Google Meu Negócio: o guia para dominar esse recurso!

Isabella Villar

Graduanda em Marketing na Fatec Sebrae, é fascinada pela versatilidade da área. Faz parte do time de Inbound Marketing da Hubify e atua como Revisora de Conteúdo.

8 minutos de leitura

Como esforço para ganhar mais visibilidade no maior buscador da internet, o Google Meu Negócio surge como aliado para as empresas.

Quando um consumidor pesquisa pela empresa no Google, é preciso oferecer todas as informações necessárias para visitar, fazer uma compra ou entrar em contato com sua empresa.

Sendo assim, esse recurso permite que você apareça nos principais resultados da pesquisa, quando as pessoas estiverem procurando na internet. E o melhor é que ele é gratuito, tornando essa ferramenta de marketing acessível para pequenas e grandes empresas. Continue a leitura para saber mais!

O que é o Google Meu Negócio?

Em primeiro lugar, o Google Meu Negócio  é um aplicativo da web gratuito, que permite divulgar o perfil de sua empresa na Pesquisa do Google e no Google Maps.

Com o Google Meu Negócio, os proprietários podem se conectar com seus usuários, atualizar o perfil de sua empresa e ver como seus clientes estão interagindo com sua empresa.

Dessa forma, quando as pessoas pesquisam a sua marca no Google, se você tiver um perfil no Google Meu Negócio, a sua empresa também aparecerá ao lado dos resultados de pesquisa e listas de mapas.

Criar um perfil de empresa é o mesmo que adicionar um local ao Google Maps, algo que qualquer pessoa pode fazer. Tudo o que o Google exige é o nome, localização e categoria da empresa. Assim que o Google confirmar que não é uma duplicata, eles criarão o perfil da empresa para esse local. Ele será público para receber comentários, fotos e perguntas!

Os perfis de negócios na Pesquisa do Google são assim:

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Os perfis de negócios no Google Maps são assim:

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Os benefícios do Google meu negócio

Manter os clientes informados

Em primeiro lugar, é fundamental manter os seus clientes cientes sobre a sua empresa, não deixe eles adivinharem os detalhes importantes em sites como Yelp, TripAdvisor, entre outros. 

Sendo assim, a ficha do Google Meu Negócio inclui informações de contato, horário de funcionamento e outros detalhes essenciais. Você pode postar atualizações para compartilhar os serviços expandidos, temporariamente fechados ou totalmente reabertos (um recurso especialmente útil durante situações de emergência como o COVID-19).

A desinformação pode levar a experiências ruins para o cliente e oportunidades perdidas. Imagine a decepção que um cliente sente quando vai até sua loja e descobre que ela está fechada. Ou talvez você esteja aberto, mas um cliente em potencial escolheu um concorrente porque não tinha certeza.

Melhorar o SEO local

O recurso SERP (Search Engine Results Page) mostra um mapa e exibe os locais relacionados a uma pesquisa, bem como uma lista de 3 empresas principais com nome, endereço e número de telefone. Tudo isso é fundamental no SEO local!

Portanto, um perfil no Google Meu Negócio vai te ajudar no SEO orgânico, além de aumentar sua autoridade online. Então, ficará mais fácil para sua empresa aparecer nos primeiros três resultados da pesquisa.

Mesmo se você já tiver uma presença na web, uma conta comercial do Google garante que você obtenha os melhores resultados. Isso acontece, pois as contas também fornecem acesso a análises, permitindo que você ajuste suas estratégias de publicidade paga e orgânica.

Mais visibilidade no Google Maps

Se você dirige uma empresa que depende de localização, como um dentista ou oficina de automóveis, a visibilidade no Google Maps é muito importante, porque os consumidores tendem a circular em torno de locais mais próximos.

Se você tiver uma conta do Google Meu Negócio verificada, as suas chances de aparecer no topo do Google Maps serão maiores, em pesquisas feitas por pessoas nas proximidades.

Além de ser um mapa online, o Google Maps melhorou muito ao longo dos anos. Com ele, é possível criar itinerários, salvar locais, avaliar lojas, ter visualizações por meio de fotos compartilhadas pelo usuário e visualizações de satélite.

Esteja você procurando tráfego de pedestres ou da web, o Google é o referência nas pesquisas. Assim, uma conta do Google Meu Negócio garante que, quando alguém procurar sua empresa na Pesquisa e no Google Maps, seja fácil te encontrar. Assim, vai aparecer uma lista sobre onde e como visitar a sua loja, seja com endereço na web ou físico.

Conquistar a confiança do consumidor

Ter boas críticas e depoimentos são pontos cruciais para estabelecer a confiança de seus clientes em potencial. Quando a sua empresa está listada no Google Meu Negócio, os comentários se tornam um espaço disponível para seus clientes deixarem suas experiências.

Nesse sentido, os consumidores preferem confiar em depoimentos exibidos em plataformas neutras como o Google Meu Negócio, em vez de depoimentos exibidos em seu site.

Ao mesmo tempo, nem sempre os comentários serão positivos, então nesse caso é importante responder os comentários e resolver os problemas, qualquer feedback será bem-vindo.

Dessa forma, os seus clientes em potencial terão uma melhor impressão de sua empresa, além de uma expectativa mais realista quando vierem até você.

Um perfil do Google Meu Negócio confere credibilidade a sua empresa. Precisa de provas? Os usuários têm 70% mais probabilidade de visitar empresas com um perfil do Google Meu Negócio, segundo o Hootsuit.

Também vale ressaltar que segundo um pesquisa da Think With Google, 88% dos consumidores confiam nas avaliações online, tanto quanto nas recomendações pessoais.

Aumentar sua classificação nos resultados de pesquisa

Em um site extenso como o Google, você deseja garantir que sua empresa não se perca em uma longa lista de resultados de pesquisa. Quando você fica mais visível no Google, mais chances de ser notado por pessoas que pesquisam produtos ou serviços no seu setor.

O Google deseja fornecer aos usuários a melhor experiência online e offline, e é por isso que tenta entregar os resultados de pesquisa mais relevantes. 

Se você deseja maximizar a sua classificação nos resultados de pesquisa, o que pode levar a mais cliques em seu perfil do Google Meu Negócio, bem como mais visitas e ligações para sua empresa, é preciso otimiza o seu perfil.

Por quê? O Google favorece os perfis do Google Meu Negócio com mais informações e mais engajamento do usuário. Com uma visão completa da sua empresa, como horário, localização e serviços, o Google pode garantir que ela seja relevante para uma pesquisa e classificá-la como tal.

Os principais diferenciais do Google Meu Negócio

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Solicite um orçamento

Essa funcionalidade estende o alcance de uma empresa a seus clientes e responde antes dos seus concorrentes.

Em vez dos usuários passarem por diferentes aplicativos de bate-papo, e-mails ou chamadas para falar com proprietários de empresas, eles podem simplesmente se conectar com a empresa, por meio de resultados de pesquisa na página imediatamente.

Quando o usuário enviar as mensagens e a solicitação por meio de “Solicitar um orçamento”, a empresa receberá a mensagem via aplicativo Google Meu Negócio para dispositivos móveis.

Portanto, se você administra uma empresa sozinho(a), esse recurso pode ser bastante útil, já que é possível lidar com a solicitação específica, de forma imediata, por meio do aplicativo Google Meu Negócio para dispositivos móveis.

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Faça uma pergunta

Os clientes podem esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter em relação ao seu negócio, com essa função. Esse é um motivo importante pelo qual você deveria apostar no Google Meu Negócio, pois ele oferece a oportunidade de interagir diretamente com os usuários.

Geralmente, as perguntas feitas são muito específicas, então, respondê-las pode levar a uma nova venda ou conquistar um novo cliente. Aqui, vale a pena reunir os comentários do Google, pois isso incluirá respostas a possíveis perguntas que os futuros clientes possam fazer.

Listagens de produtos

O Google Meu Negócio oferece um recurso de compras, onde seus produtos podem ser divulgados, para direcionar os usuários até a página na qual os itens são vendidos. Então, se o cliente quiser saber mais detalhes sobre aquele produto, ele pode descobrir por meio desse link.

Em seguida, não se esqueça de continuar com conteúdo e postagens de boa qualidade, para manter esse usuário engajado no site, quando ele acessar o link, assim você amplia seu tráfego orgânico.

Isso gera confiança, credibilidade e consistência, o que eventualmente leva a referências e leads de maior qualidade!

Como configurar o Google Meu Negócio

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Agora que você já conhece essa ferramenta e seus benefícios, chegou o momento de conferir o passo a passo para criar o seu perfil no Google Meu Negócio. Aproveite!

1º passo: faça login no Google Meu Negócio

Vá para www.google.com/business para fazer login. Você pode fazer login com uma conta do Google pré-existente ou criar uma nova. Se você já estiver conectado, pule para a próxima etapa.

Dica: certifique-se de se inscrever com seu domínio de e-mail comercial.

2º passo: adicione sua empresa

Insira o nome da sua empresa. Se não aparecer no menu suspenso, clique em Adicionar sua empresa ao Google. Em seguida, selecione a categoria apropriada para o seu negócio.

3º passo: insira sua localização

Se você tiver um local físico que os clientes podem visitar, selecione Sim. Em seguida, adicione seu endereço. Você também pode ser solicitado a posicionar um marcador para o local em um mapa. Se sua empresa não tem um local que os clientes possam visitar, mas oferece um serviço ou entrega, você pode listar sua área de serviço.

4º passo: preencha suas informações de contato

Insira o número de telefone da sua empresa e o endereço do site para que os clientes possam entrar em contato com você. Se você usar uma página do Facebook em vez de um site, poderá adicioná-la.

5º passo: Conclua e gerencie sua listagem

Marque Sim se deseja receber atualizações e notificações. Em seguida, clique em Concluir. Em seguida, você será solicitado a verificar sua empresa.

OBS: se você precisar fechar sazonalmente ou temporariamente, marque sua empresa como temporariamente fechada. Isso garante que os clientes estejam atualizados sem afetar sua classificação de pesquisa local.

Confira como marcar a sua empresa como temporariamente fechada:

  • faça login no Google Meu Negócio;
  • clique em Informações no menu esquerdo;
  • procure a seção “Fechar esta empresa no Google” à direita;
  • clique em “Marcar como temporariamente fechado”.

Dicas práticas para obter melhores resultados

Destaque com fotos

Ajude as pessoas a verem do que se trata o seu negócio. Ao criar seu perfil do Google Meu Negócio, você poderá adicionar um logotipo e uma foto de capa, da mesma forma que faria no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn ou Pinterest. Sem essas imagens, será mais difícil para as pessoas reconhecerem a sua marca online.

Além disso, mostre sua localização, produtos ou trabalhos manuais com fotos adicionais. Afinal, de acordo com o Google, empresas com fotos recebem 42% mais solicitações, e 35% mais cliques em seus sites!

Publique notícias, atualizações e ofertas especiais

As informações no seu perfil do Google Meu Negócio, como seu endereço, horário de funcionamento e dados de contato, devem estar sempre corretas e atualizadas. 

Você também pode criar postagens para atualizar os clientes sobre atualizações, novos produtos, ofertas e eventos. Dependendo do seu objetivo, essas postagens podem manter seu perfil atualizado, impulsionar as vendas e incentivar as visitas a sua vitrine física ou digital.

Adicione recursos e atributos especiais

Os recursos especiais estão disponíveis para contas comerciais do Google, dependendo da categoria escolhida.

Aqui está um resumo dos recursos específicos da categoria disponíveis:

  • os hotéis podem exibir classificações de classe e listar comodidades oferecidas;
  • restaurantes e bares podem fazer upload de menus, mostrar pratos populares e adicionar um link para pedidos e reservas online;
  • empresas orientadas a serviços podem exibir menus de serviço e adicionar um botão de reserva;
  • as pequenas e médias empresas podem adicionar catálogos de produtos.

Você também pode adicionar atributos factuais ao seu perfil para compartilhar mais informações com as quais seus clientes possam se interessar. Se você tem uma loja ou restaurante, pode compartilhar que é acessível para cadeiras de rodas, oferece Wi-Fi gratuito ou mesas ao ar livre. Você pode até compartilhar se sua empresa for dirigida por mulheres.

Incentive os clientes a deixarem comentários

As pessoas confiam mais nas outras pessoas do que nos negócios. Uma boa avaliação pode ser o fator decisivo que coloca os clientes em potencial a seu favor. Dessa forma, as avaliações também melhoram sua classificação no Google.

A melhor hora para pedir uma avaliação é depois de fornecer uma ótima experiência. Seja na loja física ou online, então, considere compartilhar um cartão ou recibo eletrônico que pede revisão.  

Espero que tenha gostado deste post e que agora fique mais fácil para sua empresa utilizar o Google Meu Negócio! Para saber mais, que tal ler o nosso artigo sobre geolocalização?

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