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Botão de WhatsApp no site: por que e como usar?

8 minutos de leitura

De aplicativo de troca de mensagens instantâneas a ferramentas de relacionamento com os clientes, atualmente, é possível encontrar um botão do WhatsApp em sites, blogs e até mesmo lojas online.

Vale ressaltar que alguns clientes já esperam que essa comodidade esteja disponível para facilitar o processo de comunicação com a empresa.

Parte do sucesso dessa ferramenta é a sua capacidade de se adequar a realidade comercial dos negócios e servir como um canal de vendas ágil, eficiente e prático.

Portanto, vamos explorar o assunto detalhadamente e explicar como esse recurso afeta a experiência do consumidor. Continue a leitura!

Como surgiu o WhatsApp Business?

Um modelo de comunicação voltado para as empresas começou a ser planejado desde que o aplicativo se tornou um dos favoritos entre os usuários.

Para se ter ideia, conforme levantamento divulgado na Folha de São Paulo, 92% da população do país utiliza o recurso. Isso dá, aproximadamente, 197,8 milhões de pessoas. 

Devido a esse desempenho, ficou evidente que fazia sentido investir para que o app continuasse a crescer. Como resultado, as primeiras contas corporativas começaram a ser disponibilizadas em 2018. Esse módulo recebeu o nome de WhatsApp Business.

Assim como a versão convencional, é gratuito. Inicialmente, era voltado para pequenos empreendimentos, com o intuito de melhorar e agilizar o atendimento aos clientes.

Contudo, as empresas de grande porte também passaram a aproveitá-lo, transformando-o em um recurso fundamental para vendas e atendimento, sendo uma estratégia eficaz, uma vez que é de fácil manejo e baixo custo.

Qual é a importância do WhatsApp para as empresas?

Um negócio cresce quando consegue alcançar um público maior e, consequentemente, aumentar a receita. Esse é o aspecto no qual o botão do WhatsApp no site atua como aliado.

Em primeiro lugar, cria potenciais conexões que não estão limitadas pelo fator geográfico. Atualmente, muitos negócios são 100% baseados na internet ou mesclam lojas físicas com o atendimento virtual.

Portanto, não há limitações para o cliente com interesse em adquirir os produtos, podendo recebê-los com agilidade em casa.

Em segundo lugar, não podemos deixar de mencionar a prontidão do atendimento. Essa é uma expectativa do público que deseja conhecer mais sobre os produtos, esclarecer dúvidas e fazer a compra em poucos minutos.

Em terceiro lugar, há a possibilidade da empresa investir em ações de marketing, como é o caso da estratégia conversacional, direcionadas, por exemplo, para os consumidores que entram em contato pelo botão do WhatsApp.

Isso permite que ela construa e trabalhe a manutenção do relacionamento com eles, assim como o posicionamento da marca.

Por fim, para que a comunicação aconteça, o aplicativo está cada vez mais seguro com relação à:

  • transmissão de informações;
  • acesso aos contatos;
  • obtenção de autorizações.

Quais são as vantagens do WhatsApp nas empresas?

Como a maioria dos gestores já entendem o valor da automação das atividades, nunca foi tão simples e acessível transformar as ferramentas de gestão de relacionamento com os clientes.

Com isso, esse investimento é visto de maneira positiva, com potencial para tornar a empresa moderna e capaz de superar a concorrência.

Por isso, aproveitamos esse espaço para abordar de que forma a integração com a inserção do botão de WhatsApp no site pode ser um diferencial. Confira!

Possibilita o uso de chatbots

A utilização de botões com chatbots é uma das formas mais eficazes de prestar um atendimento imediato para solicitações simples. A partir desse canal, é possível consultar as respostas para as dúvidas fáceis de serem resolvidas.

Para as demandas de maior complexidade, o próprio fluxo pode direcionar o cliente para a área que necessita, como suporte, vendas ou reclamações. A partir daí, entra em cena um atendente que o auxilia com base nas informações fornecidas previamente.

Permite a criação de catálogo de produtos

Muitas vezes, o cliente tem interesse em conhecer detalhes que influenciam a sua decisão de compra. O preço dos produtos ou serviços, por exemplo, é um desses fatores.

Assim, a empresa pode disponibilizar essas informações pelo WhatsApp, com o intuito de motivar um contato para fechar a venda, conforme as condições desejadas pelo consumidor.

Facilita a programação de mensagens rápidas

Com esse recurso, é possível:

  • programar saudações;
  • apresentar a marca;
  • informar o horário de atendimento;
  • confirmar o recebimento do contato.

Dessa forma, fica fácil agilizar a comunicação e engajar o potencial cliente desde o primeiro momento.

Quais estratégias podem ser adotadas na utilização do WhatsApp em sites?

Além da inserção do botão do WhatsApp na sua página, você pode investir em outras estratégias para aproveitar ao máximo o uso do aplicativo. Veja algumas delas!

Apostar na integração de formulário pop-up

Produzir janelas pop-up que aparecem durante a navegação do cliente no site auxilia a alertá-los sobre o recurso do botão disponível, promover a novidade e estimular o acesso a ela.

Essas janelas também podem ter formulários desenvolvidos. Isso servirá para captar informações do seu lead, como telefone e interesse em ser contatado pela empresa, motivado, por exemplo, por ofertas e propostas de negócio.

Usar API do WhatsApp Business

O API do WhatsApp Business é uma plataforma desenvolvida pelo aplicativo para facilitar a gestão da empresa sobre os contatos recebidos.

Além disso, torna-se útil quando a companhia investe no aplicativo como o principal meio de comunicação com o público, aumentando o volume de interações diárias e simultâneas.

Portanto, com a plataforma, você consegue adaptar sua conta para esse cenário e facilitar o trabalho dos colaboradores.

Utilizar QR code e/ou widget personalizado

Além do que foi dito, você pode personalizar o widget do botão do WhatsApp. A ideia é não apenas customizar a forma como ele é apresentado no site, mas também torná-lo adaptável a momentos essenciais, visando a atenção dos usuários. Por exemplo, é possível diferenciá-lo em:

  • datas comemorativas;
  • festejos populares;
  • períodos de grande liquidação.

Outra sugestão é inserir um QR code que já direcione o usuário diretamente para um chat de atendimento, como o caso de ser uma reclamação, queixa ou problema com uma compra feita.

Em situações assim, esse tipo de recurso ágil e resolutivo é fundamental. Isso porque ele ajuda a reverter a imagem negativa que o consumidor possa ter da marca.

Como colocar o botão do WhatsApp no site?

Não é preciso conhecer sobre desenvolvimento de sites para disponibilizar o botão do WhatsApp no seu site, blog ou e-commerce.

Interações rápidas são a palavra-chave quando pensamos nessa ferramenta. Portanto, sua inclusão também pode fazer parte de uma estratégia de vendas completa.

Para colocar o botão do WhatsApp no site, é possível usar alguns serviços que são conhecidos no mercado pela sua eficácia e confiabilidade. Abaixo, listamos alguns deles. Confira!

HubSpot

Com o lançamento da ferramenta HubSpot + WhatsApp garantiu uma integração eficiente. Como outros recursos já conhecidos pelos profissionais de marketing, essa ferramenta foca na personalização.

Os usuários podem criar modelos de mensagens conforme o perfil de cliente. Além disso, é possível manter o histórico de todas as conversas, que podem ser usadas para recuperar informações relevantes para ajudar no processo de negociação.

A automação dessa atividade também recebe outro destaque. Trata-se da criação de uma lista de contatos que mantém um registro completo sobre os seus leads, em que o sistema envia notificações quando recebe novas mensagens e usa cada novo contato para abastecer o CRM.

RD Station

No RD Station, existe a extensão gratuita WhatStation. Sua proposta é integrar as funcionalidades do módulo de CRM da empresa no próprio WhatsApp Web, a versão para desktop do aplicativo. A ideia é ganhar agilidade e prestar um atendimento que possibilite a conversão.

Assim, esse recurso oferece:

  • possibilidade de criar mensagens personalizadas;
  • ampliação da capacidade de atendimento da equipe de vendas;
  • salvamento do histórico de conversas e anotações no CRM;
  • geração de negociações sempre que um novo contato enviar mensagem;
  • sinalização conforme cliente avança no funil de vendas.

Quais os principais cuidados necessários com a ferramenta?

Além de ter plataformas que auxiliam na implementação do botão do WhatsApp, é essencial pensar nos cuidados com o uso dessa ferramenta. Confira a seguir alguns deles:

Contar com empresas especializadas

Conte com empresas especializadas para a gestão da sua conta no aplicativo. Isso será útil para aperfeiçoar o atendimento oferecido, além da personalização do botão do WhatsApp no seu site.

Vale ressaltar também:

  • adequação do planejamento e da execução de ações de marketing para o público;
  • adoção, o monitoramento e avaliação das estratégias de atração e conversão de leads.

Seguir os protocolos e termos do WhatsApp API

Atente-se às regras do WhatsApp API para garantir um atendimento efetivo e consonante com as premissas do app.

É crucial para que a conduta de comunicação da empresa não seja enquadrada como invasiva ou spam. Afinal, nesse cenário, seu negócio pode ser penalizado com a descontinuidade do serviço.

Outros pontos de atenção são a proteção de informações pessoais cedidas pelos clientes e a adequação da conta às boas práticas do WhatsApp, como:

  • tolerância zero ao compartilhamento de mensagens discriminatórias;
  • violação das leis locais;
  • conteúdo vulgar.

Pensar na otimização e experiência do usuário

Por fim, leve em conta medidas que otimizem a comunicação com o cliente. Melhorando, assim, a experiência do usuário. É o caso de atendimento em horário comercial estendido, feriados e fim de semana.

Outras possibilidades são as ofertas promocionais para quem acessa o botão do WhatsApp, como:

  • possibilidade de compra online pelo app e retirada em loja física;
  • descontos exclusivos;
  • informação em tempo real de entrega de produtos.

Ou seja, são medidas que contribuem para construir uma boa imagem da empresa junto ao público e aumentar as vendas.

Como mencionado, os sistemas apresentados otimizam o processo comercial e podem se tornar um dos principais geradores de receita para seu negócio. Portanto, colocar o botão do WhatsApp no site é apenas o primeiro passo na conquista de resultados significativos.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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