Botão de WhatsApp no site: por que e como usar?

Ingrid Garcez

Ingrid Garcez

Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da Hubify.

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De aplicativo de troca de mensagens instantâneas a ferramenta de relacionamento com os clientes. Hoje, é possível encontrar um botão de WhatsApp no site, em blogs e, até mesmo, lojas online. Inclusive, alguns clientes já esperam que essa comodidade esteja disponível para facilitar o processo de comunicação com a empresa.

Parte do sucesso dessa ferramenta é a sua capacidade de se adequar a realidade comercial das empresas e servir como um canal de vendas ágil, eficiente e prático. Portanto, queremos explorar esse assunto detalhadamente e explicar como esse recurso afeta a experiência do consumidor.

Como surgiu o WhatsApp Business?

Um modelo de comunicação voltado para as empresas começou a ser planejado desde que o aplicativo se tornou um dos favoritos dos usuários. Atualmente, o WhatsApp acumula o impressionante número de 2 bilhões de usuários no mundo e cerca de 120 milhões apenas no Brasil.

Como se encontra no topo do ranking dos aplicativos de mensagens, ficou evidente que fazia sentido investir para que esse caso de sucesso continuasse a crescer. Como resultado, as primeiras contas corporativas começaram a ser disponibilizadas em 2018.

Esse módulo recebeu o nome de WhatsApp Business e, como a versão convencional, é completamente gratuito. Inicialmente, esse serviço era bastante indicado para pequenos empreendimentos com o intuito de melhorar o atendimento aos clientes.

Contudo, esse canal está cada vez mais presente em empresas de todos os portes e ramos de atuação. Esse recurso é muito acessível, e o retorno conquistado revela o valor da sua utilização na estratégia de relacionamento com os clientes.

Qual é a importância do WhatsApp para as empresas?

Um negócio cresce quando consegue alcançar um público maior e, consequentemente, aumentar as vendas. Esse é exatamente o aspecto no qual o botão de WhatsApp no site atua como aliado.

Em primeiro lugar, cria potenciais conexões que não estão limitadas pelo fator geográfico. Atualmente, muitos negócios são 100% baseados na internet ou mesclam lojas físicas com o atendimento online. Assim, não há limitações para o cliente com interesse em adquirir os produtos, podendo recebê-los com agilidade em casa.

Em segundo lugar, não podemos deixar de mencionar a prontidão do atendimento. Essa é uma expectativa dos clientes que desejam conhecer mais sobre os produtos, esclarecer dúvidas e fazer a compra em poucos minutos. Assim, as empresas que usam o WhatsApp Business contam com a capacidade de suprir essa demanda.

Por fim, o aplicativo está cada vez mais seguro com relação à transmissão de informações, o acesso aos contatos e a obtenção de autorizações para que a comunicação possa acontecer. Isso resulta em uma experiência satisfatória e transparente para ambas as partes.

Quais são as vantagens do WhatsApp nas empresas?

Como a maioria dos gestores já entendem o valor da automação das atividades, nunca foi tão simples e acessível transformar as ferramentas de gestão de relacionamento com os clientes. Com isso, esse investimento é visto de maneira positiva, com potencial para tornar a empresa mais moderna e capaz de superar a concorrência.

Por isso, aproveitamos esse espaço para abordar de que forma a integração com a inserção do botão de WhatsApp no site pode ser um diferencial. Confira!

Possibilita o uso de chatbots

O desenvolvimento de chatbots é uma das formas mais eficazes de prestar um atendimento imediato para solicitações simples. A partir desse canal, é possível consultar as respostas para as dúvidas mais simples. Para as demandas de maior complexidade, o próprio fluxo do chatbot pode direcionar o cliente para a área, que é capaz de prestar o atendimento com base nas informações fornecidas previamente.

Permite a criação de catálogo de produtos

Muitas vezes, o cliente tem interesse em conhecer detalhes que influenciam a sua decisão de compra. O preço dos produtos ou serviços, por exemplo, é um desses fatores. Assim, a empresa pode disponibilizar essas informações pelo WhatsApp, com o intuito de motivar um contato para fechar a venda, de acordo com as condições desejadas pelo consumidor.

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Facilita a programação de mensagens rápidas

Com esse recurso, é possível programar saudações, apresentar a marca, informar o horário de atendimento ou apenas confirmar o recebimento do contato. Dessa forma, fica mais fácil agilizar a comunicação e engajar o potencial cliente desde o primeiro momento.

Como colocar botão de WhatsApp no site?

Sim, é possível usar esse recurso no seu site, nas redes sociais e na loja online. E o mais importante: não é preciso conhecer sobre desenvolvimento de sites para disponibilizar esse canal de comunicação.

Interações rápidas são a palavra-chave quando pensamos nessa ferramenta, portanto, a sua inclusão também pode fazer parte de uma estratégia de vendas completa. Para colocar botão de WhatsApp no site, é possível usar alguns serviços que são amplamente conhecidos no mercado pela sua qualidade e confiabilidade.

HubSpot

Com o lançamento da ferramenta HubSpot + WhatsApp, a HubSpot introduziu a sua integração com o aplicativo de mensagens. Como outros recursos já conhecidos pelos profissionais de marketing, essa ferramenta foca na personalização.

Os usuários podem criar modelos de mensagens de acordo com o perfil de cliente. Além disso, é possível manter o histórico de todas as conversas, que podem ser usadas para recuperar informações relevantes para ajudar no processo de negociação.

A automação dessa atividade também recebe destaque com a criação de uma lista de contatos que mantém um registro completo sobre os leads. Adicionalmente, o sistema envia notificações quando recebe novas mensagens e usa cada novo contato para abastecer o CRM.

ActiveCampaign

A proposta da empresa ActiveCampaign é construir relacionamentos duradouros e, ao mesmo tempo, rentáveis. Para atingir esse resultado, há um grande foco no estabelecimento de uma conexão com os bilhões de usuários do WhatsApp.

A forma como essa integração acontece é por meio de um mecanismo de pareamento com as soluções de comunicação já desenvolvidas pela empresa. A principal delas é o chat que busca oferecer uma experiência única e marcante, que resulta na conversão de vendas.

Na prática, existe um cuidado em entender como as mensagens serão recebidas por potenciais clientes. Por isso, o sistema oferece uma visão mais dinâmica, o que permite enviar a mensagem para o cliente no momento certo.

Além disso, o WhatsApp não se restringe somente ao marketing. O canal de suporte serve justamente para esclarecer dúvidas e solucionar problemas. Com isso, se torna mais simples superar eventuais preocupações do cliente e avançar para a etapa de fechamento da venda.

RD Station

No RD Station, nós temos a extensão gratuita WhatStation. A sua proposta é integrar as funcionalidades do módulo de CRM da empresa no próprio WhatsApp Web, a versão para desktop do aplicativo.

A ideia é ganhar agilidade e prestar um atendimento que possibilite a conversão. Assim, esse recurso oferece:

  • a possibilidade de criar mensagens personalizadas;
  • a ampliação da capacidade de atendimento da equipe de vendas;
  • o salvamento do histórico de conversas e anotações no CRM;
  • a geração de negociações sempre que um novo contato enviar mensagem;
  • a sinalização conforme  cliente avança no funil de vendas.

Todos esses sistemas ajudam a otimizar o processo comercial e podem se tornar um dos principais geradores de receita para o negócio. De acordo com a nossa experiência, colocar o botão de WhatsApp no site é apenas o primeiro passo na conquista de resultados mais significativos.

Se esse artigo foi o seu primeiro contato com a versão para negócios do WhatsApp, você pode explorar esse assunto no nosso blog. Acesse o conteúdo que postamos sobre como usar o Whatsapp Business corretamente.

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