facebook permitir que você alimente sua página com muitos conteúdos, a rede social não é o ambiente ideal para isso. É preciso usar uma linguagem diferente em cada plataforma. Criar artigos informativos, por exemplo, é uma ação que cabe melhor em blogs.

Imagine entrar na página da empresa no facebook e se deparar com enormes blocos de textos. Nada interessante, não é mesmo?

Adicionando um blog a seu site, você pode criar materiais que atraiam a atenção dos usuários e os transformem em clientes. Além disso, essa é uma ótima estratégia para o SEO do endereço. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Destaque nos motores de busca

SEO (Search Engine Optimization) tem como função deixar seu site bem posicionado nos resultados de pesquisa do Google. Quando você digita a palavra-chave, aparecem diversos endereços relacionados àquele termo. Geralmente, os usuários clicam naqueles que aparecem nas primeiras posições.

Pense um pouco. Quantas vezes você já passou da primeira página ao buscar informações no Google?

Para conseguir um bom rankeamento, o site é essencial. Dificilmente você conseguirá que sua página do Facebook fique nas primeiras posições — principalmente se a concorrência for grande.

Por meio de um website também é possível anunciar pelo Google Adwords. Essa ferramenta é a responsável por colocá-lo em destaque, na primeira página, sem muito esforço.

Monitoramento

O Facebook possui um recurso próprio para analisar alguns dados de sua página, mas ele é limitado se compararmos ao Google Analytics.

O Google Analytics é o principal instrumento para monitorar os sites. Com ele, é possível saber o perfil dos usuários e quais os conteúdos mais acessados ou a origem dos visitantes, entre outros itens, de maneira bastante completa.

Esse é um fator crucial no planejamento estratégico da empresa. Dessa forma, suas ações podem ser mais bem direcionadas.

Conversão de clientes

A criação de um site é fundamental em sua estratégia de inbound marketing. Por meio dele, há a possibilidade de atrair pessoas interessadas no assunto, propor soluções para seus problemas e conseguir fechar mais vendas.

Dificilmente você conseguirá que o cliente passe por todas essas etapas com uma página no Facebook. As ferramentas que um website disponibiliza garantem a construção de um relacionamento duradouro. Nesse caso, uma fanpage poderia ser utilizada como um complemento interessante.

Sem contar que o site institucional gera autoridade. Ao visualizá-lo na página de buscas do Google, o usuário supõe que você tem relevância no assunto. Com isso, a marca passará mais confiança.

(clique aqui e descubra por que ter um site é essencial para a sua empresa)

Você é o dono do site

Outro problema de depender exclusivamente de uma fanpage é que você nunca será o dono dela. Mesmo que você a tenha criado, quem manda é a empresa que detém a plataforma (no caso, o Facebook).

A pessoa pode, um dia, se deparar com uma mensagem dizendo que sua página foi excluída por não obedecer aos termos de serviço. Sim, eles podem fazer isso.

Ao comprar um domínio de um site, ele será exclusivamente seu. Desde que não infrinja nenhuma lei, como distribuição de produtos piratas, quem manda no endereço é você.

Como utilizar uma página no Facebook?

Se você chegou até aqui, deve ter entendido por que não é recomendado depender apenas de uma fanpage. Porém, o Facebook pode (e deve) ser utilizado como um excelente complemento em sua estratégia.

Direcione os usuários do Facebook para o site

Quando você postar um conteúdo novo no website, o Facebook é um ótimo meio para comunicar a novidade a seus seguidores. Faça uma chamada atraente e convide-os a acessarem.

Incentive-os a compartilharem seu conteúdo

Se o visitante do seu site se deparar com um conteúdo extremamente relevante, provavelmente ele terá vontade de mostrar para outras pessoas. Com apenas um clique, a rede social permite que você compartilhe materiais diversos.

Utilize o Facebook como um canal de comunicação

Outra vantagem de aliar o Facebook ao site é aproximar o cliente da empresa. Muitas vezes, o usuário quer ter uma conversa rápida e franca. Nesse caso, o e-mail não é tão eficiente. A fanpage servirá melhor para esse propósito.

Faça promoções no Facebook

O Facebook também é o meio ideal para criar concursos e incentivar a participação das pessoas. Essas promoções aumentam as chances de compartilhamento do post e permitem a marcação dos amigos de seus seguidores. Sendo assim, mais usuários conhecerão sua empresa.

Mesmo que não seja indicado abandonar sua fanpage, criar um site é a melhor opção para conseguir mais visibilidade e conquistar mais clientes. Com uma boa estratégia de marketing digital, você sentirá a diferença. Agora, cuidado com os site de graça e tenha em mente que o site da sua empresa precisa ser responsivo, adaptando-se adaptando-se as telas de smartphone e tablets.

Ter uma página no Facebook possui suas vantagens, principalmente relacionadas à comunicação da marca. Essa opção, porém, nunca substituirá um site.

Gostou do artigo de hoje? Não deixe de assinar a nossa newsletter e ter acesso a mais conteúdos como este!

Posts Relacionados